Catherine

Catherine

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Polêmico jogo Catherine fala de fidelidade, traição e sexo

TechTudo
por TechTudo em 26/12/2017 11h13

Catherine é um game aclamado - e polêmico - originalmente lançado em 2011 para PlayStation 3 e Xbox 360. O jogo conta história de Vincent, um jovem que está prestes a se casar. O título é um misto de história envolvente com trechos de quebra-cabeça.

Apesar do sucesso, Catherine gerou muita polêmica na época de seu lançamento por tratar de temas adultos, como relacionamentos, maturidade emocional, fidelidade, traição e sexo. O protagonista Vincent se vê dividido por Katherine e Catherine, uma a namorada com quem pretende se casar e a outra uma excitante desconhecida. Quanto mais tempo o personagem permanece indeciso, mais sua culpa se manifesta em seus sonhos.

Outro elemento que adicionou ao fator "bizarro" foi a estranha edição de colecionador 'Catherine "Love is Over" Deluxe Edition', que vinha em uma caixa de pizza e contava com uma cueca samba-canção para os jogadores igual à que Vincent utiliza.

Catherine terá uma versão melhorada para o PS4 e o PS Vita. O título foi batizado de Catherine FB, no qual o "FB" significa "Full Body", e trará algumas novidades, como uma nova "Catherine". 

Apesar de há muito tempo jogos eletrônicos terem deixado de ser coisas de criança, ainda tem muita gente que vê games como “coisa de moleque”. Isso não impede que produtoras coloquem em seus jogos alguns elementos adultos, que não seriam indicados para a “gurizada”. Antigamente, até mesmo na época do Atari, existiam jogos de cunho [...]
Entre os jogos para Playstation de 2011, os destaques foram as trilogias, como Modern Warfare e Uncharted. O ano de 2011 também foi marcado por títulos originais, como Catherine, que apresentaram temática e jogabilidade diferenciadas...
Algumas vezes reclamamos das datas de lançamento dos jogos, alguns títulos demoram meses e até mesmo anos para serem lançados aqui na América, mas não somos os únicos a sofrer com atrasos e demoras. Essa semana a Deep Silver, companhia responsável por levar Catherine a Europa trouxe a triste notícia: o título teve data de lançamento adiada e tem previsão para 2012.
Não é um top 10 porque tem 15 jogos, nem vale para colocarmos em uma ordem de preferência pois os palcos e estilos são muito diferentes, mas nós gamers sempre queremos “alguém mais a vontade” que nunca aparece. Lara Croft? Esquece, o máximo que você vai conseguir são patchs não oficiais e assim mesmo, só no PC. Eis os jogos com as melhores cenas de lingerie e alguns cosplays para ilustrarem melhor.
O quão perigoso pode ser um relacionamento? Você pode não ter idéia dos perigos que enfrentará ao conhecer uma moça aparentemente delicada e sensível. Essa é a idéia de Catherine, um jogo que mistura romance e muito terror, produzido pela Atlus e que será distribuído no Brasil pela NC Games, para PlayStation 3 e Xbox 360.
Catherine foi lançado para o Xbox 360 e PlayStation 3, angariando boa aceitação da crítica e dos jogadores, mas poderia este público ter sido maior? Aparentemente, sim, pois uma versão PC parece ter sido considerada em algum momento do desenvolvimento.
De jogo pervertido japonês para um dos maiores hits da temporada, Catherine realmente veio desacreditado e tomou seu espaço de maneira surpreendente. O divertido e profundo jogo da Atlus teve um forte lançamento, quebrando todos os recordes da empresa, sendo seu produto de maior sucesso em território norte-americano.
Todos gostam de um final feliz, principalmente os fãs europeus do game Catherine, que vai, enfim, ser lançado naquele território. Anteriormente, o destino do jogo era incerto, já que a produtora Atlus não teria encontrado uma editora disponível para sua publicação. A situação mudou de figura quando a Deep Silver entrou na jogada.
Catherine é um curioso jogo desenvolvido pela Atlus para os consoles atuais. A premissa envolve relacionamento, casamento e até traição, em um jogo que mistura quebra-cabeças e ovelhas. Os jogadores japoneses já puderam conferir o game no Xbox 360 e PlayStation 3, enquanto os fãs norte-americanos aguardam seu lançamento para este mês. Mas, ao que parece, a Europa pode ficar sem o título.

Review

NOTA tt
9.0

Alguns jogadores costumam reclamar da saturação do atual mercado de games. Realmente, ainda que com grandes títulos, a geração está repleta de games de tiro em primeira pessoa ou remakes em alta definição de jogos antigos. Vez ou outra surge uma ideia original, principalmente de produtoras pequenas.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de aventura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de aventura