Chrome Web Store

Chrome Web Store

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Chrome Web Store é a loja de apps, jogos e personalizações do Chrome

Filipe Garrett
por Filipe Garrett em 20/02/2019 14h31


Chrome Web Store é uma loja de extensões, temas e aplicativos para o navegador Google Chrome e para o ChromeOS, sistema operacional do Google para os computadores Chromebook. Na loja você encontra ferramentas que expandem e complementam as funcionalidades do navegador de Internet, além de oferecer a perspectiva de personalização do browser por meio de temas. Além disso, a Chrome Web Store também oferece complementos para navegadores que compartilham uma base comum com o Chrome, como são os casos de Opera, Vivaldi e Microsoft Edge.
 

Nossa opinião


Criada em 2010, a Chrome Web Store foi o primeiro passo do Google para fazer do Chrome algo mais do que um navegador de Internet e torná-lo uma plataforma. As extensões podem cobrir desde necessidades mais simples como integrar melhor o navegador ao Gmail ou oferecer uma ferramenta mais elaborada de captura de tela, até usos mais específicos, como editores de imagens completos e jogos.

Além dessas funcionalidades, a loja do Google oferece uma grande quantidade de temas e opções de personalização para quem usa o navegador Chrome.

Quase tudo é gratuito. O repertório de conteúdo da plataforma acaba se tornando essencial para quem usa bastante o navegador e depende de algum complemento para ser mais produtivo.

Exemplos nessa categoria não faltam: desenvolvedores encontram um arsenal de ferramentas para tornar o trabalho na web mais ágil. Há gerenciadores de senhas e extensões que integram serviços de armazenamento na nuvem, como Dorpbox e OneDrive, e até mesmo clientes torrent que podem ser diretamente agregados ao navegador.

Com interface limpa e simples de entender, a Web Store é bem organizada e facilita a busca e encontro daquilo que você precisa. Nos nossos testes, usamos a Web Store no Chrome e Opera rodando no Linux e não encontramos nenhum tipo de problema de compatibilidade e de desempenho.

O mais interessante a respeito da Chrome Web Store é que, mesmo com tanto potencial e conteúdo, a loja não é uma parte essencial do navegador de Internet: é possível se acostumar a usar o Chrome por anos a fio sem nunca visitá-la e sem jamais instalar uma extensão sequer.

A despeito de todos os pontos fortes, a plataforma do Chrome também é alvo de críticas, sobretudo vinculadas à segurança. Uma curadoria menos eficiente já deixou escapar extensões maliciosas, que se comportavam como malwares na máquina do usuário. De lá para cá, o Google garante ter aprimorado o processo para evitar problemas do tipo, mas em todo caso os riscos permanecem e as recomendações de só instalar coisas em que você confia ainda permanece.
 

Prós
  • - Compatível com diversos navegadores, além do Google Chrome
  • - Indispensável para quem usa ChromeOS
  • - Catálogo enorme de extensões, apps e ferramentas
  • - Oferece opções de personalização para o Chrome
Contras
  • - Histórico de brechas de segurança exige um pouco de atenção na hora de baixar extensões

Fotos

Plataforma reúne no Chrome grupos do WhatsApp com oportunidades de trabalho
Como achar grupos de emprego no WhatsApp com plugin para Chrome
Plugin desenvolvido pelo Google avisa se há sinais de perigo e facilita denúncia para análise .
Como denunciar site falso? Ferramenta do Google permite reportar phishing
Plugins ajudam a fazer anotações, eliminar distrações e outros truques para quem está se preparando para o Enem, concurso ou outro tipo de prova
Ferramenta permite ocultar conteúdo sensível do mensageiro no PC
WhatsApp Web: como esconder conversas com o plugin Privacy Extension
Ferramenta do Chrome mostra como era a interface de um site no momento em que ele foi colocado no ar.
Como ver a primeira versão dos sites com a extensão Wayback Machine
Programa atualiza páginas ativas automaticamente.
Auto Refresh para Chrome: como usar e atualizar páginas automaticamente
Recurso permite usar o navegador com mais conforto durante a noite
Extensão Night Shift coloca o Chrome em modo noturno; veja como usar
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Google

Nossa Opinião

NOTA tt
10


Criada em 2010, a Chrome Web Store foi o primeiro passo do Google para fazer do Chrome algo mais do que um navegador de Internet e torná-lo uma plataforma. As extensões podem cobrir desde necessidades mais simples como integrar melhor o navegador ao Gmail ou oferecer uma ferramenta mais elaborada de captura de tela, até usos mais específicos, como editores de imagens completos e jogos.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Navegadores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Navegadores