Google Duo

Google Duo

9.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Google Duo faz videochamadas mesmo com internet do celular lenta

Paulo Alves
por Paulo Alves em 25/08/2016 19h11

O Google Duo é um aplicativo de videochamadas do Google, lançado no evento Google I/O 2016 e integrado com o mensageiro Google Allo. Além do aplicativo de conversas, o programa de chamadas por vídeo foi anunciado junto com o Google Assistant, o Google Home e o Android N. Semelhante a programas como Skype e FaceTime, o app permite fazer chamadas por vídeo e funciona até em conexões lentas, como 2G. O app usa o número do celular, assim como o WhatsApp.

As videochamadas do Duo passam por criptografia com base no número do celular. A função Knoc Knoc traz uma prévia do que as pessoas estão fazendo na outra ponta da linha, antes mesmo de o dono do smartphone atender a ligação, ou seja, é possível ver o rosto de quem está ligando antes mesmo de atender uma ligação.

Disponível para smartphones Android e iPhone (iOS), o Google Duo começou a funcionar no Brasil em agosto de 2016.

Nossa opinião

Duo é um app de videochamadas do Google, e a qualidade do aplicativo mostra que a aposta pode dar certo. O programa oferece alta qualidade na conexão Wi-Fi, 3G e 4G, com vídeo que se adequa à estabilidade da rede. Embora não seja infalível – o Duo pode pausar a chamada quando o sinal cai – é, certamente, um dos melhores disponíveis para Android e iPhone (iOS).

O app é supostamente capaz de funcionar até na lenta conexão 2G (Edge). Em testes, ele mostrou dificuldades para iniciar uma chamada e raramente operou bem. No 3G, os resultados são melhores, mas há certa latência do vídeo – o som, por outro lado, soa com perfeição. O desempenho fica melhor mesmo com de redes 4G e Wi-Fi. No entanto, o que realmente impressiona é a facilidade que o app transita entre várias redes no meio de uma chamada e não deixa ela cair. Ao trocar do 3G para o Wi-Fi, por exemplo, você vê uma notificação na tela avisando que a conexão mudou, mas o vídeo permanece intacto.

O cadastro é rápido, por meio do número de telefone, pois não requer criação de conta com e-mail e senha. A partir daí, basta convidar amigos que estão na agenda para começar a conversar por vídeo. Com um toque, a chamada é iniciada com alguém quase imediatamente, que você pode ver até antes de atender.

O ponto negativo é a falta de recursos. Além de colocar o microfone no mudo, mudar o vídeo entre as câmeras traseira e frontal e escolher qual imagem manter em tela cheia (a sua ou a do contato), não há recursos extras. Esqueça videochamadas em grupo, chat por texto, somente voz ou envio de imagens, stickers e outros arquivos. O app é feito somente para ligações usando vídeo, e o Google aposta suas fichas justamente nisso para ter um produto bem-sucedido. Fica a dúvida se o Duo vai ganhar popularidade ou não. Por enquanto, poucos amigos não agenda têm o aplicativo instalado. 

Prós
  • Interface bonita
  • Fácil de usar
  • Transita entre conexão móvel e Wi-Fi
Contras
  • Poucas funções
  • Sem videochamadas em grupo

Fotos

Mensagens são apagadas definitivamente algumas horas após visualizadas.
Por padrão, mensagem permanece disponível por até um dia após ser visualizada.
Recado com até 30 segundos pode ser deixado caso a ligação não seja atendida.
Mensagens somem em até 24 horas e são protegidas por criptografia de ponta a ponta.
Acessórios compreendem fala do usuário e exibem instruções na tela touch.
Google aposta em smart displays; entenda classe de eletrônicos inteligentes
Realidade virtual também deve marcar presença em conferência do Google
O Google adicionou a função de chamadas de voz ao Duo, que antes era focado apenas em chamadas de vídeo.
Stickers locais e engraçados com a cara do brasileiros ajudam ao mensageiro fazer frente ao WhatsApp.
Passo a passo ensina como fazer chamadas de vídeo pelo celular com o mensageiro do Google.
Apesar do anúncio global, download não está disponível no Brasil. Aplicativo é compatível com 78 idiomas.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Google

Lançamento

18/05/2016

Versão

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

Duo é um app de videochamadas do Google, e a qualidade do aplicativo mostra que a aposta pode dar certo. O programa oferece alta qualidade na conexão Wi-Fi, 3G e 4G, com vídeo que se adequa à estabilidade da rede. Embora não seja infalível – o Duo pode pausar a chamada quando o sinal cai – é, certamente, um dos melhores disponíveis para Android e iPhone (iOS).

Opinião dos usuários

Fórum

Google Duo

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais