Blackmagic Disk Speed Test

Blackmagic Disk Speed Test

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Descubra se o disco do seu Mac trabalha com vídeos em alta definição

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 20/05/2013 15h51

Blackmagic Disk Speed Test é um aplicativo que permite medir e certificar o desempenho do disco no Mac. Com a medição, é possível saber se o disco consegue trabalhar com vídeo de alta qualidade.

Nem sempre ter um bom computador, memória e processador são suficientes para lidar com vídeos de alta qualidade, pois o disco rígido pode ser um problema também. Por isso, é preciso testar o disco antes de começar a usar o Mac para lidar com os vídeos. Nessa hora, o Blackmagic Disk Speed Test é muito útil e pode ajudá-lo a descobrir se seu atual equipamento suporta a tarefa.

Como usar o Blackmagic Disk Speed Test

Além de ter uma interface bem simples, usar o programa também é fácil, basta clicar no botão “Start” e ele irá escrever e testar seu disco usando grandes blocos de dados, para, em seguida, exibir o resultado. Depois, o programa continuará a testar, escrever e ler a partir de seu disco para que você possa avaliar o desempenho e a capacidade de leitura ao longo do tempo. O software está preparado até mesmo para lidar com discos SSD.

Ao testar um disco, o aplicativo exibe duas tabelas: na primeira, chamada “Will it Work?˜, estão listados quais formatos rodam bem no seu equipamento. E bem ao lado, na tabela "How Fast?" são mostrados em frames por segundo, quantos quadros são processados em cada resolução específica.

Com Blackmagic Disk Speed Test você sabe antecipadamente detalhes do disco de seu Mac, descobre se é preciso fazer um investimento no computador e ainda evita passar por aborrecimentos ao trabalhar com vídeos.

Nossa opinião

Diferente da maioria das ferramentas de diagnóstico, o Blackmagic tem uma interface voltada para o usuário comum, que além ser simples e intuitiva, mostra todas as informações em um mesmo lugar.

Mas o ponto forte do programa está justamente na clareza das informações fornecidas ao final do teste. A indicação da velocidade visual e resultados de texto fornecem um relatório bastante útil ao interessado, seja ele um leigo ou especialista.

O único aspecto negativo sobre este aplicativo é a maneira que você escolher as unidades para teste, que é pouco intuitivo e foge do padrão da interface do programa. Mas isso é algo que provavelmente será melhorado.

Um recurso do programa que merece destaque é a opção de captura de tela. Esse é um adicional que pode ser usado como registro dos testes para futura informação, além de levar o uso do programa para além da tarefa de testar os discos e informar.

Prós
  • Interface voltada para o usuário comum, simples e intuitiva
  • informações fornecidas são claras e úteis
  • Captura de tela serve para registrar resultados
Contras
  • Maneira usada para escolher as unidades para teste não é intuitiva

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Blackmagic Design

Lançamento

20/05/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

Diferente da maioria das ferramentas de diagnóstico, o Blackmagic tem uma interface voltada para o usuário comum, que além ser simples e intuitiva, mostra todas as informações em um mesmo lugar.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Diagnósticos e melhorias ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Diagnósticos e melhorias