EVO

EVO

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Saiba tudo sobre todas as edições da EVO

Luís Ricardo Freitas
por Luís Ricardo Freitas em 25/05/2018 16h42

A EVO, sigla para Evolution Championship Series, é o maior evento anual de esports para os jogos de luta, sendo tratado como o mundial de seu gênero. Atletas amadores e profissionais de todos os continentes, em sua maioria norte-americanos ou japoneses, somam-se em milhares de jogadores devido ao seu sistema aberto de inscrições. As partidas da EVO são, atualmente, disputadas no sistema de eliminação dupla, em que o participante tem direito a partidas de repescagens antes de sua eliminação definitiva.

Tradicionalmente, a EVO é o maior palco para a exibição de disputas em diversas franquias do gênero como Street Fighter, Marvel vs. Capcom, Tekken, Super Smash Bros e outras dezenas de jogos. Os luxuosos hoteis da cidade de Las Vegas foram adotados pela organização do evento desde 2005 como locais do campeonato. Além das competições profissionais acompanhadas das melhores premiações do ano, as produtoras costumam utilizá-lo para a promoção, anúncio e lançamento de seus jogos.

História da EVO

Antes que a história dessa competição alcancasse o patamar atual, a EVO passou por um bom tempo recebendo atenção exclusiva dos fãs de nicho de jogos de luta. Embora sua primeira edição com o nome Evolution Championship tenha acontecido em 2002, o torneio foi concebido originalmente como Battle by the Bay em 1996, sendo fundado pelos irmãos Tom e Tony Cannon (também fundadores do site Shoryuken, o mais importante de seu gênero) e seus amigos Joey "MrWizard" Cuellar (atual chefe organizador) e Seth Killian. Com este nome, possuiu três edições: 1996 (B3), 2000 (B4) e 2001 (B5).

Os jogos da Capcom vêm protagonizando todas as edições da EVO, em especial Street Fighter, já que a comunidade de jogadores dos EUA e Japão dá mais suporte às séries desta empresa. Pode-se dizer que há três grandes fases do evento:

1) o final da década de 90 e metade inicial dos anos 2000, período em que o gênero dos jogos de luta saiu do auge do sucesso para o declínio da impopularidade;

2) o final da década de 2000 e o começo dos anos 2010, com o ressurgimento de franquias em jogos completamente novos que, ao agregar jogadores casuais, trouxe glória para a EVO;

3) a década dos anos 2010, na qual o espetáculo atingiu profissionalismo tanto por parte de estrutura, quanto apoio recebido das produtoras nas premiações aos vencedores, suporte de transmissões ao vivo e profissionalização dos atletas por equipes de esports.

Respectivamente, Marvel vs. Capcom 2, Street Fighter IV e Street Fighter V são os carros chefes destes períodos acima. Especialmente por respeito à tradição da comunidade, os títulos adquiridos nos torneios B3, B4 e B5 são considerados parte dos rankings da Evo. O norte-americano Justin Wong é o atual maior vencedor da EVO com 9 títulos, seguidos de 6 vitórias de do japonês Daigo Umehara e outras 5 vitórias para o sul-coreano Seon-Woo "Infiltration" Lee.

1996 (B3: Battle By the Bay)

Realizada em Sunnyvale (Califórnia, EUA) somente dois jogos em suas versões arcade fizeram parte desta primeira edição: Super Street Fighter II Turbo - que seria recorrente até o ano de 2010 - e Street Fighter Alpha 2, jogo lançado neste mesmo período. O evento foi divulgado via internet e mesmo que ela estivesse em seus primeiros anos de uso popular, a B3 reuniu 40 participantes. Graças aos jogadores advindos de outros países como Canadá e Kuwait, o torneio é considerado o primeiro mundial de jogos de luta.

Top 3 de Super Street Fighter II Turbo

1º Graham "GWolfe" Wolfe (EUA)
2º Jason "xrolento" Nelson (EUA)
3º Mike "Watts" Wattson (EUA)

Top 3 de Street Fighter Alpha 2

1º Alex "CaliPower" Valle (EUA)
2º John "ChoiBoy" Choi (EUA)
3º Jason "xrolento" Nelson (EUA)

Depois disso, o Battle by the Bay teria um hiato de quatro anos. Entretanto, em 1998 viu-se nascer a primeira rivalidade através dos oceanos na final mundial de Street Fighter Alpha 3: Daigo vs. Alex Valle. Com a vitória do japonês, "Japão X EUA" tornaria-se um confronto recorrente de atletas em todas as edições posteriores, caracterizando a EVO como uma disputa entre Ocidente e Oriente.

2000 (B4 Championships)

Os irmãos Cannon, agora apoiados por MrWizard e Seth Killian (futuro gerente comercial da série Street Fighter), finalmente apresentam a segunda edição do evento num momento que a Capcom brilha no mercado dos jogos de luta. Três novos jogos fizeram parte da line-up da B4.

Top 3 de Super Street Fighter II Turbo

1º Mike "Watts" Wattson (EUA)
2º Alex "CaliPower" Valle (EUA)
3º John "ChoiBoy" Choi (EUA)

Top 3 de Street Fighter Alpha 2

1º Alex "CaliPower" Valle (EUA)
2º John "ChoiBoy" Choi (EUA)
3º Thao Duong (EUA)

Top 3 de Street Fighter Alpha 3

1º John "ChoiBoy" Choi (EUA)
2º Alex "CaliPower" Valle (EUA)
3º Thao Duong (EUA)

Top 3 de Street Fighter III 3rd Strike

1º Alex "CaliPower" Valle (EUA)
2º Hsien Chang (EUA)
3º John "ChoiBoy" Choi (EUA)

Top 3 de Marvel vs. Capcom 2

1º Duc "Ducvader" Do (EUA)
2º Alex "CaliPower" Valle (EUA)
3º J.R. "Image" Gutierrez (EUA)

O evento de 2000 foi o responsável por consagrar por definitivo os primeiros veteranos das competições na história dos fighting games: Alex Valle, John Choi, Jason "AfroCole", Jason "xrolento" Nelson, Mike Watson, Arturo "Sabin" Sanchez e Duc Do. Este último foi considerado uma lenda imbatível de MvC nos EUA até a chegada do novato Justin Wong no ano seguinte.

2001 (B5 Championships)

Embora o número de participantes, inclusive o de estrangeiros, tenha crescido, o número de diferentes competições do evento foi reduzido: saem Street Fighter III: 3rd Strike e Street Fighter Alpha 2 para a entrada do crossover Capcom vs. SNK. Este último foi o responsável por trazer um top 3 completamente divergente do convencional.

Top 3 de Super Street Fighter II Turbo

1º Jason "AfroCole" Cole (EUA)
2º John "ChoiBoy" Choi (EUA)
3º Alex "CaliPower" Valle (EUA)

Top 3 de Street Fighter Alpha 3

1º Ryo "BAS" Yoshida (Japão)
2º Tomo "Chikyuu" Taguchi (Japão)
3º John "Choi Boy (EUA)

Top 3 de Street Fighter III 3rd Strike

1º Alex "CaliPower" Valle (EUA)
2º Hsien Chang (EUA)
3º John "ChoiBoy" Choi (EUA)

Top 3 de Marvel vs. Capcom 2

1º Justin Wong (EUA)
2º Duc "Ducvader" Do (EUA)
3º Jay "Viscant" Snyder (EUA)

A presença dos japoneses BAS e Chikyuu foi o diferencial desta edição. O jovem Wong adquiria aqui seu primeiro de nove títulos pela EVO. Outro nome importante surgido é o de Ricki Ortiz, uma das maiores finalistas da EVO. Jay "Viscant" Snyder e Peter "Combofiend" Rosas atingiram ótimas posições também e seriam protagonistas em diversos Top 8 na história da competição.

EVO 2002 (10 e 11 de agosto)

Com o nome atual, o torneio contou apenas com três games em sua line up. O declínio dos jogos de luta começava neste período e, graças as dificuldades de importação e manutenção das máquinas de fliperama, a EVO firmou-se apenas na restrita comunidade que mantinha-se fiel ao gênero. Nem por isso a qualidade do evento decaiu.

Top 3 de Super Street Fighter II Turbo

1º Jason "AfroCole" Cole (EUA)
2º Shinya "Ohnuki" Nuki (Japão)
3º Jason "Shirts" DeHeras (EUA)

Top 3 de Marvel vs. Capcom 2

1º Justin Wong (EUA)
2º Rodolfo "Rowtron" Castro (EUA)
3º Peter "Combofiend" Rosas (EUA)

Top 3 de Capcom vs. SNK 2

1º Hajime "Tokido" Taniguchi (Japão)
2º Shinya "Ohnuki" Nuki (Japão)
3º Tetsuya "Ino" Inoue (Japão)

Tokido e Nuki, que viriam a ser conhecidos como dois dos "cinco deuses japoneses dos jogos de luta", são pela primeira vez reconhecidos como grandes nomes na comunidade ocidental. Wong chegou ao bicampeonato em MvC2, consolidando-se como o nome favorito das competições deste crossover. Espectadores ainda tiveram acesso a nomes de peso como Ino, Clockwork e Rowtron.

EVO 2003 (8 a 10 de agosto)

A segunda edição realmente evoluiu em relação à anterior. A line up trouxe o assombroso número de nove games, agora abrigando jogos de luta da Bandai Namco, Arc System Works e da Sega. O retorno de SFIII3S, somado aos três jogos da EVO 2002, foi determinante para o sucesso do evento, pois agregou muitos jogadores do Japão em sua competição. Em 2003, os atuais veteranos ativos da cena protagonizaram a primeira decepção para seus fãs, passando por maus momentos na competição.

Top 3 de Super Street Fighter II Turbo

1º Daigo Umehara (Japão)
2º Shinya "Nuki" Ohnuki (Japão)
3º John "choiboy" Choi (EUA)

Top 3 de Marvel vs. Capcom 2

1º Justin Wong (EUA)
2º Ricki Ortiz (EUA)
3º Rodolfo "Rowtron" Castro (EUA)

Top 3 de Capcom vs. SNK 2

1º Tetsuya "Ino" Inoue (Japão)
2º Daigo Umehara (Japão)
3º Kenryo "Mago" Hayashi (Japão)

Top 3 de Street Fighter III 3rd Strike

1º Kenji "KO" Obata (Japão)
2º Daigo Umehara (Japão)
3º Keisuke "KSK" Imai (Japão)

Top 3 de Tekken 4

1º Josh "Jinkid" Mollanro (EUA)
2º Anthony "Jackie Tran" Tran (EUA)
3º Wiley "Trey Phoenix" Adams (EUA)

Top 3 de Tekken Tag Tournament

1º Bong-min "KBM" Kim (Coreia do Sul)
2º Ryan "Prodigal Son" Hart (Reino Unido)
3º Kenbou "TARE" Kawakami (Japão)

Top 3 de SoulCalibur II

1º Daniel "DTN" Vu (França)
2º Will "Semi" Johnson (EUA)
3º Ari "Floe" Weintrab (EUA)

Top 3 de Virtua Fighter 4 Evolution

1º Eiji "Chibita" Komatsu (Japão)

2º Masafumi "Ohsu-Akira" Yoshioka (Japão)

3º Ryan "Prodigal Son" Hart (Reino Unido)

Top 3 de Guilty Gear XX

1º Daigo Umehara (Japão)
2º Soh "Miu" Miura (Japão)
3º Saif "ID" Ebrahim (Reino Unido)

Esta edição ficou marcada pelo surgir do nome do mais famoso atleta de fighting games do mundo, Daigo "The Beast" Umehara. O japonês chegou em quatro finais e levou duas delas. Mais nomes importantes são registrados aqui: Jackie Tran, Jinkid e Floe dos EUA; os japoneses KO, KSK e Mago; e o britânico Ryan Hart, detentor de uma série de recordes em competições que disputou.

EVO 2004 (29 de julho a 1º de agosto)

A Evolution em sua terceira edição quebrou uma importante tradição das competições: seus jogos foram disputados em consoles da época, restando apenas SFIII3S como exceção à nova regra. Isso facilitou os custos de manutenção, transporte e a logística para os organizadores da EVO. Mais de 700 candidatos de 30 países buscaram figurar-se entre os grandes nomes da história dos jogos de luta neste ano. O evento manteve sua grandeza com os mesmos games da edição passada.

Em 2004 também viu-se uma maior abertura para organizações de torneios promovidos pela própria comunidade, no qual os jogadores levavam os seus próprios videogames e disputavam entre si nos seus jogos favoritos. Os irmãos Cannon estabeleceram, nesse ano, a medida anti-colusão, que desclassificava jogadores acusados de combinar resultados entre suas partidas, devido a um incidente com os finalistas de SoulCalibur II.

Top 3 de Super Street Fighter II Turbo

1º Daigo Umehara (Japão)
2º John "choiboy" Choi (EUA)
3º Kuni Funada (Japão)

Top 3 de Marvel vs. Capcom 2

1º Justin Wong (EUA)
2º David "KingDavid" Lee (EUA)
3º Desmond "Xecutioner" Pinkney (EUA)

Top 3 de Capcom vs. SNK 2

1º Yosuke "Kindevu" Ito (Japão)
2º Ricki Ortiz (EUA)
3º John "choiboy" Choi (EUA)

Top 3 de Street Fighter III 3rd Strike

1º Kenji "KO" Obata (Japão)
2º Daigo Umehara (Japão)
3º Justin Wong (EUA)

Top 3 de Tekken 4

1º Anthony "Jackie Tran" Tran (EUA)
2º Josh "Jinkid" Mollanro (EUA)
3º Thomas "TomHilfiger" Kymn (EUA)

Top 3 de Tekken Tag Tournament

1º Ryan "Prodigal Son" Hart (Reino Unido)
2º Shaun "Unconkable" Rivera (EUA)
3º Brad "Slips" Vitale (EUA)

Top 3 de SoulCalibur II

1º Robert "RTD" Combs (EUA)
2º Marquette "Mick" Yarbrough (EUA)
3º Mystic "SowNemesis" Senior (Canadá)

Top 3 de Virtua Fighter 4 Evolution

1º Hiromiki "Itabashi Zangief" Kumada (Japão)
2º Eric "ShouTime" Chung (EUA)
3º "Kurita" (Japão)

Top 3 de Guilty Gear XX #Reload

1º Daigo Umehara (Japão)
2º Yosuke "Kindevu" Ito (Japão)
3º Ryota "RF" Fukumoto (Japão)

Destaque para os dois títulos de Daigo e o quarto troféu obtido consecutivamente para Justin Wong em MvC2, deixando ambos agora no topo de vencedores da EVO e superando o norte-americano Alex Valle em suas três conquistas. Kindevu aparece como grande novidade na cena, acompanhado de seus conterrâneos RF e Itazan.

Nesta edição, o mundo presenciou o chamado "EVO Moment #37". Ele consistiu numa virada espetacular do Ken de Umehara contra a Chun-Li de Wong em 3rd Strike, no qual "um dos 5 deuses japoneses", a beira da derrota, utilizou a técnica de parry para absorver completamente o especial da lutadora chinesa e ainda terminar com um combo matador. Embora Daigo não tenha sido o campeão desta edição, o que se viu aqui propaga-se por anos e levantou fama para toda a história dele, da EVO e, futuramente, foi um dos elementos que manteve a chama das competições de seu tipo acesa numa década cheia de declives para o estilo.

EVO 2005 (12 a 14 de agosto)

Pela primeira vez, as competições saíram em definitivo do oeste norte-americano para abrigar-se na reluzente cidade de Las Vegas, tida como a capital mundial dos jogos de azar. Sua line up foi reduzida para sete jogos, com Tekken e Guilty Gear sendo atualizados para as suas versões mais recentes, enquanto Virtua Fighter e SoulCalibur saiam temporariamente do evento.

Top 3 de Super Street Fighter II Turbo

1º "Gian" (EUA)
2º Shinya "Nuki" Ohnuki (Japão)
3º Hajime "Tokido" Taniguchi (Japão)

Top 3 de Marvel vs. Capcom 2

1º Duc "Ducvader" Do (EUA)
2º Michael "Yipes" Mendoza (EUA)
3º Peter "Potter" Avila (EUA)

Top 3 de Capcom vs. SNK 2

1º Ryo "BAS" Yoshida (Japão)
2º Kenryo "Mago" Hayashi (Japão)
3º Yosuke "Kindevu" Ito (Japão)

Top 3 de Street Fighter III 3rd Strike

1º Shinya "Nuki" Ohnuki (Japão)
2º Justin Wong (EUA)
3º Yoshihiko "Nitto" Togawa (Japão)

Top 3 de Tekken 5

1º Christopher "Crow" Villareal (EUA)
2º Yuji "Yuu" Kato (Japão)
3º Dong-il "MadDogJin" Shin (Coreia do Sul)

Top 3 de Tekken Tag Tournament

1º Byeong-mun "Qudans" Son (Coreia do Sul)
2º Ryan "Prodigal Son" Hart (Reino Unido)
3º Thomas "TomHilfiger" Kymn (EUA)

Top 3 de Guilty Gear XX # Reload

1º Ryota "RF" Fukumoto (Japão)
2º Yosuke "Kindevu" Ito (Japão)
3º Soh "Miu" Miura (Japão)

Depois de um longo tempo, Justin deixa o posto de campeão em Marvel vs. Capcom 2, tendo o seu título retornado ao primeiro campeão na EVO, Duc Do. Embora os coreanos já fossem conhecidos por sua expressão em jogos da série Tekken, Qudans é o pioneiro a se tornar renomado por todo o mundo. Martin "Marn" Pham, Yipes e Crow são as melhores novidades a representar o país-sede da EVO (embora Marn também seja vietnamita). Além disso, viu-se a estreia da disputa entre equipes dos EUA e Japão em SFIII3S e Tekken 5. No primeiro, 20 a 5 para os japoneses, enquanto no game da Namco, os norte-americanos levaram a melhor num 14 a 11.

EVO 2006 (18 a 20 de agosto)

Finalmente, em sua quinta edição, a EVO recebeu suporte oficial da Capcom, além de um patrocínio da Toyota, a gigante japonesa produtora de carros. Justamente para combinar com a adição, Mario Kart 7 de Nintendo DS foi o game escolhido para representar a temática da empresa em seu line up. A versão Super Turbo de Street Fighter II deu lugar à versão Hyper apresentada no PlayStation 2; fechando a lista, Guilty Gear tornou-se uma disputa de times e Dead or Alive 4 substituiu Tekken Tag Tournament.

Top 3 de Hyper Street Fighter II

1º Alex Wolfe (EUA)
2º Jason "xrolento" Nelson (EUA)
3º Hajime "Tokido" Taniguchi (Japão)

Top 3 de Marvel vs. Capcom 2

1º Justin Wong (EUA)
2º Alex "Chunksta" de Sousa (EUA)
3º Nick "Reset" Cortese (EUA)

Top 3 de Capcom vs. SNK 2

1º Yosuke "Kindevu" Ito (Japão)
2º Ricki Ortiz (EUA)
3º Peter "Combofiend" Rosas (EUA)

Top 3 de Street Fighter III 3rd Strike

1º Yoshihiko "Nitto" Togawa (Japão)
2º Issei Suzuki (Japão)
3º Shinya "Nuki" Ohnuki (Japão)

Top 3 de Tekken 5

1º Christopher "Crow" Villareal (EUA)
2º Bronson Tran (EUA)
3º Christopher "Jra64" Abella (EUA)

Top 3 de Dead or Alive 4

1º Carl "Perfect Legend" White (EUA)
2º Emmanuel "Master" Rodriguez (EUA)
3º Luke "thehighguy" Hess (EUA)

Top 3 de times em Guilty Gear XX Slash

1º Time "BAS": Ryo "BAS" Hoshida, "Mint" e "Ruu" (Japão)
2º Time "Daigo": Daigo Umehara, "RF" e "Kindevu" (Japão)
3º Time "Alex G": "Mozanrath", "FlashMetroid" e "Mynusdono" (EUA)

O norte-americano Perfect Legend adquiria seu título inicial nesta edição, enquanto Crow chegava ao bicampeonato em Tekken 5 e Wong conquistava seu 5º campeonato na série MvC. Destaque para a final de veteranos em SFII. Cada campeão levou US$ 5 mil (cerca de R$ 18,3 mil), enquanto os vices receberam US$ 2 mil (R$ 7,3 mil) e o terceiro ficava com US$ 1 mil (R$ 3,6 mil). Desta forma, a EVO consolidou-se como o palco para futuros atletas de esports em seu gênero. 2006 marcou a primeira edição transmitida ao vivo pela internet.

EVO 2007 (24 a 26 de agosto)

O nome da EVO cresceu devido ao sucesso da edição anterior, fato que levou a organização a promover uma série de campeonatos prévios ao mundial tradicionalmente realizado em agosto. Mesmo que esta edição ainda tenha sido feita em parceria com a Toyota, não houve nenhuma exigência contratual para que houvesse um jogo de corrida na line up desta vez.

Chamada oficialmente de EVO World 2007, oito jogos apresentaram-se como competições principais desta sexta edição. SFII retornou a versão Super Turbo, enquanto Tekken e Guilty Gear moveram-se às edições mais recentes outra vez. Dead or Alive ficou de fora e, no lugar de Mario Kart, outro jogo da Nintendo foi adicionado. Pela 1ª vez, Smash Bros. Melee fazia sua aparição no palco principal da EVO e tornaria-se indispensável para o sucesso do certame anos depois.

Top 3 de Super Street Fighter II Turbo

1º Hajime "Tokido" Taniguchi (Japão)
2º John "choiboy" Choi (EUA)
3º Graham Wolfe (EUA)

Top 3 de Marvel vs. Capcom 2

1º Michael "Yipes" Mendoza (EUA)
2º Justin Wong (EUA)
3º Erik "Smoothviper" Arroyo (EUA)

Top 3 de Capcom vs. SNK 2

1º Ryo "BAS" Yoshida (Japão)
2º Ricki Ortiz (EUA)
3º Justin Wong (EUA)

Top 3 de Street Fighter III 3rd Strike

1º Shinya "Nuki" Ohnuki (Japão)
2º Hajime "Tokido" Taniguchi (Japão)
3º Alex "Calipower "Valle (EUA)

Top 3 de Tekken 5 Dark Ressurection

1º Josh "Arario" Park (EUA)
2º Spero Gineros (EUA)
3º Bronson Tran (EUA)

Top 3 de Virtua Fighter 5

1º Hiromiki "Itazan" Kumada (Japão)
2º Shinya "Nuki" Ohnuki (Japão)
3º "Otome" (Japão)

Top 3 de Super Smash. Bros Melee

1º Ken "SephirothKen" Hoang (EUA)
2º Hugo "HugS" Gonzalez (EUA)
3º Joseph "MangO" Marquez (EUA)

Top 3 de times em Guilty Gear XX Accent Core

1º Time "Yossan": "Yossan" e "Gibson" (Japão)
2º Time "Shit Talk": "Flash Metroid", "Alex G" e "Marn" (EUA)
3º Time "Kabuki": "BAS", "Kami-chan" e "Mint" (Japão)

Uma das partidas mais interessantes da história de Marvel vs. Capcom 2 acontece nessa final. Mesmo que Yipes tenha sido o vencedor, Justin foi capaz de realizar uma virada absurda com Cyclops, diante do time completo de seu rival. O nome de Wong ficou para sempre associado ao fator "comeback" ("reviravolta" em inglês).

O padrão de premiações em dinheiro foi o mesmo da edição de 2006. Nuki conquistou seu 2º título de 3rd Strike, Tokido conquistou sua 2ª vitória, agora no Super Turbo, além de figurar de forma impressionante no Top 8 de cinco dos oito jogos em disputa. BAS adquiriu sua quarta EVO e um bicampeonato em Capcom vs. SNK 2, enquanto Itazan levava mais uma edição de Virtua Fighter. Ricki Ortiz chegava ao seu quarto vice na EVO, o que não deixa de ser uma boa marca.

EVO 2008 (08 a 10 de agosto)

A sétima edição da EVO trouxe algumas novidades. Primeiro, a Capcom disponibilizou uma versão de testes de Street Fighter IV, jogo que seria responsável pelo exponencial sucesso do torneio. Segundo, o palco de 2008 foi utilizado para anunciar lançamentos como BlazBlue, a versão HD Remix para SFII e um novo crossover, Tatsunoko vs. Capcom. Terceiro, o número de competições principais voltou a cair. Saem GG e VF, além da versão Melee ser atualizada para Brawl em SSB.

Top 3 de Super Street Fighter II Turbo

1º John "choiboy" Choi (EUA)
2º Shinya "Nuki" Ohnuki (Japão)
3º Alex Valle (EUA)

Top 3 de Marvel vs. Capcom 2

1º Justin Wong (EUA)
2º Alex "Chunksta" de Sousa (EUA)
3º Erik "Smoothviper" Arroyo (EUA)

Top 3 de Capcom vs. SNK 2

1º John "choiboy" Choi (EUA)
2º Ryo "BAS" Yoshida (Japão)
3º Ricki Ortiz (EUA)

Top 3 de Street Fighter III 3rd Strike

1º Shinya "Nuki" Ohnuki (Japão)
2º Justin Wong (EUA)
3º Amir Amirsaleh (EUA)

Top 3 de Tekken 5 Dark Ressurection

1º Ryan "Prodigal Son" Hart (Reino Unido)
2º Paco Vilaró (Porto Rico)
3º Mario Canales (Porto Rico)

Top 3 de Super Smash. Bros Brawl

1º Asim "CPU" Mehta (EUA)
2º Ken "SephirothKen" Hoang (EUA)
3º Ricky "Hall" Diaz (EUA)

Sem o patrocínio de uma grande empresa, a EVO voltou a premiar seus campeões com o dinheiro arrecado das inscrições de cada campeonato, por isso os valores divergiram entre si. O veterano John Choi conseguiu dois campeonatos em 2008, chegando a sua 3ª EVO desta forma, tal como Nuki fez neste ano, agora com 3 títulos em 3rd Strike. Justin, repetindo a mesma final de 2006, adquiriu sua 6ª conquista no evento. E então, Ryan Hart alcançou seu 2º troféu pela Evolution. Esta edição ficou marcada pela despedida de CvS2 da line up oficial.

EVO 2009 (17 a 19 de julho)

A chegada de Street Fighter IV não marcou apenas uma revolução no gênero dos jogos de luta, mas também é o game mais responsável por colocar esta competição em evidência mundial. Tanto que o número de inscritos desta aparição inicial na EVO passou dos 1000, algo nunca foi visto antes com qualquer outro game. A line up de 2009 trouxe SFIV, SoulCalibur IV e Super Street Fighter II Turbo HD Remix como novidades, além do retorno de três jogos tradicionais de edições passadas.

Top 3 de Street Fighter IV

1º Daigo Umehara (Japão)
2º Justin Wong (EUA)
3º Ed Ma (EUA)

Top 3 de Super Street Fighter II Turbo HD Remix

1º Hung "Afro Legends" Nguyen (EUA)
2º John "choiboy" Choi (EUA)
3º Damien "Damdai" Dailidenas (EUA)

Top 3 de Marvel vs. Capcom 2

1º Sanford "Santhrax" Kelly (EUA)
2º Justin Wong (EUA)
3º Michael "Yipes" Mendoza (EUA)

Top 3 de duplas em Street Fighter III 3rd Strike

1º Justin Wong (EUA) / Issei Suzuki (Japão)
2º Jimmy "Emphy" Tran (EUA) / Rommel "Rom "Macatangay (EUA)
3º Mark "Mopreme" Rogoyski (EUA) / Ryan "Fubarduck" Harvey (EUA)

Top 3 de Guilty Gear XX Accent Core Plus

1º Abdullatif "Latif" Almmili (Arábia Saudita)
2º Martin "Marn" Pham (Vietnã)
3º Peter "FlashMetroid" Susini (EUA)

Top 3 de SoulCalibur IV

1º Jonathan "Malek" Ledy (França)
2º Phillip "KDZaster" Atkinson (EUA)
3º Joseph "Thugish_pond" Freire (EUA)

A grande final da EVO 2009 não podia ser melhor para a estreia de SFIV, com Daigo e Justin se enfrentando numa clássica partida Japão X EUA. Com Daigo vencedor, o norte-americano ficou com dois vices, mas se sagrou campeão com Issei no campeonato de duplas de 3rd Strike em seu ano de despedida da line up principal.

Sanford Kelly venceu o multi-campeão Wong em MvC2, "Afro Legends" ficou com o torneio de SSFIITHD e o francês "Malek" manteve o título de SoulCalibur reservado a jogadores de seu país. O saudita "Latif" ganha destaque pelo trofeu de GGXX e seria visto anos depois na final de outra importante disputa. A premiação oficial não foi divulgada por organizadores ou jogadores.

EVO 2010 (10 a 12 de julho)

Confirmando o sucesso da edição passada, o número de inscritos passou a aumentar a cada ano sem interrupções Entre as novidades, viu-se Tekken 6, Melty Blood (em escolha da comunidade) e Tatsunoko vs. Capcom. O gigante Street Fighter IV, atualizado para a versão Super Street Fighter IV, retornou em duas diferentes modalidades, além dos clássicos SFII e MvC2. Surge neste ano os primeiros atletas com patrocínios profissionais de equipes, tais como Justin Wong, Ricki Ortiz e Marn.

Top 3 do evento principal de Super Street Fighter IV

1º Daigo Umehara (Japão)
2º Ricki Ortiz (EUA)
3º Seon-woo "Infiltration" Lee (Coreia do Sul)

Resultados do torneio feminino de Super Street Fighter IV

1º Marie-Laure "Kayane" Norindr (França)
2º Sola "BurnYourBra" Adesiji (EUA)
3º Phoung "Yellow Gal" Le (EUA)
4º Lina Yu (EUA)

Top 3 de Super Street Fighter II Turbo HD Remix

1º Darryl "Snake Eyez" Lewis (EUA)
2º "DGV" (EUA)
3º Hung "Afro Legends" Nguyen (EUA)

Top 3 de Marvel vs. Capcom 2

1º Justin Wong (EUA)
2º Sanford "Santhrax" Kelly (EUA)
3º Daniel "Clockw0rk" Maniago (EUA)

Top 3 de Melty Blood: Actress Again

1º Yoichiro "Garu" Aruga (Japão)
2º Steve "Lord Knight" Barthelemy (EUA)
3º Antonio "Kusanagi" Medrano (México)

Top 3 de Tekken 6

1º Hyun-kyu "Nin" Pak (Coreia do Sul)
2º Reepal "Rip" Parbhoo (EUA)
3º Jimmy "Mr. Naps" Tran (EUA)

Top 3 de Tatsunoko vs. Capcom

1º Martin "Marn" Pham (Vietnã)
2º Kevin "KBeast" Baigan (EUA)
3º Justin Wong (EUA)

Daigo adquiriu o bicampeonato em SSFIV, diante de mais de 1800 concorrentes ao título e chegou ao seu 4º título pela competição. Justin encerrava a participação de MvC2 na EVO com a incrível marca de sete troféus, numa revanche da final de 2009. Duas novas promessas surgiam em SF: o sul-coreano Infiltration e o taiwanês GamerBee. Destaque para a atuação de Mike Ross neste ano.

Nos outros jogos, a francesa Kayane vencia o evento especial de SSFIV exclusivo às mulheres, enquanto Marn adquiria seu primeiro título da EVO no crossover com a Tatsunoko. SFII também dava adeus a EVO com a vitória do até então novato Darryl "Snake Eyez" Lewis. Os jogadores dos EUA foram oprimidos pela atuação do coreano Hyun-kyu "Nin" Park em Tekken 7 e do japonês Yoichiro "Garu" Aruga em Melty Blood.

Sabe-se que o pote de premiação de SSFIV chegou a US$ 20 mil (aproximadamente R$ 73,1), mas não há informação da divisão deste valor entre os melhores colocados do torneio, nem da premiação dos outros jogos presentes na competição.

EVO 2011 (29 a 31 de julho)

A line up oficial desta 10ª edição foi reduzida para cinco jogos, porém o evento deixou de ser tão voltado aos jogos da Capcom. SSFIV reaparece como Arcade Edition junto com Tekken 6. Três novidades: a série Marvel apresenta sua novíssima edição, Marvel vs. Capcom 3, Mortal Kombat retorna as origens em sua nona versão, e BlazBlue Continuum Shift II é a última adição do torneio. A Evolution de 2011 também serviu como palco de anúncio para diversos lançamentos do gênero naquele ano.

Top 3 de Super Street Fighter IV Arcade Edition

1º Keita "Fuudo" Ai (Japão)
2º Abdullatif "Latif" Almmili (Arábia Saudita)
3º Chung-gon "Poongko" Lee (Coreia do Sul)

Top 3 de Marvel vs. Capcom 3

1º Jay "Viscant" Snyder (EUA)
2º Eduardo "PR Balrog" Pérez (EUA)
3º Justin Wong (EUA)

Top 3 de Tekken 6

1º Rene "Kor" Maistry (EUA)
2º Shawn "Fab" Swain (EUA) 
3º Reepal "Rip" Parbhoo (EUA)

Top 3 de Mortal Kombat 9

1º Carl "Perfect Legend" White (EUA)
2º Giuseppe "REO" Grosso (EUA) 
3º Eric "JOP" Akins (EUA) 

Top 3 de BlazBlue: Continuum Shift II

1º Alex "Chen" Spark (EUA)
2º Steve "Lord Knight" Barthelemy (EUA)
3º Hajime "Tokido" Taniguchi (Japão)

Em defesa pelo título de Street Fighter, Daigo sofreu uma derrota absoluta para o sul-coreano Poongko antes das finais. Ainda assim, o título ficaria com outro japonês: Fuudo em sua primeira participação na EVO, venceu Latif, o saudita que já era detentor de uma vitória no torneio. Em MvC3, PR Balrog conseguiu uma das maiores viradas na história do evento, diante de Viscant para resetar a bracket, mas foi derrotado logo após pelo veterano na nova grande final.

Com a vitória em MK, Perfect Legend chegou ao seu 2º título na EVO, enquanto Spark (em BlazBlue) e Kor (por Tekken) conquistavam pela primeira vez seus mundiais nos jogos de luta. Um fator curioso: Noah Solis tornou-se o mais famoso jovem prodígio da competição. Com apenas 8 anos, o garoto chegou entre os 48 melhores em MvC3.

EVO 2012 (6 a 8 de julho)

Definitivamente reconhecido como o maior evento de jogos de luta do mundo, a EVO 2012 apresentou seis competições oficiais: a versão rebalanceada de SSFIVAE, MK9 e Ultimate Marvel vs. Capcom 3 como retornantes e os estreantes SoulCalibur V, o recém-lançado Street Fighter X Tekken (disputa em duplas) e The King of Fighters XIII. A franquia da SNK até então era inédita no certame. A partir deste ano, as competições começaram a ser transmitidas pela Twitch.

Top 3 de Super Street Fighter IV Arcade Edition (Versão 2012): 1520 inscritos

1º Seon-woo "Infiltration" Lee (Coreia do Sul)
2º Bruce "GamerBee" Hsiang (Taiwan)
3º Eduardo "PR Balrog" Pérez (EUA)

Top 3 de Ultimate Marvel vs. Capcom 3: 1249 inscritos

1º Ryan "Filipino Champ" Ramirez (EUA)
2º Carlos "Infrit" Randay (EUA)
3º Christopher "NYChrisG" Gonzalez (EUA)

Top 3 de The King of Fighters XIII: 1061 inscritos

1º Kwang-noh "MadKOF" Lee (Coreia do Sul)
2º Armando "Bala" Velásquez (México)
3º Min-su "Verna" Shin (Coreia do Sul)

Top 3 de duplas em Street Fighter X Tekken: 896 inscritos (448 times)

1º Seon-woo "Infiltration" Lee / Ryan "Laugh" Ahn (ambos da Coreia do Sul)
2º Eduardo "PR Balrog" Pérez / Ricki Ortiz (ambos dos EUA)
3º Hajime "Tokido" Taniguchi / Keita "Fuudo" Ai (ambos do Japão)

Top 3 de SoulCalibur V: 417 inscritos

1º Naoaki "Shining Decopon" Yanagihara (Japão)
2º Jovian "Shen Chan" Chan (Singapura)
3º Omar "Something-Unique" Mohammed (EUA)

Top 3 de Mortal Kombat 9: 293 inscritos

1º Carl "Perfect Legend" White (EUA)
2º Emmanuel "CD Jr." Brito (EUA)
3º Brant "Pig of the Hut" McCaskill (EUA)

Reconhecidos na cena desde 2010, Infiltration e GamerBee protagonizaram a final de SFIV. O coreano não só levou o título neste, como conquistou o torneio de SFxT com seu compatriota Laugh. Um japonês foi o triunfante em SCV, enquanto mais um coreano sagrava-se campeão: MadKOF venceu o mexicano Bala de forma incrível em KOF XIII. Perfect Legend adquiriu o bicampeonato de MK9 e registrou sua terceira conquista pela EVO.

Filipino Champ e ChrisG, que já haviam se destacado na edição anterior ao figurarem em diferentes Top 8, subiram ao pódio do crossover com a Marvel. Curiosamente, é a primeira vez desde 2001 que Justin Wong não aparece num pódio da EVO. Ainda assim, ele alcançou um 7º lugar de UMvC3. Novamente, a premiação oficial não foi divulgada neste ano.

EVO 2013 (12 a 14 de julho)

Por conta do aumento de cinco para nove jogos na line up, o número de inscritos chegou a 3.538 participantes em disputa. Retornaram SSFIVAE, UMvC3, KOF XIII, MK9 e a versão atualizada de SFxT. Com lançamentos recentes, Tekken Tag Tournament 2, Persona 4 Arena e Injustice fizeram suas estreias, este último contando com ajuda da Warner Bros para organização do evento.

A volta de Super Smash Bros. Melee aconteceu por meio de uma campanha com a comunidade dos jogos de luta a fim de arrecadar fundos para pesquisas de combate ao câncer de mama: esse valor chegou quase a US$ 100 mil (R$ 364 mil). Desde então, o jogo não saiu mais da line up principal.

