aMSN

aMSN

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

aMSN é uma alternativa leve ao Windows Live

TechTudo
por TechTudo em 24/01/2013 11h46

Sem qualquer vergonha, a equipe responsável pelo aMSN admite: o aplicativo é um "clone" do Windows Live Messenger. Embora a Microsoft já disponibilize uma versão completa e oficial do Messenger gratuitamente, o aMSN Team optou por criar seu próprio cliente para o mensageiro, porém de código aberto (diferentemente do MSN Messenger original).

Um dos recursos do mensageiro, que se encontra ainda em fase de desenvolvimento, é o envio e recebimento de de mensagens offline, para que um usuário possa enviar mensagens para um contato e ter certeza de que, quando estiver online, esse contato as receberá tranquilamente.

Quem tem mais de uma conta do MSN Messenger encontra no aMSN um aliado: o aplicativo de troca de mensagens aceita que vários logins sejam feitos simultaneamente, sem necessidade de gambiarras ou instalação de aplicativos desenvolvidos por terceiros.

Interface

Mesmo desenvolvido a princípio para Linux, o aMSN apresenta uma interface bastante familiar para usuários de Windows e Mac.

Como uma cópia de mensageiro tradicional, ele apresenta uma lista de contatos que funciona com clique duplo para abrir a janela de conversação. O bate-papo também conta com uma barra de botões e comandos principais, bem como os secundários na Barra de Ferramentas.

Recursos

aMSNO aMSN conta com os recursos básicos de qualquer messenger como o envio de emoticons, suporte a webcam e conferências, transferência de arquivos, verificação de histórico, conversação por abas e mensagens automáticas que podem ser definidas para serem emitidas aos seus colegas quando você estiver ocupado.

Além disso, ele baixa novas versões automaticamente. Isso significa que, uma vez que o recurso esteja habilitado, o internauta poderá ficar despreocupado, porque terá sempre a versão mais recente instalada no computador.

Além da possibilidade de múltiplos logins, o programa traz uma ferramenta muito requisitada no mensageiro original: a possibilidade de visualização de quem te bloqueou ou deletou (Um ícone vermelho com um X logo no início do nome denota que te deletaram).

Nossa opinião

O aMSN é uma ótima opção para instalar em qualquer computador, mas é em equipamentos menos potentes e com versões antigas do Windows, que não são mais suportadas pelo aplicativo oficial da Microsoft, que ele se destaca. Para completar, ele pode ser instalado no Linux, ambiente que a Windows Live Messenger não suporta oficialmente.

Apesar de tentar imitar o máximo possível o visual do Messenger da Microsoft, o visual do aMSN pode dificultar o uso para usuários mais acostumados com o aplicativo oficial. Realmente a interface do programa é um pouco antiquada, porém, isso é apenas um detalhe estético que não compromete o uso do programa.

Usar o aMSN tem uma vantagem em relação ao programa oficial, ele tem poucos pré-requisitos de instalação e é bem mais leve, consumindo poucos recursos do sistema. Isso é um grande diferencial, pois chega a ser estranho um simples aplicativo de mensagens como o MSN consumir muita memória, principalmente quando ele é criado pela mesma empresa que produz o sistema operacional.

Outra vantagem do programa, ele trabalha com mais de uma conta. Não são poucas pessoas que tem múltiplas contas MSN e ter que ficar entrando em uma e depois sair apenas para alternar entre elas é algo bem chato. Nesse ponto o aMSN está frente do programa oficial.

Obviamente que alguns recursos do aplicativo oficial não podem ser encontrados no aMSN, um bom exemplo disso são alguns emoticons e alguns recursos de animações. Essa falha pode levar alguns usuários a não querer usá-lo.

Prós
  • Funciona em versões antigas do Windows e em computadores menos potentes
  • Versão disponível para Linux
  • Trabalha com múltiplas contas
Contras
  • Interface confusa e antiquada
  • Falta de suporte aos emoticons e alguns recursos de animações

Fotos

Neste tutorial, você aprenderá como instalar e dar os primeiros passos no uso do aMSN.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

aMSN Team

Lançamento

25/05/2012

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

O aMSN é uma ótima opção para instalar em qualquer computador, mas é em equipamentos menos potentes e com versões antigas do Windows, que não são mais suportadas pelo aplicativo oficial da Microsoft, que ele se destaca. Para completar, ele pode ser instalado no Linux, ambiente que a Windows Live Messenger não suporta oficialmente.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais