Catherine

Catherine

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Polêmico jogo Catherine fala de fidelidade, traição e sexo

TechTudo
por TechTudo em 26/12/2017 11h13

Catherine é um game aclamado - e polêmico - originalmente lançado em 2011 para PlayStation 3 e Xbox 360. O jogo conta história de Vincent, um jovem que está prestes a se casar. O título é um misto de história envolvente com trechos de quebra-cabeça.

Apesar do sucesso, Catherine gerou muita polêmica na época de seu lançamento por tratar de temas adultos, como relacionamentos, maturidade emocional, fidelidade, traição e sexo. O protagonista Vincent se vê dividido por Katherine e Catherine, uma a namorada com quem pretende se casar e a outra uma excitante desconhecida. Quanto mais tempo o personagem permanece indeciso, mais sua culpa se manifesta em seus sonhos.

Outro elemento que adicionou ao fator "bizarro" foi a estranha edição de colecionador 'Catherine "Love is Over" Deluxe Edition', que vinha em uma caixa de pizza e contava com uma cueca samba-canção para os jogadores igual à que Vincent utiliza.

Catherine terá uma versão melhorada para o PS4 e o PS Vita. O título foi batizado de Catherine FB, no qual o "FB" significa "Full Body", e trará algumas novidades, como uma nova "Catherine". 

Todos gostam de um final feliz, principalmente os fãs europeus do game Catherine, que vai, enfim, ser lançado naquele território. Anteriormente, o destino do jogo era incerto, já que a produtora Atlus não teria encontrado uma editora disponível para sua publicação. A situação mudou de figura quando a Deep Silver entrou na jogada.
Catherine é um curioso jogo desenvolvido pela Atlus para os consoles atuais. A premissa envolve relacionamento, casamento e até traição, em um jogo que mistura quebra-cabeças e ovelhas. Os jogadores japoneses já puderam conferir o game no Xbox 360 e PlayStation 3, enquanto os fãs norte-americanos aguardam seu lançamento para este mês. Mas, ao que parece, a Europa pode ficar sem o título.
Jogadores que tenham acompanhado informações e imagens de Catherine, estão a par da aventura do protagonista Vincent no mundo dos sonhos, mas provavelmente já devem ter notado as ovelhas antropomorfizadas nas imagens do jogo e se perguntando o que diabos elas estão fazendo ali e se o papel delas é unicamente de inimigos. Surpreendentemente, não, as ovelhas poderão também ajudar o personagem.
A editora Atlus comunicou, em nota oficial, que teremos uma demonstração de Catherine na próxima semana, mais precisamente em 12 de julho. A demo será disponibilizada nas lojas online do PlayStation 3 e Xbox 360 e acompanha exatamente o mesmo conteúdo visto na demonstração japonesa, que saiu em janeiro.
Um dos jogos mais estranhos e japoneses a captar a atenção do ocidente ultimamente, é Catherine, o que parecia inicialmente um jogo pervertido que não sairia da terra do sol nascente se demonstrou um título bastante interessante. No entanto, no Japão, o jogo sofreu de uma pesada dificuldade desregulada, a qual segundo os desenvolvedores já virá consertada na versão ocidental do título.
Um título que inicialmente parece apenas uma aventura pervertida japonesa como tantas outras que nunca deixam o oriente, Catherine é na verdade uma proposta bastante interessante, que brinca com a abordagem de temas adultos além da superficialidade de coisas como sexo ou violência, para também se aprofundar em questões como fidelidade e culpa.

Review

NOTA tt
9.0

Alguns jogadores costumam reclamar da saturação do atual mercado de games. Realmente, ainda que com grandes títulos, a geração está repleta de games de tiro em primeira pessoa ou remakes em alta definição de jogos antigos. Vez ou outra surge uma ideia original, principalmente de produtoras pequenas.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de aventura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de aventura