BumpTop

BumpTop

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

BumpTop deixa seu desktop mais vivo e interessante

TechTudo
por TechTudo em 25/01/2010 19h26

Você está cansado da velha Área de Trabalho, sempre com aquele mesmo aspecto duro e desinteressante? Seu desktop está sempre bagunçado, cheio de ícones colados uns aos outros, e o máximo de personalização que você consegue fazer é mudar o papel de parede? Não mais. Com o BumpTop, você pode transformar o visual comum do seu computador, deixando sua Área de Trabalho completamente tridimensional e muito mais funcional. Além disso, organizar seus ícones se tornará uma tarefa muito mais divertida, pois você pode arrastá-los para onde quiser, colá-los nas "paredes" e até mesmo empilhá-los, como se eles fossem arquivos físicos.

Uma nova Área de Trabalho

imgOs ícones que você já possui no desktop "comum" são utilizados da mesma forma no BumpTop: é possível clicar, arrastar, mudar de lugar. A diferença é que você consegue organizá-los em perspectiva, ou seja, organizá-los tanto no "chão" quanto nas três "paredes" de seu ambiente. Ainda é possível organizar seus arquivos e pastas por colunas empilháveis ou espalhá-los, se você gostar de um visual mais bagunçado. O resultado é um espaço infinitamente maior para colocar o que quiser na Área de Trabalho.

Outra funcionalidade interessante, que tira proveito da visão em perspectiva, é, ao clicar duas vezes em uma das "paredes", o ângulo de visão é modificado e você pode visualizar seus conteúdos com maior proximidade. Para isto, basta dar um duplo clique na parede, e você visualizará os conteúdos com zoom. Desta forma, é possível criar verdadeiras galerias de fotos e de programas favoritos.

imgNa atual versão de BumpTop, você pode, além de configurar diferentes perspectivas, se movimentar pelo ambiente, se aproximar dos ícones e se mover para os lados. Para explorar a interface, utilize o atalho Ctrl + Shift + W, S, A ou D (as teclas com letras fazem as vezes dos direcionais). Para controlar o zoom e fazer movimentos laterais, utilize o click wheel do mouse.

Quem já possui um computador com tela sensível ao toque (Touchscreen) pode utilizar o software de forma ainda mais inovadora: com o seu próprio dedo, você pode arrastar seus arquivos e pastas. Isto ocorre porque o BumpTop possui total compatibilidade com o Windows 7, que oferece suporte nativo para uso de touchscreen.

Veja mais...

O TechTudo traz para você uma seleção das melhores ferramentas para personalizar o computador. BumpTop não só participou do Top 5, como subiu merecidamente no primeiro lugar do pódio!

Organize seus ícones

Assim como o desktop, os ícones também se transformam em objetos tridimensionais. Há a possibilidade de personalizar o tamanho de cada um, conforme o espaço que você tenha ou ao destaque que você queira dar. Para isto, clique com o botão da direita sobre os ícones e escolha a opção Shrink (encolher) ou Grow (crescer).

Se você tem diversos ícones e quer selecioná-los todos de uma vez para organizá-los, é muito simples e rápido. Crie uma seleção com os arquivos desejados (coloque-os perto uns dos outros) e arraste o mouse com o botão esquerdo pressionado em volta dos arquivos. Assegure-se de que terminou de arrastar o mouse em cima do ponto onde começou a seleção e será aberto automaticamente um menu com as seguintes opções:

  • Create Pile: criar uma pilha normal com os arquivos selecionados, independente do tipo do arquivo;
  • Pile by Type: criar uma pilha separada por tipo de arquivo;
  • Grid: organizar os arquivos por grades;
  • More: aumentar ou diminuir o tamanho dos arquivos e acessar as opções do menu padrão do Windows.

