Este mundo da injustiça globalizada

Este mundo da injustiça globalizada

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Pequeno texto de Saramago, maior autor da literatura portuguesa

TechTudo
por TechTudo em 18/06/2010 15h15

Um dos maiores ícones intelectuais da atualidade, José de Sousa Saramago deixou um enorme e brilhante legado para a literatura da língua portuguesa. A grande popularidade de alguns de seus livros, como o bestseller Ensaio Sobre a Cegueira, inclusive adaptados para o teatro e o cinema, foi apenas mais um indicador de sua importância literária.

O autor

Nascido em uma pequena vila portuguesa em 1922 e falecido em 2010, José Saramago foi um escritor bastante flexível em sua atuação. Escreveu não só romances, nos quais trabalhou de maneira mais intensa, lançando 16 títulos, mas também poemas, crônicas, contos, peças teatrais, diários de memórias e até mesmo um livro infantil (A Maior Flor do Mundo) e outro de viagem(Viagem a Portugal). Utilizando-se de períodos compridos, entremeados por características muito próprias, como na exposição dos diálogos e pontuação, caracterizou-se por um estilo única na literatura contemporânea

Mas foi seu brilhantismo e estilo diferencial que representaram seus maiores louros e o tornaram o maior responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. José Saramago foi o ganhador do único Prêmio Nobel de Literatura de língua portuguesa, no ano de 1998. Não à toa, o autor conquistou também o Prêmio Camões, a mais importante premiação literária da língua.

Conhecidamente ateu e ibérico, com intensas opiniões sobre religião e política, José Saramago foi parte de discussões polêmicas, frequentes em sua carreira. O autor tocou e deu foco a questões como a oposição à Igreja Católica, à guerra no Iraque, as repercussões do Holocausto e as mazelas do capitalismo, constantemente suscitadas e reforçadas mais ou menos claramente através de suas próprias obras.

Saramago: Este mundo da injustiça globalizada

Este mundo da injustiça globalizada se trata, na realidade, do texto escrito e lido por José Saramago na cerimônia de encerramento do Fórum Social Mundial em 2002. Nele, ficam mais claramente expressas algumas das opiniões do autor sobre as questões sociais, refletoras da economia e política do mundo capitalista. Aqui no Baixatudo você pode baixar o texto na íntegra, em formato PDF e totalmente gratuito.

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Domínio Público

Lançamento

18/06/2010

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre E-books e cultura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre E-books e cultura