Foto: By Vesi_127/Getty Images
Quebrar o terceiro pino das tomadas estraga o PC? Descubra
Foto: Reprodução/Freepik/rawpixel.com

O padrão de tomada de três pinos é "odiado" por alguns brasileiros. Além de reforçar a segurança, o principal objetivo da tecnologia é unificar os diversos formatos existentes de tomadas.

Foto: TechTudo

O terceiro pino nos plugs atrapalha a conexão de aparelhos com tomadas antigas de apenas dois conectores. Por isso, as pessoas costumam adotar a gambiarra de quebrar o terceiro pino.

Foto: TechTudo

Quer descobrir se quebrar o terceiro pino das tomadas estraga o PC? Nos stories a seguir, o TechTudo traz perguntas e respostas sobre o assunto!

Foto: Reprodução/Unsplash/Kelly Sikkema

1. Como é a segurança da prática?

Para garantir sua segurança, verifique se o seu prédio ou casa e, principalmente, a tomada em que o aparelho será ligado têm sistema de aterramento instalado. É por esse caminho que o excesso de energia será dissipado no solo.

Foto: Reprodução/Unsplash/Claudio Schwarz

2. Para que serve o terceiro pino?

O Pino Terra isola cargas que não são usadas pelo PC e podem danificá-lo. Sem ele, caso haja variação na rede elétrica, como raios, aparelhos sem aterramento não têm como escoar a carga extra e há risco de choque ou queima de componentes.

Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

3. Quebrar o terceiro pino danifica o PC?

Não, mas o PC ficará exposto a variações de cargas. Mesmo com o estabilizador, é essencial manter a tomada de três pinos na parede, a fim de diminuir a chance de curtos e choques. É recomendável que você não corte o Pino Terra.

Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Já sabia da curiosidade?

Tomada inteligente: sete modelos com Wi-Fi para comprar

VEJA TAMBÉM: