Receba alertas de sua cidade e saia de casa mais seguro com o Be On

O Be On é um aplicativo gratuito e colaborativo que reúne informações sobre ocorrências de crimes e situações de risco na vizinhança. Desse modo, todos os moradores que usam o serviço podem receber alertas e evitar as ruas com atividades suspeitas. De acordo com os desenvolvedores, a proposta do app, que está disponível para Android e iPhone (iOS), não é apenas orientar a população, mas também servir de apoio para as forças policiais.
A interface e a usabilidade do Be On tem certa semelhança com o Waze. Ao abrir o app, o usuário terá acesso diretamente a um mapa com símbolos que indicam onde há ocorrências no momento, seja crime, ou situações como incêndio e acidentes. A identificação é rápida e direta.
A área principal do app, além do mapa, oferece atalhos úteis para situações de risco. Do lado esquerdo, é possível acessar rapidamente a ferramenta de chat e adicionar o seu próprio alerta. Do lado direito, há um botão de emergência e outro com a lista de telefones úteis de atendimento da polícia, bombeiros e ambulância.
A função de chat é bem rudimentar e não possui todas aquelas facilidade de um WhatsApp, por exemplo, mas cumpre o seu papel ao evitar a necessidade de sair do app para se comunicar com seus parentes. É possível criar salas com grupos específicos, como família ou escritório, dependendo da demanda do usuário.
Chama a atenção a facilidade para cadastrar uma nova ocorrência no mapa. Basta usar os dedos para localizar a rua em questão e, depois, escolher qual é o tipo de alerta. Sem dúvida, a usabilidade foi pensada para valorizar a agilidade.
O botão de SOS é muito útil para momentos de pânico, pois ele liga diretamente para o número cadastrado pelo usuário, no menu de configuração, com o toque de um botão apenas. Para finalizar, a lista de telefones emergenciais é completa e muito bem posicionada para rápido acesso. Porém, esses números não podem ser editados caso o usuário tenha um contato específico.
O Be On foi testado em um iPhone 6S com iOS 11.3. Todas as funções rodaram sem apresentar problemas, e o aproveitamento de tela é bastante satisfatório.
- Botão SOS
- Conta com telefones de emergência
- Fácil de usar
- Interface com atalhos úteis
- Poucos alertas até o momento