Faça edições de vídeos com o Adobe Premiere Elements

Adobe Premiere Elements 15 é a versão mais recente do editor de vídeos para iniciantes da Adobe. O novo Premiere Elemtens se destaca principalemente pela nova tecnologia de detecção de faces implementada no aplicativo e também no Photoshop Elements 15, que no novo editor de vídeos permite, por exemplo, que um recurso de corte automático reconheça onde há faces, e onde elas não aparecem, eliminando esses trechos automaticamente.
Além dessa novidade, o Premiere Elements 15 continua com a fórmula básica e acessível das versões anteriores.
Como é integrante da suíte Elements da Adobe, o novo Premiere não é oferecido na modalidade de assinatura usada nos aplicativos de pegada mais profissional e que compõem o pacote CC da desenvolvedora. Isso tem vantagens e desvantagens: por um lado, a aquisição da licença de uso do Premiere Elements 15 é definitiva, e não por assinatura; por outro, isso acaba representando um preço muito salgado e que espanta o consumidor.
O Premiere Elements 15 acerta na mão ao se colocar como um editor de vídeo de qualidade, mas com uma pegada mais acessível, que não intimida iniciantes e quem não tem formação profissional para encarar o Premiere Pro CC, editor de vídeo profissional com maior nível de recursos, mas com uma curva de aprendizado mais acentuada.
Relativamente simples de usar, o Premiere Elements 15 organiza a vida do usuário ao apresentar uma interface que prevê três tipos de uso: “Quick”, para edição em poucos cliques, “Guided”, em que o usuário escolhe alterações pré-definidas e as aplica no vídeo e “Expert”, que traz a interface e algumas ferramentas mais associadas com o Premiere Pro.
O editor de vídeos, voltado para o uso casual e por iniciantes, tem ferramentas bem concebidas para facilitar a vida do usuário, não exigindo conhecimentos avançados de edição. Muitas tarefas que seriam mais complexas no Premiere CC podem ser realizadas com poucos cliques no Elements: aplicação de efeitos e filtros e, caso a operação use o modo “Guided”, há ainda um passo a passo para cada processo.
O Premiere Elements 15 tem bom desempenho e a proposta de facilidade de uso combina bem com a interface organizada e fácil de navegar: além disso, a presença dos guias passo a passo do modo Guided tornam o uso do Premiere bem pouco desafiador, mesmo para quem nunca editou nada na vida.
Há pontos negativos, no entanto: a versão para testes, que é gratuita por 30 dias, gera vídeos com uma enorme tarja em marca d’água. Além disso, assim como o Photoshop Elements 15, o editor de vídeos da Adobe não tem versão em português.
Para se livrar da marca d’água inerente à versão grátis para testar o usuário precisa enfiar a mão no bolso, e profundamente, aliás: são R$ 303,52 para adquirir o app no país. Se quiser completar o pacote investindo também no Photoshop Elements 15, o preço fica em R$ 404.
Por conta disso, classificar o Premiere Elements 15 é uma tarefa que precisa considerar dois aspectos: de um lado, o aplicativo chama a atenção pela facilidade de uso e pela alta qualidade de interface e recursos oferecidos para os editores de vídeo de primeira viagem.
Mas, por outro, o preço bem salgado é um fator difícil de desconsiderar, já que nessa perspectiva de uso voltado para iniciantes, há uma grande quantidade de editores de vídeo simples e gratuitos disponíveis no mercado.
- Fácil de usar
- Interface organizada
- Modo de licença definitiva é diferencial interessante em relação às assinaturas das versões CC dos produtos da Adobe
- Preço alto é um ponto em que fica difícil justificar o investimento diante de editores gratuitos disponíveis na atualidade
- Não há versão em português