Cyto

Cyto

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Ajude esse pequeno ser vivo a recuperar sua memória em Cyto

Dário Coutinho
por Dário Coutinho em 01/03/2013 18h36

Cyto é um puzzle para iOS em que o objetivo é ajudar uma pequena criatura a recuperar sua memória. O personagem-título precisa usar propriedades elásticas para as mais de 81 fases, coletando pedaços de sua lembrança. O jogo lembra Angry Birds em alguns aspectos, mas a dificuldade elevada é um dos pontos forte da aventura.

A meta é alcançar o final de cada fase coletando todos os três pedaços de memória do serzinho. Eles simbolizam as “Três Estrelas” muito comuns em jogos casuais. Cyto movimenta-se na maioria das fases sendo arremessado, em um movimento de estilingue. Ele também pode despencar, usando a gravidade, em algumas fases.

Para jogar, basta tocar no personagem e deslizar o dedo até que um pequeno tracejado indicando a trajetória apareça. Caso a gosma que envolve a criatura fique vermelha, é sinal de que o lançamento não saíra conforme planejado. É necessário ficar atento aos locais onde ele pode aterrizar. Esses pontos são representados por pequenos filamentos que balançam em cima das células.

No início são apenas três mundos, mas atualizações futuras prometem trazer mais desafios a essa fofinha criatura. Cyto está disponível para iPhone, iPod Touch e iPad.

Nossa opinião

Cyto é um game diferente com uma proposta leve, porém, o jogo contém todos os elementos que o transformam em mais um daqueles games viciantes, que não queremos parar de jogar. A mecânica de movimentação do personagem no estilo Angry Birds, pode parecer repetitiva no começo, mas passadas algumas fases, Cyto se revela um jogo difícil e criativo.

Logo na terceira fase do primeiro mundo, o jogo já apresenta uma dificuldade acima do normal, tanto que os produtores incluíram no jogo a opção de desbloquear todas as fases. Contudo, essa opção exige que você efetue uma compra. Já no segundo mundo, o jogo apresenta uma grande variedade na maneira como você controla a criaturinha chamada Cyto.Sendo possível esticar, passar de uma célula para outra, conectar entre duas células e muito mais.

A música é um dos elementos mais bonitos do jogo, jogar sem fones de ouvido prejudica a experiência ao ponto de você imaginar que Cyto não é tão bom assim. Mas jogar com fones de ouvido é mais que recomendado para poder curtir toda a experiência do jogo. Outra coisa interessante de Cyto, é que diferente de Angry Birds, o método de “tentativa e erro” pode levar o jogador a lugar nenhum. É preciso pensar onde Cyto irá ser arremessado para poder concluir os objetivos.

Um dos grandes trunfos do jogo é ensinar ao jogador ao longo de cada fase. Cyto vai aprendendo habilidades novas que possibilitam concluir com facilidade fases específicas.  O interessante é que essas habilidades podem ser utilizadas também em fases anteriores, facilitando a vida do jogador na hora de fazer as maiores pontuações.

À princípio, Cyto pode parecer mais um jogo casual. Mas, com sua arte única, aliada a uma trilha sonora envolvente, revela-se um agradável passatempo, fortemente indicado para os fãs de puzzles mais difíceis e não apenas para o público casual. A curva de aprendizado do game é interessante, pois estimula o jogador revisitar fases anteriores para aumentar a pontuação.

Prós
  • Trilha sonora
  • Mecânica inovadora
  • Visual artístico
Contras
  • Dificuldade elevada
  • Pouca variedade de movimentos no começo

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Chillingo Ltd.

Lançamento

21/02/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

Cyto é um game diferente com uma proposta leve, porém, o jogo contém todos os elementos que o transformam em mais um daqueles games viciantes, que não queremos parar de jogar. A mecânica de movimentação do personagem no estilo Angry Birds, pode parecer repetitiva no começo, mas passadas algumas fases, Cyto se revela um jogo difícil e criativo.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de arcade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de arcade