Amnesia: A Machine for Pigs

Baixar
  • Downloads

    -

  • Tamanho do download

    -

  • Licença

    -

  • Idioma

    -

  • Desenvolvedor

    Frictional Games

  • Lançamento

    -

  • Versão

    -

  • Requisitos mínimos

    -

Nossa opinião

8,5 Nota tt

Amnesia: a Machine for Pigs é um jogo com um clima amedrontador na medida certa, capaz de deixar os jogadores no limite da cadeira durante toda a sua narrativa. Com uma história envolvente e intrigante você desejará mergulhar nas estranhas ruínas vitorianas para desvendar os mistérios do passado de Oswald.

  • Interface 8
  • Usabilidade 9
  • Performance 9
  • Funcionalidade 8

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Amnesia: A Machine for Pigs mexe com a consciência num mundo de horror

Amnesia: A Machine for Pigs é a esperada continuação de The Dark Descent, para Windows, um dos jogos de terror mais emblemáticos e assustadores de todos os tempos. Nele, seu objetivo era explorar um antigo castelo repleto de criaturas do folclore Lovecraftiano sem nenhuma arma ou forma de se defender enquanto tentava juntar fragmentos de sua memória perdida.

Disponível para aquisição via Steam, a única coisa em comum entre este jogo e o original, além do gênero de terror em primeira pessoa é o tema da amnesia, já que ambos protagonistas perderam a memória e agora devem desbravar um local medonho e sombrio para recuperá-la. O novo título também não foi desenvolvido pela Frictional Games que só se encarregou da distribuição, usando a equipe criativa da Chinese Room, desenvolvedora de Dear Esther.

“A Machine for Pigs” é um jogo bem diferente do original, embora igualmente assustador, nele podemos perceber que os desenvolvedores optaram por um título bem mais linear, com muitos dos elementos mais puzzles de “Dark Descent” tendo sido substituídos por eventos pré-determinados e mais cinemáticos.

A narrativa

A história em “A Machine for Pigs” toma o papel central neste jogo, seu personagem é um inventor britânico chamado Oswald Mandus, que acorda na fatídica noite do réveillon de 1899 sem memória de nada que ocorreu nos últimos seis meses. Ele se encontra completamente sozinho em sua gigantesca mansão londrina, sem nenhum sinal de sua esposa ou de seus filhos gêmeos. Conforme ele explora a sua casa, e os seus arredores, é possível notar que algo de muito errado e amedrontador está acontecendo.

A apresentação

Os cenários escuros e bizarros de “Amnesia: A Machine for Pigs” são terrivelmente assustadores. Com cadáveres de porcos por todos os lados e impressionantes efeitos de sombra e luz. Os visuais são fortes, ainda que a engine do jogo não seja comparável com aquela encontrada em outros títulos dessa geração.

Jogabilidade

Assim como em seu jogo antecessor, Amnesia se utiliza de uma jogabilidade em primeira pessoa onde você progride quase indefinidamente por vários ambientes até finalmente revelar os mistérios dos últimos 6 meses da vida de Oswald. Com menos puzzles e mais eventos pré-estabelecidos pelo script “A Machine for Pigs” é uma experiência muito mais linear e direta do que o antecessor, substituindo o elemento de exploração por uma história mais densa e um ritmo rápido.

Nossa opinião

Amnesia: a Machine for Pigs é um jogo com um clima amedrontador na medida certa, capaz de deixar os jogadores no limite da cadeira durante toda a sua narrativa. Com uma história envolvente e intrigante você desejará mergulhar nas estranhas ruínas vitorianas para desvendar os mistérios do passado de Oswald.

Uma das coisas mais interessantes do jogo é o diário que o protagonista mantém em tempo real, que serve para descrever as ações que você acaba de tomar e lhe ajudar a compreender melhor o que está passando pela cabeça de Oswald naquele momento, dando uma melhor compreensão a trama do jogo.

Visualmente, os gráficos de Amnesia podem até parecer um pouco datados, mas a verdadeira beleza deste título se encontra na escolha dos cenários e no design de objetos, o estilo imposto pela The Chinese Room torna toda atmosfera misteriosa e envolvente, a falta de luz também ajuda a manter o clima.

A jogabilidade de Amnesia é muito boa e consistente, ainda que não existam elementos fora da movimentação em primeira pessoa. Basicamente você explora os ambientes munido apenas de uma lanterna, e ela é vital para que você consiga enxergar o seu caminho e as pistas que nele estão. O mais legal quanto a isso é que carregá-la também traz sérios problemas, afinal outras criaturas também podem enxergá-la, resultando no medo constante de querer explorar as coisas, mais guardar a lanterna por medo dos monstros, já que só é possível fugir e se esconder deles, devido à ausência completa de combate.

Um problema notável de Amnesia são os quebra-cabeças que podem ser resolvidos sempre de maneira simples e fácil, todos podem ser desvendados in loco, retirando a necessidade de guardar itens especiais, chaves e outros objetos que poderiam tornar o jogo mais interessante.

Amnesia: A Machine for Pigs é de muito longe um dos mais assustadores e interessantes jogos deste ano, repleto de bons ambientes, inimigos bizarros e uma história autêntica e tenebrosa. Apesar da linearidade exagerada, o título conta com uma narrativa e um ritmo surpreendente e instigante que lhe deixará o tempo todo na beira da cadeira, pronto para levar o próximo susto.

Prós

  • Narrativa inspirante e criativa
  • Cenário assustador e de concepção impecável
  • Música e sons acima dos melhores do mercado

Contras

  • A jogabilidade é extremamente linear
  • Os gráficos estão um pouco ultrapassados
  • Os quebra-cabeças são simples demais
Loja digital Humble Bundle realiza promoção com coletânea Amnesia Collection como um bônus gratuito para os usuários.
Lançamentos dão uma “esfriada”, mas há bons títulos no final do ano
Lançamentos dão uma “esfriada”, mas há bons títulos no final do ano
Semana de trailers revelou Red Dead Redemption 2 com primeiras imagens de gameplay, seguido pela campanha single player de Titanfall 2
Coletânea traz os dois jogos e todos os DLCs em 22 de novembro
Coletânea traz os dois jogos e todos os DLCs em 22 de novembro
Resgatando muito das origens do gênero “survival horror”, especialmente para perspectivas em primeira pessoa, 2013 apresentou títulos criativos e inovadores; Saiba quais foram os 10 jogos mais assustadores deste ano.
O medo e tensão serão seus únicos companheiros neste que é um dos jogos mais assustadores do ano.
Confira algumas dicas para se sair bem na exploração deste game assustador.
Game traz história criativa em uma trama repleta de sustos e passagens aterrorizantes.

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.