Antichamber

Antichamber

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Antichamber traz sistema de puzzle inédito para PC.

Renato Carvalho
por Renato Carvalho em 22/07/2013 09h09

Antichamber é um game inteiramente diferenciado. Esqueça tudo que você conhece sobre as leis da física, os conceitos básicos da geometria e principalmente sobre os desafios apresentados pelos puzzles convencionais. Aqui o jogador deverá raciocinar em um mundo recheado de regras particulares. Exclusivo para PCs, o game é pago e pode ser adquirido através da Steam.

Gráficos

Trabalhando traços básicos da geometria e cores em diversos tons, o título apresenta uma proposta única, repleto de ambientes mutáveis, porém todos com um mesmo conceito. Mais do que colorir os cenários, as nuances são decisivas em toda a campanha para guiar os jogadores pelos cenários.

Jogabilidade

Através dos comandos básicos de movimentação os jogadores poderão explorar os cenários, que na maioria dos casos serão extremamente confusos. Entre as funções os usuários podem se movimentar lateralmente, para frente, para trás e saltar. Apesar de parecer uma informação extremamente comum é necessário dominar a proposta inicial para conseguir avançar.

Além dos movimentos básicos o jogador pode adquirir armas durante a jornada. As armas ajudam na construção e na destruição dos blocos, sendo decisivas em diversos tipos diferenciados de desafios. Corredores irão surgir onde não existem portas, símbolos poderão servir para teletransporte e o que você acabou de inspecionar poderá não ser mais como era em poucos segundos.

Embarque em uma viagem surreal e tente pensar sempre em soluções absurdas para conseguir evoluir em Antichamber.

Nossa opinião

Antichamber é extremamente recomendado para jogadores que gostam de explorar propostas diferentes. Longe dos conceitos aplicados nos games convencionais, o título apresenta um mundo novo, onde nada é o que parece ser e todos os elementos estão em um sistema de mutação constante.

Em um primeiro momento os gráficos incomodam, porém seria extremamente questionável julgar o conceito visual do game baseado apenas no primeiro contato. Com o andamento da campanha o jogador irá entender que a abordagem do título solicitava traços simples, cores que não brigassem com a proposta e ambientes que pudessem ser facilmente confundidos até pelos jogadores mais avançados.

Exigindo paciência dos usuários durante toda a campanha, Antichamber testa a dedicação dos jogadores apresentando soluções que não se repetem. Embora os controles sejam simples, os usuários precisaram entender todo o conceito de movimentação para dar poucos passos, podendo encontrar diferentes caminhos se variar apenas um fator de sua abordagem.

Em inúmeros títulos de puzzles a trilha sonora consegue estimular o raciocínio, pautando o jogador nas variações entre situações tensas e ambientes mais calmos. Em Antichamber fica a sensação de que a ambientação sonora não conseguiu transmitir a profundidade da proposta, podendo ser dispensada facilmente após os períodos iniciais do game.

Conclusão

Antichamber está longe do que vemos constantemente no  mercado. Apesar de um conceito próximo ao do jogo Portal, o título desconstrói tudo que conhecemos hoje sobre física e perspectiva. Tente não enlouquecer e esteja disposto a investir várias horas no título. Você certamente não irá se arrepender.

Prós
  • Proposta inovadora
  • Desafios consistentes
  • Controles precisos
Contras
  • Trilha sonora poderia influenciar mais no gameplay

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Demruth

Nossa Opinião

NOTA tt
8.0

Antichamber é extremamente recomendado para jogadores que gostam de explorar propostas diferentes. Longe dos conceitos aplicados nos games convencionais, o título apresenta um mundo novo, onde nada é o que parece ser e todos os elementos estão em um sistema de mutação constante.

Opinião dos usuários

Fórum

Antichamber

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de raciocínio ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de raciocínio