Pequeno utilitário mede a velocidade do seu HD e unidades de rede

Sendo técnico de hardware ou não, se você precisa saber a velocidade com que seus discos rígidos trabalham, programas de benchmark como o DiskMark podem ajudar. Este pequeno software executa testes personalizáveis de leitura e gravação, mostrando em tempo real os resultados enquanto eles são adquiridos, na forma de números e gráficos.
Recursos
O DiskMark é capaz de executar testes em qualquer drive que esteja mapeado em seu computador, seja ele um disco rígido, pendrive ou unidade de rede – no caso deste último, a velocidade medida é a da rede, não a do dispositivo em si.
Para executar as verificações, você deve definir algumas opções já na primeira tela (imagem ao lado). Segue explicação do que cada opção faz:
Disk Drive: permite selecionar o drive a ser analisado. Clique na lista para ver quais unidades podem ser verificadas.
Set Size: use este campo para definir, em megabytes, a quantidade de dados a ser gravada no arquivo de teste.
Rounds: especifique neste campo o número de vezes que o Set Size será gravado no arquivo de teste. Exemplo: definindo o Set Size como 10 e o Rounds como 5, o arquivo final de teste terá 50 MB.
Runs: digite neste campo a quantidade de vezes que o teste deve ser executado. Quanto maior o número, melhor, pois o DiskMark faz um cálculo do desempenho médio. O valor recomendado é entre 25 e 100.
Allow Intermediate Caching: marque esta opção para habilitar o uso do cache e melhorar a realização do teste.
É importante ressaltar que, dependendo do estado de conservação do dispositivo e da quantidade de dados gravados nele, os resultados dos testes podem variar.