B.O. Coletivo

B.O. Coletivo

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

B.O Coletivo: app de segurança pública

Aline Jesus
por Aline Jesus em 14/08/2013 19h48

B.O Coletivo é um aplicativo para iOS que ajuda qualquer cidadão a identificar os locais mais seguros e violentos de uma cidade. Disponível gratuitamente, o app tem como objetivo permitir que qualquer pessoa cadastre furtos, roubos e sequestros, entre outros, para alertar aos usuários os lugares onde esses tipos de incidências estão sendo frequentes.

Utilizar o aplicativo é bem fácil. Após a instalação, permita-o acessar o GPS. Para cadastrar uma ocorrência, é necessário se logar com uma conta do Facebook. Em seguida, você pode utilizar a lupa para buscar uma rua ou bairro ou clicar no sinal “+” no rodapé da tela. Ambos permitirão que você cadastre um local onde já foi furtado ou assaltado, por exemplo.

Após digitar o endereço, clique em “Confirmar”. Então, marque o tipo de ocorrência: furto, roubo, sequestro ou outros. Por último, escolha uma data, horário e escreva uma breve descrição do ocorrido. O aplicativo solicitará que você revise os dados de sua ocorrência. Se tiver tudo certo, clique em “Publicar Ocorrência”.

Para consultar os lugares em que já ocorreram incidências relacionadas à segurança pública, basta navegar pelo mapa e clicar nos ícones que estão marcados. O aplicativo também oferece telefones úteis de diversas cidades brasileiras e um botão que redireciona o usuário para o site de boletins de ocorrência via Internet.

Nossa opinião

B.O Coletivo é um app colaborativo que mostra a qualquer pessoa quais são os pontos de sua cidade que estão ocorrendo roubos, furtos, sequestros e estupros, entre outras incidências relacionadas à segurança pública. A interface dele é muito bonita e dispõe de botões grandes, facilitando o uso de qualquer usuário.

Mesmo para aqueles que não queiram cadastrar os locais julgados “perigosos”, o aplicativo é bastante útil. Ele pode servir apenas como consulta para quem quiser estar atento quando for visitar um bairro desconhecido, por exemplo, ou, até mesmo, para aqueles que desejam saber as localidades que estão tendo muitos tipos assaltos entre outras ocorrências. Poderia haver uma busca por localidade que identificasse o local pesquisado rapidamente.

Um dos pontos negativos fica por conta da visualização dos locais no mapa. Assim que o app é aberto, são exibidos os pontos marcados por usuários de Porto Alegre, onde o aplicativo foi desenvolvido. Para visualizar o Rio de Janeiro, por exemplo, é necessário fazer o movimento de “pinça” na tela a fim de diminuir o mapa até que se alcance o local que deseja consultar.

Além disso, ao clicar em um ponto que ocorreu um assalto, por exemplo, o usuário tem somente uma noção de onde aconteceu o assalto. Faltou a função de expandir o mapa para uma melhor visualização e identificação dos locais. No entanto, por ser um aplicativo novo, vale a pena aguardar atualizações e que mais usuários colaborem, pois até o momento há poucos registros em cidades que não sejam Porto Alegre.

Comum na maioria dos aplicativos de hoje em dia, sentimos falta também de um botão de compartilhamento das incidências nas redes sociais mais utilizadas como o Twitter e o Facebook.

Prós
  • Interface bonita e bem distribuída
  • Ideia do app é boa
  • Colaborativo
  • Serve apenas de consulta aos locais perigosos
Contras
  • Precisa fazer movimento de “pinça” para acessar outras localidades no mapa
  • Não possibilita expandir o mapa ao clicar em uma incidência
  • Não compartilha incidências nas redes sociais.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Stout26

Lançamento

07/08/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

B.O Coletivo é um app colaborativo que mostra a qualquer pessoa quais são os pontos de sua cidade que estão ocorrendo roubos, furtos, sequestros e estupros, entre outras incidências relacionadas à segurança pública. A interface dele é muito bonita e dispõe de botões grandes, facilitando o uso de qualquer usuário.

Opinião dos usuários

Fórum

B.O. Coletivo

Você ficou com alguma dúvida sobre Utilitários ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Utilitários