Dexpot

Dexpot

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Obtenha até 20 áreas de trabalho para organizar suas tarefas com o Dexpot

Marcela Vaz
por Marcela Vaz em 24/09/2013 17h30

Dexpot é um gerenciador de desktops para Windows que permite ao usuário distribuir janelas por entre quatro áreas de trabalho. É possível visualizar as áreas de trabalho separadamente (em tela cheia) ou em uma única tela dividida em quatro partes iguais. A aplicação é compatível com as versões 7, 8, Vista SP2 e Server 2008 R2 do Windows.

Ao baixar Dexpot, execute o arquivo salvo no computador. Prossiga com a instalação na janela de diálogo que se abrir. Ao final do processo, estarão automaticamente disponíveis quatro desktops na barra de menu da área de trabalho. Para não gerar confusão no gerenciamento das partes, os desktops são numerados e, ao passar do mouse, são descritos quais programas e sites estão abertos em cada um deles.

Há mais de um caminho para se acessar as ferramentas oferecidas por Dexpot. Além dos desktops que podem ser facilmente selecionados na barra de menu do Windows, as configurações e a maioria dos recursos são exibidos ao se abrir o aplicativo. Para tal, dê um duplo clique no ícone do software localizado na área de trabalho ou na pasta de programas instalados para abrir o menu flutuante com as opções.

Dentre as opções estão diversos formatos de visualização dos quatro desktops. É possível selecionar todos e gerenciar os desktops de várias maneiras. Estão disponíveis lista de janelas, prévia em tela inteira, gestor de desktop, prévia de desktop, janelas, aplicativos atribuídos, além de outros recursos de configuração.

Para dividir a tela de Dexpot com as quatro áreas de trabalho, selecione a opção “prévia em tela inteira”. Antes de experimentar cada opção, você pode conferir como a aparência ficará através dos ícones que representam cada uma delas.

Ao visualizar as quatro áreas de trabalho em uma única tela, você saberá a que está ativa pelo brilho branco em torno de sua margem.

É possível mover todas as janelas abertas em uma área de trabalho para qualquer uma das outras ao pressionar o botão esquerdo do mouse sobre o desktop e arrastá-lo. Se você deseja fazer uma cópia das janelas abertas para outro desktop, pressione o botão esquerdo do mouse, segure a tecla Ctrl e depois solte as janelas em outro desktop.

Dexpot pode ser fechado através da tecla ESC do teclado. A área de trabalho anteriormente ativa volta à tela do Windows. Mas se você deseja fechar uma única janela de um desktop, clique e segure com o botão esquerdo do mouse por alguns segundos. Solte quando a janela ficar com a margem vermelha. Dê um clique com o botão esuqerdo do mouse para que a janela se feche.

Mas, digamos que você queira fechar várias janelas em mais de uma área de trabalho. Clique e segure sobre o espaço preto vazio entre os desktops com o botão esquerdo do mouse. Todas as janelas ficarão com margens vermelhas. Clique naquelas janelas que você gostaria de apagar com o botão esquerdo do mouse. Clique no espaço preto vazio novamente para sair do modo de fechamento.

Dexpot permite que se dê zoom em uma janela. Clique na área de trabalho em que você gostaria de zoom com o botão do meio do mouse. Clique com o mesmo botão em uma área de trabalho novamente para tirar o zoom. Outra forma de ampliar uma janela é passar o mouse sobre a janela e, em seguida, usar a tecla espaço. Saia do modo de zoom com outro toque na tecla de espaço.

A fim de obter uma visão completa do que está acontecendo em todos os seus desktops, Dexpot permite-lhe visualizar todas as janelas de todos os desktops de uma só vez. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o espaço preto vazio entre os desktops.

Nossa opinião

O aplicativo Dexpot cria quatro desktops virtuais para Windows, de modo que o usuário possa gerenciar programas e sites abertos em diferentes grupos e administrar melhor o seu trabalho e tarefas do dia. Por isso, o Dexpot pode ser uma ferramenta útil para o profissional que executa muitas funções ao mesmo tempo.

Dexpot possui uma interface simples, com opções objetivas e práticas, que facilitam  o acesso aos recursos e ferramentas pelo usuário. Como há boa variedade de formatos de visualização dos desktops virtuais, o usuário pode escolher o que mais se adequa ao seu método de trabalho.

Embora as ferramentas sejam práticas, por haver uma gama de possibilidades e de atalhos para o gerenciamento das áreas de trabalho, o usuário pode encontrar alguma dificuldade no início, mas nada que a prática não ajude na memorização das ferramentas com o tempo.

Para o profissional que executa muitas funções no trabalho e, por isso, abre uma variedade de programas e sites, usar dois ou mais desktops virtuais pode ser uma ótima forma de organizar os tipos de tarefa. Uma das possibilidades é agrupá-los em diferentes desktops para não se confundir e encontrar o que procura com mais facilidade.

Prós
  • Ferramentas úteis e práticas
  • Fácil de se usar
  • Menu em Português
Contras
  • A usabilidade e a interface da aplicação podem ser aprimoradas

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Dexpot

Lançamento

01/04/2014

Versão

1.6.12

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

O aplicativo Dexpot cria quatro desktops virtuais para Windows, de modo que o usuário possa gerenciar programas e sites abertos em diferentes grupos e administrar melhor o seu trabalho e tarefas do dia. Por isso, o Dexpot pode ser uma ferramenta útil para o profissional que executa muitas funções ao mesmo tempo.

Opinião dos usuários

Fórum

Dexpot

Você ficou com alguma dúvida sobre Personalização ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Personalização