Annotate

Annotate

8.8
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Annotate: apresente slides e anote em um quadro compartilhado em tempo real

Paulo Alves
por Paulo Alves em 26/01/2017 17h56

Annotate é um aplicativo para Chrome que transforma o computador em uma tela compartilhada para dar aulas ou realizar apresentações em geral. O programa funciona em HTML5 e permite que um apresentador controle o conteúdo exibido para um conjunto grande de pessoas na audiência. A ferramenta suporta arquivos do Microsoft PowerPoint, Microsoft Word, Google Docs, PDF e outros.

Funciona como uma sala de aula virtual, em que o professor pode digitar, desenhar, adicionar vídeos e outros conteúdos em uma área visualizada por todos os alunos em seus dispositivos. A mesma tela pode incluir questões para a turma responder, com resultados coletados em tempo real. Tudo pode ser gravado em um arquivo para consulta posterior.

Arquivos importados podem vir do computador ou de serviços de armazenamento em nuvem como Dropbox, Box, OneDrive e Google Drive. Cada item pode ser disponibilizado em uma seção de download para os alunos, ou só exibidos durante a aula expositiva.

Ao instalar um cliente para Windows ou macOS é ainda possível espelhar a tela do computador para quem tem o Annotate instalado no Chrome. Assim, pode também funcionar para realizar tutoriais em cursos técnicos e outros tipos de aula prática.

Para completar, o software online conta com uma série de recursos de controle de aulas, como envio de conteúdo de forma privada ou pública para alunos, e avaliação de desempenho por meio de gráficos.

Nossa opinião

A Chrome Web Store está cheia de soluções para a sala de aula, e o Annotate é certamente um dos que se destacam. Na web, a ferramenta permite ter uma conta de educador ou palestrante e distribuir logins para conectar alunos e audiência em geral em torno de um tópico. Todos acompanham o andamento da apresentação juntos, cada um no seu computador.

São várias opções de interação: desde o pincel de desenho, ao recurso de questionário em tempo real e gravação de aula, tudo funciona sem problemas em uma rede Wi-Fi. A interface poderia ser mais atrativa, mas não deixa de ser fácil de usar – ícones e rótulos ajudam a navegar pelas opções.

Outro ponto alto é a capacidade de organização. O apresentador pode organizar as palestras ou aulas em cursos e assuntos diferentes, separando alunos de acordo a organização da instituição. Cada aluno tem acesso automático só às disciplinas nas quais foi inscrito, tanto aulas gravadas quanto documentos importantes.

O grande entrave é o idioma. Por mais que seja uma solução poderosa, o Annotate pode apresentar dificuldades por ser todo em inglês. O professor pode limitar eventuais dificuldades dos alunos tomando conta da maior parte dos controles, mas funções como o questionário em tempo real podem se tornar inúteis dependendo da plateia.

O serviço oferece a maioria das funções gratuitamente, mas cobra com recursos extras. Só na versão Premium é possível transmitir o conteúdo para iPhone, iPad e smartphones e tablets Android. O plano também leva o armazenamento de 25 MB para 500 MB. Em uma assinatura superior, o Annotate libera 2 GB de espaço e espelhamento para qualquer dispositivo.

Prós
  • Quadro colaborativo com várias ferramentas para aulas
  • Controle de inscrição e participação de alunos
  • Separação de conteúdo em disciplinas e aulas
  • Gravação de conteúdo
Contras
  • Sem opção em português
  • Espelhamento para iOS e Android só na versão paga

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Annotate.Inc

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

A Chrome Web Store está cheia de soluções para a sala de aula, e o Annotate é certamente um dos que se destacam. Na web, a ferramenta permite ter uma conta de educador ou palestrante e distribuir logins para conectar alunos e audiência em geral em torno de um tópico. Todos acompanham o andamento da apresentação juntos, cada um no seu computador.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Utilitários ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Utilitários