Circuito Desafiante

Circuito Desafiante

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Conheça o Circuito Desafiante, a segunda divisão do LoL brasileiro

Julio César Puiati
por Julio César Puiati em 10/06/2019 17h55

O Circuito Desafiante é um torneio de League of Legends organizado pela Riot Games e funciona como uma espécie de segunda divisão do calendário brasileiro. O evento conta com dois splits por ano e com a participação de seis equipes. O vencedor de cada edição se classifica automaticamente para o CBLoL. Já o vice-colocado ganha uma chance de ascender à elite por meio da Série de Acesso. paiN Gaming é a atual campeã do campeonato.

História

O ''Circuitão'', como é carinhosamente apelidado pela comunidade, foi fundado em 2015 junto à reformulação do CBLoL. As duas primeiras edições contaram com mais de 18 participantes e foram realizadas em um formato totalmente diferente do atual. Naquela época, os times disputavam pequenos torneios com pontuações específicas. O primeiro colocado recebia 125 pontos, o segundo 75 pontos e assim por diante. Ao término do calendário, as melhores equipes do ranking avançavam diretamente à Série de Acesso. O sistema que conhecemos hoje só foi adotado em 2016.

Temporada 2016 – 1º split

Na primeira edição do novo regulamento, a Big Gods reinou soberana na fase de pontos. O time que contava com Rakin, Ranger e outros pro players famosos do cenário brasileiro venceu todas as suas partidas e carimbou vaga para o mata-mata sem muitas dificuldades. Nos playoffs, despacharam Brave e-Sports e Overload. A temporada foi disputada entre 18 de janeiro e 23 de fevereiro.

Participantes

2Kill Gaming
Big Gods
Brave e-Sports
Overloard
Keyd Warriors
Robot E-Sports

Temporada 2016 – 2º split
A segunda metade de 2016 ficou marcada por ótima campanha da Remo Brave. Naquela época, a equipe paraense se tornou uma das primeiras agremiações de futebol a investir em esports. Com campanha impecável na temporada regular (cinco jogos, cinco vitórias), o Leão classificou para os playoffs e não perdeu nenhuma partida. A organização derrotou IDM Gaming e Team Genesis, ambas por 3 a 0, e garantiu acesso ao CBLoL. O Circuitão do segundo split foi realizado entre 23 de maio e 21 de junho.

Participantes

CNB Infinity
e-Champ Gaming
IDM Gaming
INTZ Academy
Remo Brave
Team Genesis

Temporada 2017 – 1º split
O primeiro split de 2017, disputado entre 23 de janeiro e 28 de fevereiro, revelou alguns nomes conhecidos do público atual, como Vert, Shini, RedBert, Asbsolut, Nyu, DudsTheBoy. Naquela época, INTZ.Genesis e TSHOW realizaram a grande final do Circuito Desafiante. Quem levou foi a melhor foram os Bodes, que venceram por 3 a 2 e ascenderam ao CBLoL.

Participantes

IDM Pirata
INTZ.Genesis
Iron Hawks
Keep Gaming
ProGaming
TSHOW

Temporada 2017 – 2º split
Vivendo péssima fase no cenário brasileiro e com diversos problemas estruturais, a KaBuM! foi rebaixada em meados de 2017. Os Alaranjados, no entanto, se reergueram em grande estilo e venceram o segundo split do Circuitão em final disputada contra a Iron Hawks. TitaN, Zantins, Riyev e seus companheiros venceram por 3 a 0 e deram início a um legado de sucesso no CBLoL. A edição foi realizada entre 5 de junho a 7 de julho.

Participantes

Brave e-Sports
IDM Gaming
Iron Hawks
KaBuM! e-Sports
Merciless Gaming
Operation Kino

Temporada 2018 – 1º split
Novato no cenário competitivo, o Flamengo deu os seus primeiros passos no primeiro split de 2018. O Rubro-Negro apresentou inconstâncias durante a temporada regular e saiu derrotado na grande final para a IDM Gaming, mas conseguiu o acesso ao CBLoL contra a Team oNe na Série de Acesso. A edição, organizada pela Promo Arena, ocorreu nos dias 19 de fevereiro e 20 de março, no Rio de Janeiro.

Participantes

5Fox E-Sports
Flamengo eSports
IDM Gaming
Iron Hawks
Operation Kino
TSHOW

Temporada 2018 – 2º split
O segundo split de 2018 ficou marcado pela participação da paiN Gaming. A equipe brasileira mais antiga do cenário de League of Legends experimentou a sua primeira temporada longe da elite. A organização paulistana perdeu a final para os gaúchos da Redemption e não confirmou o tão esperado retorno à primeira divisão na Série de Acesso. A competição foi realizada entre 16 de julho e 14 de agosto, com a final acontecendo nos estúdios da Riot.

Participantes

Operation Kino
paiN Gaming
Redemption
Submarino Stars
Team oNe eSports
WP Gaming

Temporada 2019 – 1º split
Com presença das novatas Havan Liberty Gaming e Falkol, o primeiro split de 2019 será disputado entre 21 de janeiro e 19 de março nos estúdios da Riot Games em São Paulo. A paiN Gaming venceu o primeiro split do Circuitão 2019 em final contra a Team oNe. Com a vitória, o time se classificou para o segundo split do CBLoL 2019. Os Golden Boys ficaram com o vice-campeonato, mas conseguiram a vaga na Séria A do LoL brasileiro pela Série de Promoção.

Participantes

Falkol
Havan Liberty
Operation Kino
paiN Gaming
RED Canids
Team oNe eSports

Temporada 2019 – 2º split

Com presença da novata Rensga, que adquiriu a vaga da Operation Kino, e da rebaixada Vivo Keyd, o segundo split do Circuitão 2019 começa no dia 10 de junho. A final acontece no dia 17 de agosto. O vencedor garante vaga para o CBLoL 2020 e o segundo colocado disputa a série de promoção.

Participantes

Falkol
Havan Liberty
Rensga
paiN Gaming
RED Canids
Vivo Keyd

 

Fotos

ProGaming vence as duas partidas e segue na cola dos líderes; veja os destaques da semana no Circuitão
Guerreiros e a Matilha estão empatados com cinco vitórias cada; veja resultados e tabela do campeonato.
Matilha confirmou 100% de aproveitamento no campeonato; veja classificação de times atualizada de resultados da 2ª rodada
Flamengo e Team Liquid: equipes ganharam fama de vice-campeãs
Flamengo está entre 'vices dos esports'; veja times que perderam finais
Confira os resultados, classificação atualizada e principais momentos da primeira semana
Segunda etapa do campeonato começa nesta segunda-feira (10)
Partidas do Circuitão 2019 serão transmitidas ao vivo em lives nos canais oficiais da Riot Games
Vivo Keyd e Red Canids: segunda divisão do League of Legends brasileiro já tem seus elencos definidos
OPK e Havan Liberty escapam do relegation e continuam com suas vagas no segundo split do Circuito Desafiante
Golden Boys garante vaga no CBLoL, enquanto Keyd sofre rebaixamento inédito.

Opinião dos usuários

Fórum

Circuito Desafiante

Você ficou com alguma dúvida sobre Campeonatos ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Campeonatos