Adobe Premiere Elements

Adobe Premiere Elements

9.5
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Faça edições de vídeos com o Adobe Premiere Elements

Filipe Garrett
por Filipe Garrett em 13/10/2016 18h32

Adobe Premiere Elements 15 é a versão mais recente do editor de vídeos para iniciantes da Adobe. O novo Premiere Elemtens se destaca principalemente pela nova tecnologia de detecção de faces implementada no aplicativo e também no Photoshop Elements 15, que no novo editor de vídeos permite, por exemplo, que um recurso de corte automático reconheça onde há faces, e onde elas não aparecem, eliminando esses trechos automaticamente.

Além dessa novidade, o Premiere Elements 15 continua com a fórmula básica e acessível das versões anteriores.

Como é integrante da suíte Elements da Adobe, o novo Premiere não é oferecido na modalidade de assinatura usada nos aplicativos de pegada mais profissional e que compõem o pacote CC da desenvolvedora. Isso tem vantagens e desvantagens: por um lado, a aquisição da licença de uso do Premiere Elements 15 é definitiva, e não por assinatura; por outro, isso acaba representando um preço muito salgado e que espanta o consumidor.

Nossa opinião

O Premiere Elements 15 acerta na mão ao se colocar como um editor de vídeo de qualidade, mas com uma pegada mais acessível, que não intimida iniciantes e quem não tem formação profissional para encarar o Premiere Pro CC, editor de vídeo profissional com maior nível de recursos, mas com uma curva de aprendizado mais acentuada.

Relativamente simples de usar, o Premiere Elements 15 organiza a vida do usuário ao apresentar uma interface que prevê três tipos de uso: “Quick”, para edição em poucos cliques, “Guided”, em que o usuário escolhe alterações pré-definidas e as aplica no vídeo e “Expert”, que traz a interface e algumas ferramentas mais associadas com o Premiere Pro.

O editor de vídeos, voltado para o uso casual e por iniciantes, tem ferramentas bem concebidas para facilitar a vida do usuário, não exigindo conhecimentos avançados de edição. Muitas tarefas que seriam mais complexas no Premiere CC podem ser realizadas com poucos cliques no Elements: aplicação de efeitos e filtros e, caso a operação use o modo “Guided”, há ainda um passo a passo para cada processo.

O Premiere Elements 15 tem bom desempenho e a proposta de facilidade de uso combina bem com a interface organizada e fácil de navegar: além disso, a presença dos guias passo a passo do modo Guided tornam o uso do Premiere bem pouco desafiador, mesmo para quem nunca editou nada na vida.

Há pontos negativos, no entanto: a versão para testes, que é gratuita por 30 dias, gera vídeos com uma enorme tarja em marca d’água. Além disso, assim como o Photoshop Elements 15, o editor de vídeos da Adobe não tem versão em português.

Para se livrar da marca d’água inerente à versão grátis para testar o usuário precisa enfiar a mão no bolso, e profundamente, aliás: são R$ 303,52 para adquirir o app no país. Se quiser completar o pacote investindo também no Photoshop Elements 15, o preço fica em R$ 404.

Por conta disso, classificar o Premiere Elements 15 é uma tarefa que precisa considerar dois aspectos: de um lado, o aplicativo chama a atenção pela facilidade de uso e pela alta qualidade de interface e recursos oferecidos para os editores de vídeo de primeira viagem.

Mas, por outro, o preço bem salgado é um fator difícil de desconsiderar, já que nessa perspectiva de uso voltado para iniciantes, há uma grande quantidade de editores de vídeo simples e gratuitos disponíveis no mercado.

Prós
  • Fácil de usar
  • Interface organizada
  • Modo de licença definitiva é diferencial interessante em relação às assinaturas das versões CC dos produtos da Adobe
Contras
  • Preço alto é um ponto em que fica difícil justificar o investimento diante de editores gratuitos disponíveis na atualidade
  • Não há versão em português

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Desconhecido

Lançamento

27/09/2012

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

O Premiere Elements 15 acerta na mão ao se colocar como um editor de vídeo de qualidade, mas com uma pegada mais acessível, que não intimida iniciantes e quem não tem formação profissional para encarar o Premiere Pro CC, editor de vídeo profissional com maior nível de recursos, mas com uma curva de aprendizado mais acentuada.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Edição e criação ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Edição e criação