Celeste

Celeste

10
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Celeste é mais um jogo que preza pela dificuldade e tem DNA brasileiro

Felipe Vinha
por Felipe Vinha em 07/02/2018 16h46

Celeste é um jogo de plataforma e aventura, lançado no Windows, Mac, Linux, Switch, PS4 e Xbox One. O jogo te coloca no papel de uma jovem, chamada Madeline, que tem como objetivo subir a grande montanha conhecida como Celeste – repleta de desafios e perigos pelo caminho.

Nossa opinião

Os brasileiros estão crescendo cada vez mais no meio de produção de videogames e prova disso é Celeste, mais um sucesso do estúdio Matt Makes Games, o mesmo criador de títulos como Towerfall Ascension e Chaos Heart, com nomes nacionais envolvidos em pontos como programação e arte.

O título traz jogabilidade bem simples: no controle da jovem Madeline, o jogador deve alcançar plataformas mais altas para subir a montanha conhecida apenas como “Celeste”. O jogo traz desafios únicos, como cenários contidos em uma tela, que te pedem para escapar dos perigos, como espinhos nas paredes ou abismos.

Os controles são precisos e te colocam no local certo, sempre que acertar os botões. Madeline pode se segurar nas paredes durante algum tempo e usar seus poderes especiais para dar saltos maiores ou correr no ar por alguns segundos. Cabe a você administrar estas habilidades, para que não caia no abismo e perca a vida.

Na verdade, “sofrer” é uma constante em Celeste. O jogador vai perder diversas vidas e não vai se abalar com isso, já que faz parte do desafio. O título é difícil como o recente Cuphead e o clássico Super Meat Boy. A dificuldade, porém, é recompensadora, já que os obstáculos são sempre inteligentes e repletos de momentos bem sacados.

Some tudo isso aos gráficos, que seguem o estilo retrô, bem caprichado. Ainda que seja um estilo que já é muito usado em produções similares, casou muito bem em Celeste, já que o game tem uma proposta verdadeiramente simples, ainda que repleta de complexidades por conta de seus desafios. É um título completo no sentido visual, com animações detalhadas, até mesmo na respiração da heroína, que lida com o frio da montanha.

Por fim, há colecionáveis opcionais em Celeste, que são morangos que não influenciam em nada no game, mas que garantem uma “moral” extra para quem coletar todos, ou o maior número possível deles.

Prós
  • Controles precisos
  • Personagens carismáticos
  • Gráficos retrô bem trabalhados
  • Divertido, ainda que difícil
Contras
  • Sem contras relevantes
Celeste é jogo com produção brasileira e está mais barato ba Xbox Live.
Jogos estão em últimos dias de promoções de fim de ano; veja descontos
Subnautica e Into the Breach estão entre os melhores jogos com campanha para um jogador.
Celeste foi premiado como Jogo Independente do Ano no The Game Awards 2018
TGA 2018, o 'Oscar dos videogames', premiou God of War como Jogo do Ano de 2018 e anunciou títulos inéditos
The Game Awards 2018: God of War é o Jogo do Ano; veja os vencedores
Premiação acontecerá em 6 de dezembro e também reserva anúncios especiais
Criados e desenvolvidos no Brasil, games fazem sucesso no exterior.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Matt Makes Games Inc.

NOTA tt
10

Os brasileiros estão crescendo cada vez mais no meio de produção de videogames e prova disso é Celeste, mais um sucesso do estúdio Matt Makes Games, o mesmo criador de títulos como Towerfall Ascension e Chaos Heart, com nomes nacionais envolvidos em pontos como programação e arte.

Dados do Jogo
Produtora Matt Makes Games Inc.
Plataforma PC (Windows, Mac, Linux), Switch, PS4 e Xbox One
Licença Pago
Idioma Português
Modos de Jogo Singleplayer, Offline
Classificação Indicativa 10 +
Gênero Aventura, Plataforma

Opinião dos usuários

Fórum

Celeste

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de aventura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de aventura