Top 3 de Super Street Fighter IV Arcade Edition (Versão 2012): 1602 inscritos

1º Kun Xian Ho (Singapura)
2º Hajime "Tokido" Taniguchi (Japão)
3º Seon-woo "Infiltration" Lee (Coreia do Sul)

Top 3 de Ultimate Marvel vs. Capcom 3: 1294 inscritos

1º Job "Flocker" Figueroa (EUA)
2º Justin Wong (EUA)
3º Armando "Angelic" Mejia (EUA)

Top 3 de Super Smash Bros. Melee: 692 inscritos

1º Joseph "Mang0" Marquez (EUA)
2º Robert "Wobbles" Wright (EUA)
3º Juan "Hungrybox" Debiedma (EUA)

Top 3 de Injustice: Gods Among Us: 583 inscritos

1º Phillip "KDZ" Atkinson (EUA) $2.095,20
2º Denzell "DJT" Terry (EUA) - $ 1.280,40
3º Christopher "NYChrisG" Gonzalez (EUA) - $582

Top 3 de Street Fighter X Tekken: 531 inscritos

1º Seon-woo "Infiltration" Lee (Coreia do Sul)
2º Justin Wong (EUA)
3º Joe "MOV" Egami (Japão)

Top 3 de The King of Fighters XIII: 434 inscritos

1º Reynald Tacsuan (EUA)
2º Hee San Woo (Japão)
3º Kwang-noh "MadKOF" Lee (Coreia do Sul)

Top 3 de Persona 4 Arena: 402 inscritos

1º "Yume" (Japão)
2º Steve "Lord Knight" Barthelemy (EUA)
3º Jose "BananaKen" Llera (Porto Rico)

Top 3 de Tekken Tag Tournament 2: 358 inscritos

1º Jae-min "Knee" Bae (Coreia do Sul)
2º Bronson Tran (EUA)
3º Michael "StringBean" Ramos (EUA)

Top 3 de Mortal Kombat (9): 200 inscritos

1º Carl "Perfect Legend" White (EUA)
2º Emmanuel "CD Jr." Brito (EUA)
3º Brant "Pig of the Hut" McCaskill (EUA)

Título inédito em SFIV, agora para o singapurenho Xian. Curiosamente, o top 8 teve a presença de 4 dos "5 deuses japoneses dos jogos de luta", com ausência apenas de Nuki. Infiltration conquistou o bicampeonato de SFxT, chegando ao seu 3º título de EVO. Mang0, jogador já conhecido na cena de Melee, ganhava sua 1ª edição do torneio, enquanto o norte-americano Reynald vencia em KOF XIII, num Top 8 completamente composto por estrangeiros à exceção dele mesmo.

Em decisão dramática, Wong resetou as finais de UMvC3, mas perdeu o embate final para Flocker. Em P4A, Lord Knight amargava um terceiro vice na EVO, diante do japonês Yume. No torneio despedida de MK9 viu-se a vitória de DJT, enquanto no bem-sucedido Injustice, o troféu ficou para KDZ, jogador que se tornou destaque por muitas outras atuações naquele ano. O coreano Knee caiu nas graças da comunidade do gênero de uma vez por todas com sua conquista em TTT2.

EVO 2014 (11 a 13 de julho)

Este ano marca a estreia da Capcom Pro Tour, o circuito oficial da série Street Fighter promovido pela Capcom e que utiliza-se de diversos torneios ao longo do ano para reunir os melhores jogadores de cada ano na Capcom Cup. A EVO passou a ser utilizada como etapa oficial dessa iniciativa, tornando-se o campeonato mais ideal para adquirir pontos classificatórios à CPT.

Sua line-up contava com oito jogos agora: Ultra Street Fighter IV, a edição definitiva de SFIV, como carro-chefe do evento; UMVC3, KOF XIII, Injustice, TTT2 e SSBMelee voltando da edição anterior; a série BlazBlue reaparecendo com Chrono Phantasma e enfim, Killer Instinct (2013), inaugurado na história do certame. 5.696 pessoas atuaram nos três dias de evento.

Top 3 de Ultra Street Fighter IV: 1981 inscritos

1º Olivier "Luffy" Hay (França)
2º Masato "Bonchan" Takahashi (Japão)
3º Keita "Fuudo" Ai (Japão)

Top 3 de Ultimate Marvel vs. Capcom 3: 1015 inscritos

1º Justin Wong (EUA) - $6.084
2º Christopher "NYChrisG" Gonzalez (EUA)
3º Ryan "Filipino Champ" Ramirez (EUA)

Top 3 de Super Smash Bros. Melee: 970 inscritos

1º Joseph "Mang0" Marquez (EUA)
2º Juan "Hungrybox" Debiedma (EUA)
3º Adam "Armada" Lindgren (Suécia)

Top 3 de BlazBlue: Chrono Phantasma: 511 inscritos

1º Keiji "Galileo" Okamoto (Japão)
2º Ryo "Dogura" Nozaki (Japão)
3º Ryuji "Dora_Bang" Utsumi (Japão)

Top 3 de Killer Instinct: 339 inscritos

1º Emmanuel "CD Jr" Brito (EUA)
2º Jonathan "Rico Suave" Deleon (EUA)
3º Justin Wong (EUA)

Top 3 de The King of Fighters XIII: 320 inscritos

1º Zhuojun "Xiao Hai" Zeng (China)
2º Hajime "Tokido" Taniguchi (Japão)
3º Jiahong "E.T." Lin (Taiwan)

Top 3 de Injustice: Gods Among Us: 313 inscritos

1º Dominique "SonicFox" McLean (EUA)
2º Brant "Pig of the Hut" McCaskill (EUA)
3º Malik "MIT 88" Terry (EUA)

Top 3 de Tekken Tag Tournament 2: 258 inscritos

1º Hyun-jin "JDCR" Kim (Coreia do Sul)
2º Genki "Gen" Kumisaka (Japão)
3º Akihiro "Ao" Abe (Japão)

A grande final de USFIV aconteceu com dois jogadores que nunca foram finalistas da EVO. Luffy foi o vencedor utilizando-se de um controle de PS1 durante toda a competição. Um fato: finalmente os cinco deuses japoneses dos jogos de luta - Daigo, Tokido, Nuki, Sako e Tatsuya Haitani - estiveram numa edição da EVO. Mas somente Sako figurou no Top 8 de Street Fighter, algo que traz outra marca: é a 1ª vez em seis anos que Daigo não aparece entre os melhores colocados desse game.

Justin finalmente conquistou um título na era MvC3, estabelecendo o atual recorde de nove títulos da EVO para um único jogador. O coreano JDCR, agora famoso, venceu em TTT2. O chinês Xiao Hai venceu na última aparição de KOF XIII na EVO, enquanto CD Jr. ficou com o título de KI e Mang0 tornava-se bicampeão de SSB Melee. A final mais dramática do evento aconteceu em BB, na qual Galileo sagrou-se o vencedor.

Por fim, deu-se o surgimento de uma das maiores estrelas dos esports: SonicFox, com apenas 16 anos de idade, vencia sua primeira EVO em Injustice. Os prêmios de três campeonatos subiram significantemente: USFIV praticamente triplicava em relação a 2013, enquanto Melee dobrava e BlazBlue recebia um generoso pote de US$ 35 mil (aproximadamente R$ 128 mil), em maior parte de sua própria produtora. Microsoft e Bandai Namco também investiram nos atletas, promovendo o pote de seus games.

EVO 2015 (17 a 19 de julho)

Oito canais transmitiram competições de nove jogos nesta edição da EVO. Com o anúncio de Street Fighter V no final de 2014, este ano contaria com a última participação do intocável USFIV. As novidades ficaram por conta da inclusão de Super Smash Bros. for WiiU, Mortal Kombat X, Guilty Gear Xrd e Tekken 7 que teve seu torneio de estreia mundial realizado ali; tudo isso acontecia enquanto Persona 4 Arena Ultimax retornava ao palco principal, seguido de UMvC3, Melee e KI.

