BBM

BBM

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Tenha a versão oficial do BBM gratuitamente em seu Android ou iOS

 Alessandro Iglesias
por Alessandro Iglesias em 06/08/2014 16h32

BBM é o mensageiro instantâneo gratuito da marca BlackBerry, que chegou oficialmente e de forma gratuita para aparelhos com os sistemas operacionais móveis Android, iOS e Windows Phone.

Como nos demais apps do gênero, o programa permite a comunicação através de mensagens de texto ou voz, além de utilizar uma série de recursos facilitadores de contatos. É fundamental que ambas as partes tenham o software instalado no celular

O usuário pode criar um perfil público, com direito à foto e status, modo de seleção de quem entrará em sua lista de pessoas - através de sistema de autorização bidirecional. Sua foto de perfil pode até mesmo ser uma imagem animada, deixando ainda mais interessante. Pode, ainda, utilizar os mais de 150 emoticons diferentes para se comunicar expressando seu humor através das carinhas divertidas.

O app usa de PINs (Personal Identification Number) em vez de números de telefone ou endereços de e-mail, ideal para garantir maior privacidade e controle sobre quem figurará em sua lista de contatos. É possível, também, saber quando suas mensagens são lidas. Quando elas forem entregues, aparecerá a letra "D", já quando forem lidas, será a letra "R".

BBM Voice e BBM Channels

O aplicativo possui também o BBM Voice, recurso de chamadas de voz gratuitas para todos os seus contatos que também tenham conta no serviço. Com o benefício, você poderá fazer chamadas de voz para seus amigos com BBM em qualquer lugar do mundo. Para isso, você só precisar estar conectado à Internet via Wi-Fi ou através da conexão do celular.

Outra funcionalidade do app é o BBM Channels, que funcionam como "canais de comunicação" dentro do software. Com ele você pode participar de conversas que estão acontecendo no momento, sobre os mais diversos assuntos, tanto com usuários quanto com marcas, negócios, comunidades dentro do aplicativo e muito mais. Você pode assinar canais de seus interesse para ir acompanhando e participando de conversas sobre os assuntos que você mais gosta.

Compartilhamento

Com o BBM é possível compartilhar sua localização atual com seus contatos, que poderão saber onde você está através de um mapa ao vivo, utilizando o serviço Glympse sem precisar sair do BBM. Este recurso é muito prático, principalmente na hora de encontrar seus amigos em um lugar diferente. Basta mostrar a localização temporariamente e eles terão um mapa para chegar até você.

Além disso, é possível adicionar fotos, anotações de voz, calendários de eventos, contatos, arquivos e anexos de forma bastante simples e rápida para compartilhar nos nos bate-papos no smartphone ou na conta do Dropbox, que está integrado ao aplicativo.

Comunicação em grupo

O BBM permite criar grupos, facilitando sua comunicação e troca de arquivos entre pessoas. É possível interagir até mesmo com quem não está em sua lista autorizada e criar sessões de bate-papo.

O programa também garante o envio de mensagem a vários contatos da BBM de forma simplificada e rápida. Há ainda ferramentas extras voltadas à otimização de seu uso, como emoticons, indicador que aponta quando seu contato está redigindo uma mensagem, e conexão intermitente, com o app sempre ativo em seu gadget.

Licença de uso

BBM conta com uso irrestrito e licença grátis para iOS (6.0 ou mais recente) e Android (4.0 ou superior). No entanto, devido ao vazamento do BBM há alguns meses, há uma lista de espera para se cadastrar no produto, sendo requerida a inserção de um endereço válido de e-mail para autenticação posterior no BBM.

Apesar desse contratempo, e se você possui o hábito de travar contatos frequentes por meio de comunicadores instantâneos, não deixe de experimentar esta variante desenvolvida pela BlackBerry. Faça o download grátis e confira.

Nossa opinião

Inicialmente, tivemos que aguardar nossa vez na lista de espera do BBM para que pudéssemos executá-lo. Houve demora de aproximadamente 24h na entrega do convite, prazo longo, mas esperávamos que esse seria ainda maior.

Dentro do programa, notamos a escolha por manter o visual do BBM da BlackBerry, algo que poderá agradar novos e antigos usuários. Houve a manutenção da barra de ferramenta lateral esquerda, com adição de uma nova, à direita, com funções que o ajudará a navegar pelo app. A seção de configurações do BBM é intuitiva, mas tome cuidado ao realizar alguns ajustes.

A preferência pelo uso do PIN pode não ser bem recebida por quem se acostumou a utilizar e-mail ou número de telefone em Instant Messengers. Por outro lado, a integração de seu código em um QR Code é bem-vinda e facilita a inclusão de contatos.

Como em outros programas do gênero, há a possibilidade de criar grupos de contatos, nos quais é possível enviar também suas fotos e mensagens de voz. Por enquanto não foram disponibilizadas conversas por vídeo, fazendo com que esse talvez seja um dos muito upgrades dessa plataforma de IM.

No geral, o programa funcionou de forma satisfatória (ainda mais sendo um lançamento). O maior problema do BBM, contudo, talvez seja o pequeno número de usuários de seu sistema, mesmo havendo a possibilidade de convidar seus contatos via e-mail e redes sociais.

Se o BBM já fez parte de sua rotina ou você gostaria de possuir um IM que promete ter bom crescimento em alguns meses, baixe o BBM e efetue rapidamente seu cadastro para receber seu convite o mais rápido possível.

Prós
  • Visual do BBM original
  • Novas características para Android
  • Sistema via PIN
Contras
  • Poucos usuários

Fotos

Análise divulgada pela AVG mostra quais apps drenam mais bateria, consomem espaço interno, gastam dados de Internet e mais; descubra.
Durante a CES 2015, empresa confirma que seu famoso mensageiro poderá ser usado em dispositivos vestíveis com o sistema operacional do Google.
Lista traz aplicativo que faz ótimas montagens para Instagram e outras redes sociais. Confira esta e outras novidades.
Mensageiro ficou mais parecido com Snapchat, conhecido pelas mensagens que se autodestroem após um tempo pré-programado
Aplicativo de mensagens é concorrente do WhatsApp. Saiba como apagar sua conta BlackBerry de forma definitiva.
Lista de apps para Windows Phone desta semana traz opção com fins variados para os usuários. Confira as novidades da semana.
Mensageiros instantâneos estão entre os principais “matadores de bateria” dos aparelhos segundo pesquisa da Alcatel-Lucent.
Após aquisição do Facebook, empresa tem mais uma grande novidade: usuários vão poder fazer ligações gratuitas, como no Viber e no Skype.
Mensageiro da BlackBerry recebeu uma série de novas funcionalidades para todos os sistemas operacionais em que está disponível; confira.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

BlackBerry Limited

Lançamento

13/02/2014

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

Inicialmente, tivemos que aguardar nossa vez na lista de espera do BBM para que pudéssemos executá-lo. Houve demora de aproximadamente 24h na entrega do convite, prazo longo, mas esperávamos que esse seria ainda maior.

Opinião dos usuários

Fórum

BBM

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais