Conheça os cuidados para evitar a contaminação pelo Zika vírus

Aedes na Mira é um app gratuito para Android e iPhone (iOS) com o objetivo de colaborar para evitar a proliferação de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. A ferramenta, criada pelo Governo do Estado da Paraíba, permite denunciar locais de risco de transmissão de dengue, zica e chikungunya.
O Aedes na Mira é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, uma das regiões mais afetadas pelos casos de microcefalia. No entanto, o aplicativo traz informações úteis, que podem ajudar qualquer pessoa que deseja fazer sua parte no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Com interface bonita e funcional, o programa se destaca pelas funções intuitivas. Ao iniciá-lo, o usuário notará que ele é muito fácil de ser comandado, não há dificuldades em achar informações sobre cuidados para evitar o mosquito, como dicas para gestantes e hospitais paraibanos que atendem casos de zika, dengue, chikungunya e microcefalia, que pode estar relacionada ao vírus, segundo estudos.
Mesmo quem não mora no estado da Paraíba pode aproveitar o aplicativo. De forma direta, ele traz dicas úteis para evitar a proliferação do inseto e informações para gestantes sobre os sintomas das doenças. Além disso, ele exibe os cuidados básicos para evitar a transmissão de doenças, como uso de repelente e telas de proteção contra mosquitos.
Um ponto negativo está na ferramenta de denuncia. Através dela, o usuário pode fazer uma foto de um local de risco de transmissão. No entanto, após enviar a foto, não há nenhuma confirmação do recebimento nem pedidos de endereço – o que deixa dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta. No geral, o serviço funciona muito bem. Não há erros ou instabilidades que prejudiquem o desempenho. Dessa forma, o Aedes na Mira é indicado para todos que desejam usar os smarphones como uma arma no combate ao mosquito.
- Fácil de usar
- Não há compartilhamento
- Limitado à Paraíba