Top 3 de Ultra Street Fighter IV: 2236 participantes

1º Yusuke Momochi (Japão)
2º Bruce "GamerBee" Hsiang (Taiwan)
3º Seon-woo "Infiltration" Lee (Coreia do Sul)

Top 3 de Super Smash Bros. for WiiU: 1929 participantes

1º Gonzalo "ZeRo" Barrios (Chile)
2º Ramin "Mr.R" Delshad (Holanda)
3º Nalroby "Nairo" Quezada (EUA)

Top 3 de Super Smash Bros. Melee: 1873 participantes

1º Adam "Armada" Lindgren (Suécia)
2º Juan "Hungrybox" Debiedma (EUA)
3º Kevin Nannay (EUA)

Top 3 de Mortal Kombat X: 1167 participantes

1º Dominique "SonicFox" McLean (EUA)
2º Denom "A F0xy Grampa" Jones (Reino Unido)
3º Tim "HoneyBee" Conmandeur (Canadá)

Top 3 de Guilty Gear Xrd SIGN: 970 participantes

1º Kenichi Ogawa (Japão)
2º "Nage" (Japão)
3º Ryuichi "Woshige" Shigeno (Japão)

Top 3 de Ultimate Marvel vs. Capcom 3: 822 participantes

1º Nicolás "KaneBlueRiver" González (Chile)
2º Raynel "RayRay" Hidalgo (EUA)
3º Vineeth "ApologyMan" Meka (EUA)

Top 3 de Tekken 7: 465 participantes

1º Nakayama "Nobi" Daichi (Japão)
2º Akihiro "Ao" Abe (Japão)
3º Jin-woo "Saint" Choi (Coreia do Sul)

Top 3 de Persona 4 Arena Ultimax: 439 participantes

1º Chou "Superboy" Yamashita (Japão)
2º Taichi "Tahichi" Ishikawa (Japão)
3º Yusuke "Hagiwara" Suzuki (Japão)

Top 3 de Killer Instinct: 398 participantes

1º Jonathan "Rico Suave" Deleon (EUA)
2º Neilimen "Gutter Magic" Alicea (EUA)
3º Darnell "SleepNS" Waller (EUA)

De forma pioneira, dois jogadores do Chile trouxeram os títulos da EVO para a América do Sul em 2015. ZeRo foi o melhor entre quase 2000 participantes em SSB4, enquanto seu conterrâneo, KaneBlueRiver, ficava com a taça em UMvC3. Rico Suave superou o vice do ano anterior e levou KI desta vez, enquanto Hungrybox não teve a mesma sorte em Melee, sendo vencido por Armada na grande final. SonicFox alcançou o 2º título com MKX, mostrando-se perito em jogos da NetherRealm.

Um top 8 inteiramente japonês foi formado em P4AU, tendo Superboy como vencedor. Em Tekken 7, Nobi estreava com categoria a presença do jogo da Namco na EVO. E um deslize de Woshige pela Losers Final custou a ida para a grande final em GGXrd: distraído, ele foi comemorar a vitória do round com a plateia e foi punido com apenas dois combos do japonês veterano Ogawa, que sagrou-se campeão na partida seguinte contra Nage, também do Japão.

No campeonato de despedida do icônico USFIV, Infiltration e GamerBee deram um espetáculo na Losers Final. Mesmo assim, o campeão da Capcom Cup de 2014, Yusuke Momochi levou o título em partida que teve até assistência da esposa do atleta: seu controle teve mau funcionamento e foi substituído pelo da também atleta Yuko "ChocoBlanka" Kusachi. Os tempos mudaram e os dois maiores nomes na história da EVO, Daigo e Justin, não chegaram ao Top 8 dos jogos presentes.

EVO 2016 (15 a 17 de julho)

Todo o sucesso da edição 2015 foi revertido em quebra de recordes nos inscritos de 2016. O novíssimo Street Fighter V ultrapassou os 5 mil jogadores, enquanto cada uma das duas versões de SSB passou de 2000. Pokkén Tournament foi o grande diferencial em franquias novas da line up, sendo acompanhado das atualizações de GGXrd, Tekken 7, Mortal Kombat XL e KI e o retorno do clássico UMvC3.

Top 3 de Street Fighter V: 5102 participantes

1º Seon-woo "Infiltration" Lee (Coreia do Sul)
2º Keita "Fuudo" Ai (Japão)
3º Atsushi "Yukadon" Fujimura (Japão)

Top 3 de Super Smash Bros. for WiiU: 2656 participantes

1º Elliot "Ally" Carroza-Oyarce (Canadá)
2º Takuto "Kameme" Ono (Japão)
3º Gonzalo "ZeRo" Barrios (Chile)

Top 3 de Super Smash Bros. Melee: 2373 participantes

1º Juan "Hungrybox" Debiedma (EUA)
2º Adam "Armada" Lindgren (Suécia)
3º Justin "Plup" McGrath (EUA)

Top 3 de Pokkén Tournament: 1180 participantes

1º Hisharu "Tonosama" Abe (Japão)
2º Kazunori "Buntan" Ageta (Japão)
3º Willie "Swillo" Barr (EUA)

Top 3 de Guilty Gear Xrd REVELATOR: 909 participantes

1º Masahiro "Machabo" Tominaga (Japão)
2º Omito Hashimoto (Japão)
3º Hisatoshi "Rion" Usui

Top 3 de Ultimate Marvel vs. Capcom 3: 781 participantes

1º Christopher "NYChrisG" Gonzalez (EUA)
2º Nicolás "KaneBlueRiver" González (Chile)
3º Armando "Angelic" Mejia (EUA)

Top 3 de Mortal Kombat XL: 712 participantes

1º Dominique "SonicFox" McLean (EUA)
2º Sayed "Tekken Master" Ahmed (Bahrein)
3º Brad "Scar" Vaughn (EUA)

Top 3 de Tekken 7 Fated Retribution: 550 participantes

1º Jin-woo "Saint" Choi (Coreia do Sul)
2º Jae-min "Knee" Bae (Coreia do Sul)
3º Chung-gon "Poongko" Lee (Coreia do Sul)

Top 3 de Killer Instinct: 547 participantes

1º Darnell "Sleep" Waller (EUA)
2º Kenneth "Bass" Armas (EUA)
3º Jamill "SeaDragon" Boykin (EUA)

Além das tradicionais streamings da Twitch, SFV teve suas finais transmitidas ao vivo pelo canal ESPN2, onde seus espectadores puderam ver o coreano Infiltration conquistar a EVO pela 5ª vez. NYChrisG chegou ao primeiro título em UMvC3 contra o chileno ZeRo, sendo acompanhado do agora campeão Hungrybox em SSB Melee numa reedição da final de 2015. O jovem SonicFox abarcava a 3ª conquista do torneio, com MK se despedindo dos palcos glamurosos de Las Vegas.

KI teve Sleep como seu último campeão, enquanto Tekken 7 apresentou o coreano Saint aos espectadores de todo o mundo como o seu novo detentor do título. Na edição única de Pokkén, Tonosama foi o mais bem-sucedido. Em GG, a excelente atuação de Machabo foi o destaque dessa disputa. E fechando o hall da fama, o canadense Ally sagrava-se vencedor por SSB4.

EVO 2017 (14 a 16 de julho)

Embora os números de inscritos dos jogos mais disputados na EVO 2016 - SFV, SSB4 e SSB Melee - tivessem sofrido uma queda considerável, outros eventos fizeram uma boa presença no certame. Em especial, Tekken 7 que havia sido recentemente lançado para os consoles contemporâneos, deixando de ser um exclusivo dos arcades asiáticos, além de ser trazido como parte do circuito Tekken World Tour, o que agregou muitos jogadores norte-americanos desta vez.

Injustice 2 foi a grande novidade do ano, enquanto GGXrd era atualizado mais uma vez. BlazBlue retornou à EVO com a versão Central Fiction, junto com The King of Fighters em KOF XIV. O nono título foi por escolha da comunidade em formato de doações: UMvC3 aparecia pela última vez no evento, já que os fãs aguardavam ansiosos pela quarta edição da série, Marvel vs. Capcom Infinite, anunciado em dezembro de 2016. Pokkén retornou como um side tournament de alta relevância.

