ANS – Móvel

ANS – Móvel

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Baixe o ANS – Móvel e tenha as informações sobre planos de saúde no seu celular

Raquel Freire
por Raquel Freire em 05/12/2016 16h23

O ANS – Móvel é um aplicativo para Android e iPhone (iOS) que permite acessar as informações sobre as operadoras de planos de saúde. Nele é possível ver dados essenciais, como as coberturas assistenciais de saúde obrigatórias, reajuste financeiro de planos e dados das operadoras de planos, tudo em uma linguagem fácil e acessível, sem qualquer custo. Assim como o aplicativo, todas as informações são da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, responsável pela regulação dos planos de saúde no Brasil.

Nossa opinião

O aplicativo da ANS pode ser bastante útil, especialmente frente ao grande número de reclamações sobre planos de saúde no Brasil. Ter acesso rápido ao CNPJ e número de registro das operadoras é de grande ajuda na hora de entrar com ação contra alguma empresa, assim como pode facilitar  a vida do usuário na fuga de burocracias relativas a procedimentos médicos.

Além desses dados, a ferramenta de consulta de operadoras informa se o plano de saúde está ou não ativo, seu porte, número de beneficiários e razão social. Há outros dois tipos de consulta: a de reajuste de preço anual permitido pela ANS, por operadora, e a de coberturas obrigatórias.

Na primeira, o usuário deve informar nome, registro ou CNPJ da companhia e selecionar a opção contratada. Feito isso, basta definir o ano de consulta e o aplicativo retorna o percentual de reajuste de preço autorizado pela agência reguladora. A informação é útil, mas poderia ser mais completa, pois o usuário ainda precisa fazer pesquisas externas para saber se o aumento aplicado se enquadra ou não nos limites estabelecidos.

A consulta de cobertura de serviços obrigatórios oferece informações completas, com uma abordagem clara e direta. A linguagem e interface simples estão presentes em todo aplicativo, o que garante facilidade de uso. Outro aspecto positivo é o pouco espaço que ocupa no aparelho, fazendo com que rode tranquilamente em qualquer celular. Testado em um Moto G 2 com Android 6.0 Marshmallow, o app não apresentou quaisquer problemas.

Merece destaque ainda a recente liberação para iPhone (iOS), o que permite com que mais clientes de planos de saúde tenham as informações da ANS em mãos – antes o serviço móvel estava disponível apenas para o sistema do Google. Devido a sua importância, no entanto, uma versão para Windows Phone seria bem-vinda.

O ponto negativo é que esta extrema simplicidade na interface resulta em um número de funções aquém do necessário. Não há sequer uma lista de telefones das operadoras, assim como não é possível registrar reclamações pelo próprio app – para citar apenas alguns recursos que seriam interessantes. Assim, quem possui plano de saúde pode se beneficiar da plataforma da ANS, mas provavelmente terá que recorrer a outros serviços online quando algum problema surgir.

Prós
  • Fácil de usar
  • Interface com abordagem simples e direta
  • Informações são confiáveis
  • Disponível para Android e iPhone (iOS)
Contras
  • Poucos recursos
  • Informações poderiam ser mais completas

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Agência Nacional de Saúde Suplementar

Lançamento

11/11/2016

Versão

1.0

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

O aplicativo da ANS pode ser bastante útil, especialmente frente ao grande número de reclamações sobre planos de saúde no Brasil. Ter acesso rápido ao CNPJ e número de registro das operadoras é de grande ajuda na hora de entrar com ação contra alguma empresa, assim como pode facilitar  a vida do usuário na fuga de burocracias relativas a procedimentos médicos.

Opinião dos usuários

Fórum

ANS – Móvel

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade