Europa Universalis IV

Europa Universalis IV

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Europa Universalis IV, a nova versão do clássico da estratégia

Felipe Velloso
por Felipe Velloso em 14/08/2013 11h30

Europa Universalis é considerada a maior série de games dentro do nicho “Grand Strategy” (estratégia grandiosa), marcada por sua complexidade absoluta e a necessidade de se pensar a todo tempo em longo prazo.

Em Europa Universalis o jogador irá selecionar um pequeno governo (indo de grandes nações como Portugal e França, até a Tribo de Mali ou um Ducado de Orleans) durante o século XIV e administrá-lo até o fim da campanha em meados do século XIX. Para fazê-lo será necessário administrar a fundo a diplomacia, a economia, os avanços tecnológicos e as campanhas militares do seu governo, em uma tentativa de torná-lo ou mantê-lo relevante para o nosso mundo.

Jogabilidade

Europa Universalis IV não foge do padrão estabelecido nos jogos anteriores, ainda que a empresa continue na busca por criar uma interface cada vez mais fácil para novatos do gênero. O jogo funciona em tempo real, mas você pode pausá-lo a qualquer momento e ajustar sua velocidade para que ele se torne muito mais lento e fácil de ser administrado.

Visualmente o jogo conta com o Mapa do mundo dividido em diferentes províncias. Aquelas que fazem parte do seu território podem ser ajustadas pelo jogador para alcançar os padrões econômicos, culturais e tecnológicos desejados, especialmente por parte das construções naquele território que oferecem vantagens diferentes.

Ao clicar sobre uma província fora do seu domínio, você poderá ver estatísticas sobre ela e diferentes interações, com um destaque para as opções diplomáticas com a nação escolhida. As outras grandes ferramentas de interação do jogo são os diversos painéis administrativos onde você poderá ajustar cada pequeno detalhe: do nível da inflação até as suas políticas migratórias.

Entre todo este processo burocrático, você também poderá guerrear, montar grandes exércitos e colonizar as nações menos tecnológicas do mundo, estendendo sua cultura e seus ideais para o resto do globo.

Novidades

As principais novidades ficam por um novo e robusto modo multiplayer, agora com uma experiência mais diferenciada do jogo usual, como um modo cooperativo onde mais de um jogador controlam a mesma nação. Os acessos e o ritmo dos modos tradicionais também foram amplamente aperfeiçoados para que jogar com os outros seja tão interessante quanto jogar sozinho.

Todo o sistema econômico foi refeito para valorizar ainda mais o período mercantilista e os grandes centros de comércio e troca do mundo moderno. A construção de edifícios e criação de leis também foram melhoradas para dar opções mais únicas a cada país do globo.

Nossa opinião

Europa Universalis IV é um dos melhores jogos do gênero da estratégia (grand strategy), com muita complexidade e uma enorme variedade de coisas a serem administradas. Apesar de ser um título muito completo e excelente, ele não é recomendado a qualquer jogador, sendo mais recomendado para fãs de história, política e muita estratégia.

Europa Universalis IV é o mais acessível entre os jogos da Paradox, contando com uma interface mais simples e polida que visa assustar menos os não iniciados na série. Apesar disso, controlar nações durante o escopo de séculos não é uma tarefa trivial e este jogo não é recomendado para qualquer um, precisando de um certo grau de paciência e pensamento estratégico para cumprir seus objetivos na esfera global.

O jogo se liberta um pouco mais do que seus antecessores no quesito de se libertar mais das amarras históricas, com menos eventos obrigatórios que vão frear o seu país de fazer algo diferente do que ocorreu no mundo real. Você quer que a Rússia seja uma potência colonialista que conquiste os Astecas? Isso é perfeitamente possível, assim como transformar Portugal em uma potência militar em campanhas para anexar a Espanha.

A nova simplicidade se encontra na diminuição de menus e botões por todos os lados, que foram incorporados a outras funções ou foram automatizados. Desta forma, jogar Europa Universalis IV se torna mais intuitivo, já que os menus e as ações disponíveis se separam em menus pequenos direcionados ao mesmo tema e ação.

Outra adição bem interessante para o jogo foram as missões a curto prazo, que dão aos jogadores um objetivo que eles podem seguir para conseguir determinados benefícios. Estes objetivos variam de coisas como conquistar certo território, até reformar alguma lei ou melhorar a balança comercial do país. Em um jogo onde não se tem um final claro, e você decide completamente as ambições que deseja para a sua nação, eles dão um pouco de linearidade para as pessoas que ficam perdidas com tamanha liberdade.

Visualmente também ocorreu um grande avanço desde o terceiro jogo da série. O novo belíssimo mapa é ainda mais interativo e interessante, mostrando coisas fantásticas como a mudanças de estações que afetam o visual das diferentes regiões do mundo, mostrando o efeito das diferentes estações do ano. O som ainda continua semelhante ao que era anteriormente, com belas músicas que podem cansar pela sua repetição contínua.

O modo Multiplayer também foi amplamente melhorado e permite que até 32 jogadores se enfrentem pela supremacia mundial. Com servidores rápidos e funcionais, e muitas opções para encontrar a partida ideal para você, jogar com os amigos se tornou muito mais interessante.

Prós
  • Interface mais simples e intuitiva
  • Complexidade e profundidade em todas as nações
  • Possibilidade múltiplas e abertas para conduzir o seu jogo
Contras
  • Pouca variedade musical
  • O continente americano precisa ser melhor desenvolvido em termos de nações indígenas

Fotos

Conversamos com Abraão Caldas de Santana, um dos desenvolvedores que participou da maratona, além de organizadores. Todos contaram detalhes sobre o evento para a coluna Geração Gamer.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Paradox Interactive

Nossa Opinião

NOTA tt
8.3

Europa Universalis IV é um dos melhores jogos do gênero da estratégia (grand strategy), com muita complexidade e uma enorme variedade de coisas a serem administradas. Apesar de ser um título muito completo e excelente, ele não é recomendado a qualquer jogador, sendo mais recomendado para fãs de história, política e muita estratégia.

Opinião dos usuários

Fórum

Europa Universalis IV

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de estratégia ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de estratégia