Cameo

Cameo

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Cameo ajuda você a fazer vídeos e compartilhar com seus amigos no iOS

Luciana Vieira
por Luciana Vieira em 16/10/2013 18h01

Cameo é um aplicativo de rede social para iOS que permite a criação de pequenos vídeos para compartilhar com amigos, inclusive em tempo real. Assim como o Vimeo, os clipes de vídeos tem apenas seis segundos. A ideia é que os usuários com dispositivos iOS consigam se comunicar rapidamente através de mensagens mais dinâmicas.

O aplicativo tem uma série de recursos para edição que pode tornar um vídeo muito próximo de projetos profissionais. Não há limites para a quantidade de vídeos criados e todos podem se submeter a efeitos, inserção de fontes e outros tratamentos de imagem.

Opções de edição

Para aumentar o tempo de duração do vídeo, o app permite fazer montagens dos clipes (juntando um arquivo em outro) fazendo-o chegar a dois minutos, tempo máximo. Há ainda possibilidades para cortar, recortar, escrever o que quiser nos vídeos, e usar templates, bordas e até áudio (tem suporte para importar músicas do iTunes) para torná-los ainda mais criativos e totalmente personalizados.

O Cameo tem uma importante característica, permite vídeos por colaboração. Qualquer pessoa adiciona à mesma rede pode participar facilmente de uma edição de vídeo, podendo recortar, adicionar planos de fundo, trocar a música da trilha e muito mais.

Qualidade dos vídeos

No Cameo, o vídeo chega à qualidade HD, de 720p, podendo ser carregado facilmente para blogs e sites, ou compartilhados via Facebook, Twitter ou e-mail. Os arquivos criados podem ser armazenados na memória do telefone para realização de upload para o Vimeo, Instagram e YouTube, com a mesma qualidade em que foram criados.

Rede social

Seguindo o mesmo caminho das redes sociais, Cameo também tem botões para integração entre usuários. Há opções para seguir alguém, comentar vídeos postados e dar um “like”, que neste app está configurado com um ícone em forma de coração. Clicando nele, o usuário reporta que gostou do que viu.

A visualização e o compartilhamento dos vídeos também tem atalhos em cada arquivo da rede social. Para ver, basta clicar em “Watch” e para compartilhar, em “Share”. As opções de aplicativos (Facebook, Twitter, entre outros) para onde quer compartilhar os vídeos aparecerão em seguida.

Vídeos em nuvem

Para quem tem pouca memória no celular ou quer poupar o espaço de armazenamento do telefone, pode usar o drive em nuvem disponível pelo aplicativo. Dezenas de vídeos podem ser carregados e depois enviados para redes sociais ou armazenados de volta ao aparelho.

O compartilhamento com as redes sociais Facebook, Twitter e Tumblr acontece instantaneamente após a produção, o que fomenta a integração mais rápida entre a rede de contatos de um usuário.

Nossa opinião

Cameo tem opções avançadas de edição, usa o inovador recurso de produção colaborativa e ainda tem interface extremamente funcional. É bonito e fácil de usar. Em pouco tempo de lançamento, o aplicativo já roubou a cena pelas suas múltiplas funções, a começar pelo jeito extremamente fácil com o qual o usuário pode fazer seus pequenos clipes e compartilhá-los pelas principais redes sociais, inclusive no Vimeo, seu concorrente direto.

A simplicidade do aplicativo é o que chama mais atenção. Depois de instalar em um iPhone, basta usar a criatividade e se valer dos recursos (temas, fontes diferentes, bordas e áudio) para começar a criar os próprios clipes. O usuário não terá qualquer trabalho para montar, por exemplo, um vídeo maior, de dois minutos, já que como regra, Cameo só permite a criação de vídeos de no máximo seis segundos. Só a edição permite um arquivo mais demorado.

Com interface cheia de estilo e muito moderna, jovens assíduos por redes sociais serão os primeiros a se tornarem fãs do app, que ainda tem recurso em nuvem para guardar vídeos, sem ocupar a memória do telefone.

Além disso, como todo bom vídeo vem acompanhado de uma boa música, Cameo não deixa a desejar neste quesito. O usuário tem total liberdade para inserir trilhas sonoras do próprio telefone ou importar arquivos do iTunes. O som pode ser trocado sempre que for necessário.

A parte interessante do app é o recurso de edição colaborativa. Usuários, amigos em comum no Cameo, poderão montar vídeos juntos e interferir na produção e edição do arquivo, uma boa surpresa para aplicativos do gênero.

O único “contra” vai para a demora na renderização, que pode levar longos minutos. Mas vale a pena esperar. Os vídeos ganham qualidade HD e ainda podem ser carregados para o YouTube, Facebook e outros sites e blogs.

Prós
  • Fácil de usar
  • Grátis
  • Múltiplas opções para editar e compartilhar vídeos
  • Excelente interface
  • Imagem com qualidade HD
Contras
  • Apenas seis segundos para o vídeo
  • Restrito para sistemas anteriores à versão 7.0

Fotos

Aprenda a utilizar uma das plataformas mais populares de vídeos na internet, e não se sinta inseguro fazer os seus próprios uploads no Vimeo.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Fast Society Inc.

Lançamento

09/10/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
10

Cameo tem opções avançadas de edição, usa o inovador recurso de produção colaborativa e ainda tem interface extremamente funcional. É bonito e fácil de usar. Em pouco tempo de lançamento, o aplicativo já roubou a cena pelas suas múltiplas funções, a começar pelo jeito extremamente fácil com o qual o usuário pode fazer seus pequenos clipes e compartilhá-los pelas principais redes sociais, inclusive no Vimeo, seu concorrente direto.

Opinião dos usuários

Fórum

Cameo

Você ficou com alguma dúvida sobre Players ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Players