The 39 Clues

The 39 Clues

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Baixe The 39 Clues e colete todas as pistas para desvendar um mistério

Vitor Adler
por Vitor Adler em 20/02/2014 10h27

O The 39 Clues é um jogo investigativo para browser baseado na série de livros de mesmo nome, publicada pela Scholastic. Ele narra a história dos irmãos Dan e Amy Cahill, que se encontram no meio de uma aventura em busca das 39 pistas deixadas por sua avó, Grace, em seu testamento. O pretexto é que "aquele que encontrar todas as pistas será a pessoa mais poderosa e influente do planeta".

Trata-se de um game no estilo point and click, no qual o jogador deve procurar pelas pistas que compõem a trama dos livros. Entretanto, a investigação pode ser um pouco mais complexa do que o usuário imagina, já que, para encontrar as pistas, é necessário viajar, fazer perguntas e raciocinar e interagir com NPC’s.

Os diálogos com os NPC’s são interativos e possuem diversas opções que, quase sempre, têm alguma relevância para a solução dos mistérios (ao invés de um menu com opções aleatórias em que uma delas sempre é a correta). Obviamente que, quanto mais poder de dedução do usuário, maior será a sua facilidade de encontrar novas pistas sem precisas entrar em tantos diálogos.

O software também apresenta um forte contexto histórico, inserindo fatos históricos reais em sua trama (como o Titanic, que aparece na primeira aventura). Dessa forma, o player também tem acesso a diversas curiosidades sobre esses fatos enquanto joga.

Além disso, o game é complementar à história dos livros e cria uma experiência bastante interativa para qualquer um que goste da série The 39 Clues. Acesse já e divirta-se!

Nossa opinião

The 39 Clues é um jogo no estilo point and click que lembra bastante o clássico Carmen Sandiego, no quesito “viaje pelo mundo atrás de pistas” que o game introduz. Só que há a vantagem de ser uma versão moderna e com bastante contexto histórico de um software de investigação.

A jogabilidade é simples, já que se resume a selecionar as opções na tela ou simplesmente procurar alguma coisa no cenário e, para isso, basta utilizar o mouse e nada além disso. O resto do gameplay é basicamente leitura e dedução, enquanto diversos cenários, itens e personagens interagem com o jogador (que deve utilizar todos os detalhes para encontrar as pistas). Nenhuma grande novidade por aqui.

O visual também não é lá essas coisas. Grande parte do cenário é estática e, dependendo das ações do usuário, alguns de seus elementos podem mudar de forma (como uma porta que estava fechada e passa a ficar aberta depois de selecionar uma opção, por exemplo). Dessa maneira, ele exibe um pouco de interatividade – ainda que em um nível um tanto quanto arcaico.

O jogo pode parecer um tanto parado, mas isso se deve ao fato de que a experiência de gameplay é complementar à série de livros – ou seja, deve ser muito mais interessante para pessoas que gostam da série e acompanham as aventuras da família Cahill. Por isso, é recomendável que o usuário tenha algum conhecimento da história antes de iniciar suas aventuras.

No geral, The 39 Clues é um game interessante e que possui uma trama bastante elaborada. Apesar de ter uma jogabilidade datada, ainda sim é uma boa experiência para leitores da série.

Prós
  • Jogabilidade simples e intuitiva
  • Experiência maximizada para usuários que já leram os livros
Contras
  • Jogabilidade datada
  • Gráficos muito simplistas
  • Pouquíssimo dinamismo

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Scholastic

Nossa Opinião

NOTA tt
7.0

The 39 Clues é um jogo no estilo point and click que lembra bastante o clássico Carmen Sandiego, no quesito “viaje pelo mundo atrás de pistas” que o game introduz. Só que há a vantagem de ser uma versão moderna e com bastante contexto histórico de um software de investigação.

Opinião dos usuários

Fórum

The 39 Clues

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de raciocínio ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de raciocínio