Top 3 de Street Fighter V: 2622 participantes

1º Hajime "Tokido" Taniguchi (Japão)
2º Victor "Punk" Woodley (EUA)
3º Ryota "Kazunoko" Inoue (Japão)

Top 3 de Super Smash Bros. for WiiU: 1515 participantes

1º Saleem "Salem" Young (EUA)
2º Gonzalo "ZeRo" Barrios (Chile)
3º Larry "Larry Lurr" Holland (EUA)

Top 3 de Super Smash Bros. Melee: 1435 participantes

1º Adam "Armada" Lindgren (Suécia)
2º Joseph "Mang0" Marquez (EUA)
3º Juan "Hungrybox" Debiedma (EUA)

Top 3 de Tekken 7: 1278 participantes

1º Hyun-jin "JDCR" Kim (Coreia do Sul)
2º Jin-woo "Saint" Choi (Coreia do Sul)
3º Jae-min "Knee" Bae (Coreia do Sul)

Top 3 de Injustice 2: 883 participantes

1º Ryan "Dragon" Walker (EUA)
2º Tim "HoneyBee" Commandeur (Canadá)
3º Jivan "Theo" Karapetian (EUA)

Top 3 de Guilty Gear Xrd REV2: 827 participantes

1º Omito Hashimoto (Japão)
2º "T5M7" (Japão)
3º Tezuya "Summit" Kazuyoshi (Japão)

Top 3 de Ultimate Marvel vs. Capcom 3: 648 participantes

1º Rene "RyanLV" Romero (EUA)
2º Christopher "NYChrisG" Gonzalez (EUA)
3º Jose "Marvel God" Aldape (Canadá)

Top 3 de BlazBlue: Central Fiction: 499 participantes

1º Ryusei Ito (Japão)
2º Shoji "Fenrich" Sho (Japão)
3º Fumihiko "Fumi" Yokobori (Japão)

Top 3 de The King of Fighters XIV: 375 participantes

1º Jiahong "E.T." Lin (Taiwan)
2º Zhuozun "Xiao Hai" Zeng (China)
3º Luis "Luis Cha" Martinez (México)

Começando por KOF, o taiwanês E.T. venceu de forma dramática o favorito Xiao Hai, campeão de KOF XIV na edição anterior. Os top 8 de BB e GG foram inteiramente preenchidos por japoneses: Ryusei ganhou em Central Fiction, enquanto Omito levou REV2. A hegemonia do tricampeão SonicFox em jogos da NetherRealm foi encerrada com a vitória de Dragon em Injustice 2.

RyanLV impediu o bicampeonato de NYChris G no torneio despedida de UMvC3. Com Tekken 7, JDCR adquiriu sua segunda vitória em torneios da EVO pela mesma série. Armada empatou em títulos com Mang0, seu adversário na final de SSBMelee, agora com dois títulos para cada um. Em SSB4 houve uma conquista inédita: o norte-americano Salem venceu o chileno ZeRo e também impediu outro bicampeonato na história do torneio.

Em SFV, as competições da Capcom Pro Tour davam indício que o novato Punk seria o primeiro a trazer um título para os EUA nas edições modernas da série. Mas a força do veterano Tokido foi suficiente para que ele chegasse a sua terceira vitória na EVO em mais de 15 anos de disputa.

EVO Japan 2018 (26 a 28 de janeiro)

O Japão passa a receber sua edição anual do torneio a partir deste ano. O evento foi extremamente bem-sucedido, recebendo a presença de jogadores de todo o mundo, bem como sua versão do Ocidente. A line up do evento agregou Arms como novidade em detrimento de outros games não apreciados por maioria do público oriental como SSB Melee, Injustice 2 e Marvel vs. Capcom.

As participações não tiveram custo algum aos jogadores para que a premiação adequada fosse dada aos melhores colocados dos torneios. As leis japonesas permitem que o maior prêmio seja de, no máximo, o valor da inscrição multiplicado por 20. O valor das premiações em detalhes não foi divulgado, embora saiba-se que o valor de todas seja de ¥ 1 milhão (aproximadamente R$ 34 mil na época), valor bastante inferior à versão original da EVO.

Top 3 de Street Fighter V: Arcade Edition: 2217 participantes

1º Seon-woo "Infiltration" Lee (Coreia do Sul)
2º John Takeuchi (Japão)
3º Daigo Umehara (Japão)

Top 3 de Tekken 7: 1202 participantes

1º Jae-min "Knee" Bae (Coreia do Sul)
2º Seong-ho "Chanel" Kang (Coreia do Sul)
3º Chae "Gura" Dong (Coreia do Sul)

Top 3 de Guilty Gear Xrd REV2: 1187 participantes

1º "Nage" (Japão)
2º Omito Hashimoto (Japão)
3º Ryota "Kazunoko" Inoue (Japão)

Top 3 de Super Smash Bros. for WiiU: 757 participantes

1º Leonardo "MKLeo" Lopez-Perez (México)
2º Yuta "Abadango" Kawamura (Japão)
3º Takuto "Kameme" Ono (Japão)

Top 3 de BlazBlue: Central Fiction: 595 participantes

1º Shoji "Fenrich" Sho (Japão)
2º "Yuta" (Japão)
3º "Sayakachan-Bot" (Japão)

Top 3 de The King of Fighters XIV: 542 participantes

1º Chia-Chen "ZJZ" Tseng (Taiwan)
2º Lau-yuk "Lau" Sing (Hong Kong)
3º Murakami "M'" Masanobu (Japão)

Top 3 de ARMS: 327 participantes

1º "Pega" (Japão)
2º Jonathan "GoreMagala" Valdes (EUA)
3º "Sukuran" (Japão)

O sul-coreano Infiltration conquistou seu segundo título em SFV, agora atualizado para a versão Arcade Edition, e também a sua 6ª vitória na EVO. No torneio de despedida para KOF XIV, vitória de mais um jogador de Taiwan, ZJZ. O mais alto nível também foi visto em Tekken 7, com o atleta coreano Knee adquirindo seu segundo troféu na história do evento.

GG e BB mantém a tradição de predominância japonesa entre os oito melhores colocados, tendo Nage e Fenrich como seus respectivos campeões. O japonês Pega foi o vencedor no inédito ARMS, enquanto o mexicano MKLeo foi o único não-asiático a chegar ao topo do pódio nesta edição da EVO Japan ao superar todos os adversários em SSB4.

EVO 2018 (3 a 5 de agosto)

A edição de 2018 acontece mais tarde do que o padrão das edições anteriores. De forma inédita e surpreendente na história da EVO, um game da série Marvel vs. Capcom não aparece na line up. Isso veio em consequência à baixa repercussão que MvC Infinite teve por parte dos fãs somada a desconfiança de sucesso de sua adição por parte da organização do evento.

A Capcom ainda possui o game de maior destaque da edição, Street Fighter V agora na bem recebida Arcade Edition. Três jogos produzidos pela Arc System Works estão presentes: GGRev2 chega acompanhado do estrondoso sucesso de Dragon Ball FighterZ e o crossover BlazBlue: Cross Tag Battle. Tekken 7 e Injustice 2 também retornam, bem como as duas versões de SSB.

Geras, Cassie Cage e Cetrion foram alguns dos personagens mais usados no torneio
Mortal Kombat 11: veja estatísticas e lutadores mais fortes na EVO 2019
SonicFox também chegou à duas finais e venceu em Mortal Kombat 11; veja destaques da edição
Evolution Championship Series, maior evento de jogos de luta do mundo, terá campeonatos de Super Smash Bros. Ultimate, Street Fighter V, Tekken 7 e Samurai Shodown
EVO 2019: veja programação com datas, jogos e brasileiros nos torneios
Flamengo e Team Liquid: equipes ganharam fama de vice-campeãs
Flamengo está entre 'vices dos esports'; veja times que perderam finais
Veja cinco brasileiros que fizeram campanhas de destaque em torneios internacionais de jogos de luta
Relembre destaques brasileiros no Street Fighter e Mortal Kombat
Relembre personagens de jogos de luta considerados "apelões" e que desequilibraram o cenário competitivo
Entre franquias antigas e estreantes, a line up de jogos de luta da Evolution 2019 foi revelada na noite desta terça-feira
EVO 2019 terá Mortal Kombat 11 e Samurai Shodown; veja jogos anunciados
Fortnite, Overwatch e Clash Royale: veja os jogos que "roubaram a cena" os torneios deste ano
Cinco jogos que surpreenderam e cresceram nos esports em 2018
Baseando-se em resultados de grandes torneios, confira a lista dos melhores atletas do planeta no game
Torneio consagrou atletas como Problem-X, em Street Fighter V, e SonicFox, Dragon Ball FighterZ.
EVO 2018: veja os resultados do maior torneio de jogos de luta do mundo

Opinião dos usuários

Fórum

EVO

Você ficou com alguma dúvida sobre Campeonatos ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Campeonatos