Ao criar as pilhas, é divertido perceber que os arquivos ficam realmente empilhados, como se fossem de verdade. Isto gera um visual interessante para o seu desktop e causa uma sensação diferente, como se você estivesse acessando um gabinete de arquivos. No momento em que for necessário acessar o conteúdo dos arquivos, dê um duplo clique em cima da pilha para abrir uma nova superfície com os arquivos organizados nela. E, se quiser desmanchar a pilha, basta dar um clique com o botão direito sobre ela e selecionar Break Pile ("desmanchar pilha").

imO mesmo ocorre com o conteúdo de pastas empilhadas. Em vez de clicar nelas e abrir a pasta no Windows Explorer, como acontece normalmente, abre-se uma superfície com seus arquivos. Para fazer isto, clique com o botão direito sobre as pastas e selecionar a opção Expand to Pile. Para voltar à pilha normal. clique com o botão da direita e selecione a opção Folderize.

Outra forma de visualizar os arquivos é clicar com o botão da direita na pilha e selecionar a opção Fan Out. Depois, arraste o mouse para a tela, o que criará um rastro de arquivos, como um leque, e escolha o arquivo que quiser clicando sobre ele. Caso você abra uma imagem, da mesma forma que o arquivo não abrirá com o Windows Explorer, a foto também não será aberta pelo Visualizador do Windows. O clique levará a um zoom até a imagem, como uma apresentação de slides

Nesta versão do BumpTop, nativamente já é configurado o acesso direto pelo desktop de diversas redes sociais e e-mail. É possível escolher também realizar slideshows das suas pastas de imagens ou mesmo do Flickr. Além disso, você encontra um atalho de acesso ao seu e-mail, ao Facebook e ao Twitter, ferramentas excelentes para quem gosta de visualizar e atualizar seus conteúdos a todo momento. Outra funcionalidade prática e interessante é a adição de lembretes sobre o desktop. Basta clicar com o botão da direita e selecionar Stick Note.

Configurando o BumpTop

imAo fazer o download e instalar o programa, da primeira vez que você o abrir, deverá escolher entre a versão paga (BumpTopPro, que custa US$ 29 e possui algumas funcionalidades a mais) e a gratuita (BumpTopFree). Se você não quiser desembolsar o valor em dólares, escolha a opção grátis. A partir daí, seu desktop ficará tridimensional automaticamente e será iniciado um tutorial sobre o programa, com dicas de como usar. Caso prefira, escolha Skip Tutorial se não quiser acompanhá-lo. O BumpTop possui suporte em português e praticamente todo seu conteúdo está traduzindo, facilitando a vida de quem quiser acompanhar o tutorial.

Se você quiser acessar as opções do aplicativo, para personalizá-los ainda mais, clique com o botão direito sobre o desktop e selecione More e Settings. Ali, abrirá o menu com as configurações, divididas em diferentes abas:

  • Na primeira aba, escolha se quer iniciar o aplicativo automaticamente junto com a inicialização do Windows, se prefere o desktop padrão no BumpTop e qual Proxy deseja usar para o programa;
  • Na segunda aba estão as opções para mudar a usabilidade. Em Always Bump, os ícones se colidirão; em Auto-Straighten você pode mudar o ângulo dos ícones, para que eles girem mais ou menos; em Cycle Photo, escolha o tempo de transição das imagens em slideshow; em Desk Widgets, finalmente, escolherá quais recursos e ferramentas quer acrescentar na área de trabalho;
  • Em outra aba, selecione opções para deixar o BumpTop ainda mais personalizado: escolha a qualidade dos ícones e decida se quer mostrar suas extensões, modifique a aparência do chão e das paredes, e muito mais.

Requisitos Mínimos

  • Windows XP, Windows Vista ou Windows 7 (32-bit ou 64-bit)
  • Pentium 4/Celeron 1.8GHz or Athlon XP/Sempron 2200+ ou equivalente
  • 1GB de memória e 15 MB de espaço em disco.
  • Intel 915 Integrated Graphics ou Nvidia GeForce 6200 ou ATI X300 ou superior, com drivers atualizados
  • Suporte ao driver OpenGL 2.0

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Bump Technologies, Inc

Lançamento

10/12/2010

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Temas ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Temas