Eleitor 2010

Eleitor 2010

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Tenha acesso a um observatório das eleições

TechTudo
por TechTudo em 08/06/2010 14h42

Votar é um dos exercícios máximos da cidadania e por isso mesmo deve ser pensado e feito com responsabilidade. Sem isso a democracia se enfraquece e a escolha eleitoral se sucateia, gerando resultados promíscuos na política, que se refletem de maneira muito danosa à um local e sua sociedade.

Porém, nem sempre é tão simples fazer uma escolha. Ao contrário, normalmente ela é muito complicada, até mesmo pela grande responsabilidade que a permeia. No Brasil, onde a falta de consciência política dos principais envolvidos (não só dos políticos, mas todos os cidadãos) foi e ainda é frequentemente constatada em sua história, esse pode se colocar como um desafio para o eleitor.

Eleições 2010Eleitor 2010 se coloca como uma ótima ferramenta, com grande potencial para colaborar com a escolha dos eleitores. Uma vez acompanhado pelo usuário ele pode auxiliar em decisões mais bem estabelecidas frente a um ano de eleições tão importantes, gerando resultados que só tem a ser mais benéficos para o Brasil. O objetivo do website é funcionar como um observatório, ao mesmo tempo em que apela para a cidadania, fomenta a politização e educa o cidadão para ter interesse na política.

Cartilha do eleitor

O eleitor possui uma responsabilidade de caráter único em sua sociedade e até mesmo para o mundo. Cada voto representa uma escolha ou protesto, uma voz que, no coletivo, representa a sociedade. Acima de tudo, é necessário um comportamento ético, com a consciência de que cada um é parte essencial de um organismo de manutenção e fiscalização.

É por todos esses motivos que o cidadão que usará de seu voto para decidir por um representante ou idéia deve estar consciente de sua responsabilidade ao fazê-lo. O reconhecimento de tal consciência como pré-requisito básico para exercer seu direito de votar é de importância ímpar. É só dessa forma que o eleitor é capaz de fazer escolhas saudáveis para o grupo ou sociedade em que vive e com a qual convive.

Atividade contra a corrupção

Freqüentemente o brasileiro convive com situações de corrupção que surgem desde as campanhas eleitorais e prenunciam o comportamento daqueles que de candidatam às eleições. Em tempos de votação, é preciso que o próprio brasileiro reconheça sua responsabilidade em cada um desses casos e adote de uma vez por todas seu papel no combate à corrupção eleitoral.

EleitorEleitor 2010 é um serviço online que trabalha justamente nesse sentido. A página oferece ao cidadão duas vias de ação que, em conjunto, permitem o fortalecimento da democracia e mais força para o voto consciente. Através deles as eleições do ano de 2010 ganham um reforço mais eficiente e efetivo para o eleitor.

Crescendo através do conceito de participação colaborativa, Eleitor 2010 se coloca como um recurso em potencial para o eleitor que tem consciência da importância única de seu voto em um momento como esses. A idéia básica da página e monitorar as eleições do ano de 2010 e, ao mesmo tempo, oferecer dados sobre tal monitoramento para o próprio eleitor.

O ideal é que, ao mesmo tempo em que explora e acompanha a página para conhecer casos de corrupção e os envolvidos nos mesmos o eleitor tenha uma postura ativa nesse sentido, denunciando casos os quais também tenha conhecido. A página funciona como um porta-voz para o eleitor e ao mesmo tempo um organismo vigilante vivo, sempre em crescimento, que oferece maior embasamento para o cidadão no momento de sua escolha.

Voz e Vigilância

CorrupçãoEleitor 2010 é um projeto apartidário e sem fins lucrativos. Ao contrário, ele é constituído pela ótica do próprio eleitor consciente, estimulando tal consciência. Utiliza-lo é bastante simples. Ao acessar a página você terá acesso automático a um agregado de conteúdos sobre as campanhas eleitorais em todo o Brasil. É possível conferir e ser alertado por celular ou e-mail sobre relatos de casos de corrupção em pré-campanhas, campanhas eleitorais, dias de eleição e na categoria chamada “eleições com humor”, que se refere a charges e piadas de cunho eleitoral. Alguns dos relatos são verificados pelos organizadores e atestam credibilidade, enquanto outros não obtiveram verificação. Além disso, alguns trazem uma seleção reportagem e repercussões na imprensa, ideal para quem deseja se aprofundar mais no ocorrido.

Para colaborar, você pode deixar seu próprio relato na página, denunciando irregularidades em geral, como fraudes, bocas-de-urna, comícios e carreatas no dias das eleições. É possível enviar e monitorar conteúdo não só diretamente pela página, como por SMS, e-mail e até mesmo Twitter. Os testemunhos podem ser escritos, além de fotos, vídeos, depoimentos e áudios de denúncia.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Paula Góes e Diego Casaes

Lançamento

08/06/2010

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre E-books e cultura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-books e cultura