Avidemux

Avidemux

7.8
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Com Avidemux, edite e converta filmes facilmente

Raquel Freire
por Raquel Freire em 04/09/2013 12h07

Avidemux é um editor de vídeo gratuito projetado para ser funcional e simples. Ele suporta os formatos mais populares, incluindo AVI, MPEG compatível com arquivos DVD, MP4 e ASF, e usa uma grande variedade de codecs.

Todos os recursos do aplicativo são apresentados na sua tela principal. Por isso, toda correção que você precisar fazer – seja ela em áudio ou vídeo – não irá demandar mais do que alguns cliques. Os comandos mais usados ficam destacados, tornando o uso ainda mais rápido.

O Avidemux está disponível para Linux, Mac OS X e Windows, o que é excelente para quem usa mais de uma plataforma. Ele usa projetos, filas de atividades e capacidades de script avançadas para automatizar tarefas. Sendo assim, você pode, por exemplo, aplicar um mesmo efeito a vários vídeos de forma automática.

Filtros

Um dos destaques do programa é sua grande variedade de filtros, sobretudo os de vídeo. Ele permite brincar bastante com esse recurso, oferecendo efeitos comparáveis aos dos editores de imagem.

Embora mais modesta, a parte sonora não deixa a desejar e tem tudo o que o usuário precisa. Para incluir efeitos, basta clicar sobre o botão “Filters”, na área “Video Output”, para que automaticamente seja aberta uma janela com todas as opções disponíveis.

Convertendo arquivos

Vale ressaltar que o Avidemux já possui o próprio mecanismo de conversão de formatos de vídeo. Para isso, basta escolher o tipo na caixa de opções de “Video Output”, onde ficam especificadas as configurações sobre saída. Embora a lista não seja muito grande, o recurso permite dispensar de vez outros programas caso o usuário trabalhe com os formatos mais populares.

Instale Avidemux e confira!

Nossa opinião

Por funcionar em todas as plataformas, o programa é uma boa solução para quem precisa trabalhar simultaneamente com Mac e PC. O fato de já vir com conversor também torna o Avidemux bastante útil, já que evita que o usuário precise executar esta tarefa em outro programa antes da edição.

Mas operá-lo é um paradoxo. Por um lado, a interface é bastante simples; tão simples que parece projetado para o Windows 98, mas de qualquer forma passa uma primeira impressão de intuitividade. Só que quando você vai mexer, a coisa muda de figura e ele se torna bem mais complicado do que aparenta. Os menus e ferramentas principais abrem apenas os códigos das opções. O layout final parece aquelas mensagens que, visando simplificar, a pessoa abrevia tanto que torna o conteúdo difícil de entender.

Porém, como são poucos menus, algumas tentativas são suficientes para superar este problema inicial e dominar o aplicativo. Quando isso acontece, você se depara com um editor eficiente e poderoso repleto de recursos interessantes, mas que ainda apresenta alguns bugs que não foram consertados na última atualização, como é o caso das janelas com caixas de seleção sem a respectiva legenda ou a falha ao inserir marca d’água. Ele também demora um pouco para abrir vídeos grandes, mas não o suficiente para se tornar um grave problema.

Dá para dizer que o Avidemux vale muito a pena ser testado. Muita gente não vai se adaptar ao editor, mas quem tem como principal objetivo a edição rápida, mesmo em recursos avançados, vai adotá-lo definitivamente.

Prós
  • Gratuito
  • Muitos filtros
  • vem com conversor
  • Multi plataforma
Contras
  • Visual ultrapassado
  • Poucas descrições de ferramentas
  • Demora ao carregar vídeos grandes
  • Não é em português

Fotos

Conheça aplicativos simples e poderosos de edição de vídeo, completamente gratuitos.
De edições simples ao trabalho mais elaborado há opções para os sistemas operacionais mais populares: Windows, Mac OS X e Ubuntu (Linux).
Se você usa o Ubuntu e está precisando converter arquivos Matroska (MKV) para o formato MP4, acompanhe esse tutorial e veja como fazer isso usando o Avidemux.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Fixounet

Lançamento

14/03/2014

Versão

2.6.8

Nossa Opinião

NOTA tt
7.8

Por funcionar em todas as plataformas, o programa é uma boa solução para quem precisa trabalhar simultaneamente com Mac e PC. O fato de já vir com conversor também torna o Avidemux bastante útil, já que evita que o usuário precise executar esta tarefa em outro programa antes da edição.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Edição e criação ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Edição e criação