CameraSIM

CameraSIM

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Pratique os conceitos básicos de fotografia com o CameraSim

Beline Cidral
por Beline Cidral em 04/02/2013 12h50

O CameraSim é um simulador de DSLR (sigla em inglês para câmera digital de lente única reflexiva) mas que serve para basicamente qualquer câmera com ajustes manuais de exposição. Simulando resultados para diferentes combinações de abertura, velocidade e ISO, o aplicativo é ótimo para quem quer estudar ou praticar os conceitos básicos de exposição e controle de luz.

O aplicativo reproduz os controles manuais presentes nas câmeras DSLR e apresenta uma cena que deve ser fotografada. O foco não é composição, logo, não é possível controlar totalmente o enquadramento da imagem limitando a distância até o objeto e variação de lente, entre 18 e 55 mm.  Ainda é possível controlar a luminosidade da cena em situações diversas que vão de um dia de sol forte a ambientes fechados e você pode optar por usar ou não um tripé.

Com todos os parâmetros ajustados, você pode começar a simular fotos com sua DSLR virtual. Como em qualquer câmera deste tipo, você pode escolher entre prioridade de abertura, velocidade ou ajuste totalmente manual. No primeiro caso você deverá definir uma abertura do diafragma e a velocidade é ajustada automaticamente para obter a quantidade de luz ideal. No segundo caso você define uma velocidade de disparo e a abertura será definida automaticamente. Já no modo manual, você deverá definir a abertura e velocidade manualmente para atingir a exposição ideal. Como um terceiro ajuste é possível controlar o ISO (unidade de sensibilidade a luz) em qualquer modo que vai de 100 a 6400, valores mais comuns na maioria das câmeras reflex digitais.

A cada foto tirada o aplicativo faz uma avaliação da imagem e se a foto não estiver boa, ele dá dicas de como melhorá-las. O aplicativo basicamente considera boas imagens não tremidas, fotografadas com pelo menos 1/60 de velocidade no tripé e com exposição entre -0.3 e +0.3, ou um traço para além da marcação central de exposição. A exposição ideal, segundo o aplicativo, estaria exatamente no centro da régua, porém, fotos superexpostas (muita luz, foto clara) ou subexpostas (pouca luz, foto escura) podem gerar bons resultados para o usuário.

Apesar de limitado a uma única cena, o CameraSim é uma boa ferramenta para estudar e praticar os conceitos básicos de controle de luz em fotografia com controles manuais e permite ver e comparar as diferentes imagens geradas com diversas configurações de abertura, velocidade e ISO com resultados fiéis em alteração de cor, contraste, estabilidade e profundidade de campo.

O CameraSim tem uma versão grátis para web, mas também está disponível para download em versões pagas compatíveis com Windows, MacOS e iOS.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Tuitive

Lançamento

13/06/2011

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Imagens ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Imagens