ESET Social Media Scanner

ESET Social Media Scanner

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Encontre atividade maliciosa no Facebook com o ESET Social Media Scanner

Marvin Costa
por Marvin Costa em 05/01/2014 13h20

O ESET Social Media Scanner é um aplicativo que funciona como um filtro antivírus capaz de encontrar ameaças em perfis do Facebook e do Twitter. De maneira rápida e fácil ele verifica se há alguma qualquer atividade maliciosa acontecendo que envolva o seu perfil ou o dos seus amigos na rede social.

Ao clicar sobre o ESET Social Media Scanner, ele iniciará uma busca detalhada em todas as suas publicações e também as de seus amigos. Os resultados são apresentadas através das quatro abas da página do aplicativo, são elas: relatório de status, histórico de rastreamento, centro de segurança e configurações.

A aba relatório de status é responsável por apresentar todos objetos suspeitos encontrados. Cada item suspeito é tratado como uma ameaça que poderá ser removida clicando sobre a opção “solucionar”. A partir daí o usuário poderá manter o conteúdo suspeito evidente em sua linha do tempo ou informar qualquer tipo de ameaça ao suporte do Facebook através da opção “denunciar/marcar como spam”. Caso o conteúdo seja identificado como normal, o ESET Social Media Scanner pode ignorar o resultado. Para que isso aconteça, basta que o usuário clique sobre a opção “Ignorar”.

A aba “histórico de rastreamento”, registra todas as buscas realizadas, organizando cada uma delas pelo horário de início, o tipo de rastreamento realizado e se foi encontrado qualquer tipo de conteúdo malicioso.

Em “centro de segurança”, o usuário encontrará seu status de proteção no Facebook. Um gráfico chamado “Nível de privacidade”, define o quão fechado para bisbilhoteiros e ameaças está o seu perfil. É nesta categoria que a ferramenta mostrará qualquer tipo de brecha que poderá ser usada contra você por criminosos virtuais e, também, itens de privacidade que necessitem ser revisados. Na mesma aba podem ser encontrados links que alteram configurações importantes de seu perfil no Facebook.

Em “Configurações” se encontram opções importantes relativas as estão as notificação por e-mail e o rastreamento automático do aplicativo. Caso o aplicativo esteja configurado para o rastreamento automático, o usuário poderá marcar a opção de relatórios automáticos por e-mails, que é a maneira mais simples e rápida de monitorar qualquer tipo de ameaça em sua conta.

O rastreamento realizado pelo aplicativo visa encontrar ameaças na linha do tempo e, também, em perfis de seus contatos no Facebook. Ao iniciar o ESET Social Media Scanner, o usuário pode determinar se a ferramenta irá verificar os perfis de amigos para saber se há alguma mensagem maliciosa sendo enviada ou compartilhada em suas linhas do tempo e receberá um relatório completo pelo e-mail cadastrado para acessar o Facebook.

Nossa opinião

O Eset Social Media Scanner é uma interessante ferramenta criada para encontrar qualquer tipo de atividade maliciosa em um perfil ou em sua rede de contatos no Facebook e no Twitter, sem que haja necessidade de baixar um aplicativo específico para isso. Vinculado a uma conta, a ferramenta passa a funcionar automaticamente e envia relatórios por e-mail sempre que um rastreamento for realizado.

Com funcionamento dentro do Facebook, o Eset Social Media Scanner apresenta visual simples e de fácil manuseio, mesmo por pessoas que não possuam experiência com softwares antivírus. Para usuários do Twitter, o rastreamento de atividades maliciosas é feito através do site oficial do Eset Social Media Scanner, por esse motivo não há um escaneamento automático para usuários do microblog, como acontece no aplicativo para Facebook.

Os resultados apresentados são mostrados através da aba de relatório de status. É através dela que qualquer tipo de ameaça será exemplificada e sanada, caso seja realmente algo que possa colocar sua conta em perigo. Na maioria das buscas, a ferramenta não identifica ameaças reais, apenas conteúdos que podem ser definidos como spam ou compartilhamentos idênticos de vídeos e fotos.

O antivírus social da Eset peca por não exemplificar qual é o tipo de ameaça e por não qualificar o grau de risco envolvido na atividade. Em muitos casos, ameaças encontradas não passam de uma publicação normal de status de uma amigo que foi compartilhada por outro contato que também conta em sua lista de amigos, comprometendo a eficácia do serviço.

Mas a ferramenta realmente funciona para identificar fraudes que marcam perfis de usuários em publicações que levam a links maliciosos. A solução sugerida pela plataforma para que uma ameaça seja repelida é excluir a publicação maliciosa de sua linha do tempo e marcá-la como spam. Desta maneira, além de repelir o ataque contra sua conta, você avisará o suporte técnico do Facebook ou do Twitter que identificou tal atividade.

Os usuários do Facebook que aderirem ao escâner social da eset podem ativar o rastreamento automático e receber relatórios no e-mail cadastrado para acessar suas contas na rede social. Esta é uma maneira prática e que não necessita de qualquer tipo de comando por parte do usuário para ativar o serviço e deixar sua conta mais protegida.

 

Prós
  • Fácil de usar
  • Envia relatórios por e-mail
  • Encontra publicações suspeitas realizadas por seus amigos
Contras
  • Marca publicações normais como maliciosas

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

ESET

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

O Eset Social Media Scanner é uma interessante ferramenta criada para encontrar qualquer tipo de atividade maliciosa em um perfil ou em sua rede de contatos no Facebook e no Twitter, sem que haja necessidade de baixar um aplicativo específico para isso. Vinculado a uma conta, a ferramenta passa a funcionar automaticamente e envia relatórios por e-mail sempre que um rastreamento for realizado.

Opinião dos usuários

Fórum

ESET Social Media Scanner

Você ficou com alguma dúvida sobre Antivírus ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Antivírus