Aplicativo digitaliza e guarda todos seus documentos em um só lugar.

O CamScanner é um app gratuito para Android e iOS que escaneia e ajuda a organizar em pastas qualquer papel que o usuário queira preservar em formato digital, seja um documento, um contrato, trabalho da faculdade, entre outros exemplos.
Depois da digitalização, o usuário poderá editar o conteúdo no próprio aplicativo, e até mesmo inserir uma marca d’água ou assinatura se precisar. Depois, esses documentos podem ser salvos em formato PDF ou JPG e compartilhados com outras pessoas, seja por redes sociais ou e-mail.
Algumas ferramentas do CamScanner funcionam apenas mediante uma assinatura mensal de US$ 4,99, cerca de R$ 20. Neste caso, o usuário ganha recursos como pesquisa rápida, possibilidade de extrair texto da imagem e convidar amigos para editar o mesmo texto de maneira colaborativa.
Para alguns recursos funcionarem, é preciso fazer login na plataforma. Feito isto, o usuário ganha 200 MB de espaço na nuvem do próprio CamScanner para salvar seus arquivos.
A assinatura premium também dá o direito a 10 GB de espaço na nuvem para salvar os arquivos, sincronização automática com outros serviços como Dropbox, Google Drive, e Evernote, além de fazer colagem de documentos em múltiplas páginas.
Mesmo em sua versão gratuita, o aplicativo CamScanner provou ser um software útil para digitalizar e preservar documentos. Ele tem uma interface intuitiva, que ajuda a efetuar o escaneamento em poucos passos.
Depois de digitalizado, cada documento pode ser renomeado individualmente, para que, somado com a organização em pastas, ajude o usuário a encontrar seus arquivos de forma descomplicada quando precisar fazer uma consulta.
Assim que uma imagem é digitalizada, antes de salvar o resultado no smartphone, o usuário é capaz de cortar apenas a área útil do documento e mudar virtualmente a iluminação para facilitar a leitura de capturas mais escuras. O ponto positivo da usabilidade é que esta tarefa é feita de modo parecido com o Instagram, por exemplo, o que pode deixar muitos usuários mais à vontade.
Ao salvá-lo no CamScanner, o documento está pronto para ser compartilhado via internet. Neste momento, o usuário pode escolher se quer usar a ferramenta de share do próprio sistema operacional móvel ou enviar por e-mail, em menus separados. No caso da segunda opção, antes do envio, ainda é possível escolher o modelo do arquivo, seja PDF, JPG ou, no caso de assinaturas premium, TXT. Tudo isso de um jeito simples e ágil.
Caso seja preciso, o usuário poderá ainda colocar senha em cada PDF salvo, para deixar olhos bisbilhoteiros bem longe. Essa função está um pouco escondida na interface, mas depois que o usuário encontra, consegue ativá-la de jeito fácil.
Testamos o CamScanner em um iPhone 6S com iOS 12. Com esta configuração, o app rodou de forma fluida, sem travamentos ou qualquer lentidão. Da mesma maneira, as capturas de imagens ocorreram de modo instantâneo.
- Interface intuitiva
- Possui ferramentas básicas de edição
- Pode salvar na nuvem
- Muitos recursos são pagos