Canva

Canva

7.3
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

App oferece design descomplicado na web e no celular

Bruno Soares
por Bruno Soares em 30/11/2017 15h48

O Canva é um serviço online que tem como objetivo ser uma ferramenta descomplicada para criação de peças de design e edição de imagem. Antes, a plataforma estava disponível apenas em versão para navegadores web e iPad, mas entre julho de 2016 e novembro de 2017 passou a oferecer também aplicativos para iPhone (iOS) e Android. O carro-chefe, no entanto, ainda é a versão web, já que o aplicativo parece trazer apenas algumas funções menos completas.


Dentre outras ferramentas, o serviço permite criar peças para redes sociais, pôsteres, currículos, capas para vídeos de YouTube, apresentações em slides, além de disponibilizar criação de identidade virtual para marcas. O Canva é gratuito, mas é preciso pagar para utilizar alguns templates e imagens do banco de dados. Enquanto o site já tem quase todo o conteúdo em português, o app ainda está em língua inglesa.

Nossa opinião

A experiência usando o Canva no navegador e no celular é bastante diferente. A versão web é consideravelmente eficiente e mais completa do que o próprio app Android e boa parte das ferramentas concorrentes, permitindo que leigos consigam criar peças muito bem feitas. O site traz recursos que ajudam a identificar o meio da figura, objetos paralelos e cores que combinam entre si, auxiliando quem não tem o olho tão treinado.

O Canva traz ainda a vantagem de estabelecer a proporção em pixels e centímetros ideal para cada site. Por exemplo, se você quiser criar uma capa para Facebook, basta escolher essa categoria no menu: o tamanho da página gerada será o exigido pela rede de Mark Zuckerberg. O usuário conta também com duas opções: começar um trabalho do zero ou criá-lo a partir de um template e é possível realizar trabalhos em equipe com até dez amigos, facilitando a vida de quem precisa trabalhar em grupos.

Quando suas peças estão prontas, você pode baixá-las em PNG, JPEG e PDF para leitura online ou PDF para impressão, fazendo automaticamente a conversão da escala RGB para CMYK.

Apesar disso, ainda apresenta algumas limitações, como a opção de recorte livre, que por enquanto não foi liberada, e o serviço, que pode ficar instável, mas nada que chegue a prejudicar o uso no computador.

O recém-lançado app para Android, por sua vez, foi testado por nós em um Moto G5 com Android 7 ainda deixa a desejar. Não foi possível fazer login com uma conta pré-existente, vinculada ao Facebook do usuário, e que funciona perfeitamente na versão web. Pacientemente, uma nova conta foi criada, desta vez a partir de um serviço de e-mail. Deu certo: foi possível acessar o aplicativo, mas sem as peças e os uploads já criados pelo usuário no computador.

Vale ressaltar que em um Moto G5S, também com Android Nougat, o aplicativo e permitiu o acesso a uma conta pré-existente. Isso indica que o sistema ainda sofre instabilidade, ao menos nesta primeira versão.

Dentro do app, há algumas limitações. O uso não é tão intuitivo como no site. Nem sempre, por exemplo, é possível usar a opção de Galeria do celular, sendo necessário escolher um modelo que já contenha uma imagem para, a partir dela, conseguir abrir a galeria. A seção de currículos também parece, em um primeiro momento, desaparecida da versão para Android. Só depois de algum tempo, descobrimos que era possível acessá-la se inserirmos a palavra em inglês "resume" na barra de buscas.

Um ponto negativo é que a tradução para o português foi deixada de lado no smartphone. O app estava disponível somente em inglês sem a opção de alterar a língua e, como não conseguimos acessar a conta criada no celular pelo navegador (e vice-versa).

De modo geral, o programa para celular tem muito a melhorar, mas já permite a criação de conteúdo para redes sociais de forma prática.

As notas deste teste levam em consideração, principalmente, a versão para web, que é ainda o principal meio de uso do serviço e pela qual recomendamos que os novos usuários experimentem o Canva.

Prós
  • Interface intuitiva na versão web
  • Suporte para diversos formatos diferentes na versão web
  • Mais completo do que boa parte dos sites da categoria
Contras
  • Aplicativo Android precisa ser melhorado
  • Serviço pode ser instável, principalmente no aplicativo
  • Ferramentas com algumas limitações

Fotos

Canva tem app capaz de criar convites criativos e enviar para amigos e grupos no mensageiro pelo celular
Como fazer convite virtual grátis para WhatsApp
Deseje feliz Dia das Crianças com um cartão feito online grátis
Como fazer cartão com mensagem do Dia das Crianças no Canva
Lista traz opções online e offline para criar projetos de forma fácil
Aplicativo gratuito Canva está disponível para iPhone e Android.
Como criar um cartão de Dia dos Pais no celular
Aplicativo gratuito tem modelos para fazer mensagem de Dia dos Pais
Serviço permite criar cartão com mensagem para compartilhar em redes sociais
Dia dos avós: como criar um cartão com mensagem online
Aplicativo gratuito roda direto do navegador e conta com centenas de modelos prontos.
Dia do amigo: como criar uma mensagem no Canva
Passo a passo mostra como criar ícones personalizados para usar como capa no Instagram Highlights
Como fazer capa para destaque do Instagram no Canva
Aplicativo gratuito funciona direto do navegador e tem centenas de modelos
Como criar banner no Canva
Aplicativo foi um dos premiados na conferência Google I/O.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Canva.Inc

Versão

1.0

Nossa Opinião

NOTA tt
7.3

A experiência usando o Canva no navegador e no celular é bastante diferente. A versão web é consideravelmente eficiente e mais completa do que o próprio app Android e boa parte das ferramentas concorrentes, permitindo que leigos consigam criar peças muito bem feitas. O site traz recursos que ajudam a identificar o meio da figura, objetos paralelos e cores que combinam entre si, auxiliando quem não tem o olho tão treinado.

Opinião dos usuários

Fórum

Canva

Você ficou com alguma dúvida sobre Editores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Editores