Facebook Home

Facebook Home

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Facebook Home: customize seu Android com o launcher da rede social!

Thiago Barros
por Thiago Barros em 20/05/2013 14h34

O objetivo do Facebook Home é transformar o seu celular em um smartphone mais social. O aplicativo nada mais é do que um launcher para o Android. Ou seja, ele customiza a interface visual do sistema operacional dos gadgets compatíveis, deixando-os com a cara da rede social.

A ideia principal por trás do Home é a de transformar as pessoas e interações com elas no que há de mais importante dentro da interface de um smartphone. Ao invés de apps no menu principal, o launcher torna as suas informações do Facebook os destaques do gadget, com fotos e atualizações sendo exibidas e atualizadas com o passar do tempo.

Entre as novidades possibilitadas pelo Facebook Home estão um novo visual para sua interface de bate-papo, o Messenger, uma tela de bloqueio com as interações que você recebe na rede social, e, claro, um menu com seus aplicativos, acessível com toque na tela principal.

Vale destacar, entretanto, que o recurso ainda não está disponível para todos. Existem apenas alguns aparelhos compatíveis com o launcher. Somente Galaxy S3, Galaxy S4, Galaxy Note II, HTC First e HTC One podem rodar o software. Faça o download do Facebook Home e confira!

Nossa opinião

O Facebook Home é bem menos revolucionário do que parece. Apesar de toda aquela expectativa em torno do launcher, ele muda menos do que muitos outros. Porém, estas são modificações significativas. Afinal, você está colocando o seu perfil do Facebook e suas interações na rede social como o plano de fundo do seu celular.

Visualmente, a tela inicial é bastante agradável, com fotos grandes, textos ajustados de acordo com seus tamanhos e facilidade para navegar (simples movimentos de um lado para o outro mudam as histórias e, para curtir, basta dar dois toques na tela). Acessar seus aplicativos também é simples, basta tocar na sua “cabeça flutuante” que fica na home.

Porém, há problemas. Um deles é o fato de a tela do Facebook Home ser sobreposta à tela de bloqueio do celular. Dessa forma, quando você desliza o dedo para acessar o menu de aplicativos (swipe para cima, segurando a foto do seu perfil), ainda é redirecionado para a tela de bloqueio onde você insere sua senha ou faz o movimento codificado.

Outro ponto bastante negativo é o fato de ele não estar disponível para download pelo Google Play para usuários do Brasil. Só é possível instalá-lo baixando a APK direto de um link diferente. Além disso, é um pouco complicado se acostumar ao novo layout logo de início.

No geral, a experiência é válida – especialmente para quem usa mais o Facebook do que qualquer outro aplicativo do seu celular. Como disse Mark Zuckerberg, a ideia da companhia não era lançar um smartphone da rede social, mas sim transformar todos os aparelhos móveis em telefones sociais. E eles conseguiram.

Prós
  • Muito leve
  • Não prejudica o desempenho do celular
  • Visual bonito na homescreen
  • Fácil de usar
  • Conteúdo atualizado com frequência
Contras
  • Instalação somente com APK direto
  • Difícil de se acostumar
  • Atua por cima da tela de bloqueio

Fotos

Hoje é aniversário de dez anos da rede social, que foi inicialmente criada em 2004 por Mark Zuckerberg e seus amigos. De lá pra cá, tudo mudou.
Listamos alguns dos dispositivos que não vingaram em 2013. Veja a lista dos aparelhos que precisam de alguma melhoria para saírem da lista.
Quer deixar seu Android com um visual novo? Então confira a lista com dez launchers para alterar a interface do seu gadget.
Neste tutorial do TechTudo, você aprenderá a criar pastas no Facebook Home.
Fundador do Facebook solicita que companhia sul-coreana crie um aparelho Android com interface Facebook Home de fábrica, mas Samsung se recusa.
CEO do Facebook completa 29 anos nesta terça-feira (14). Veja as mudanças que ocorreram na vida do cara que mudou a vida dos usuários da maior rede social.
Companhia diz estar ouvindo avaliações de usuários e promete novos recursos para o launcher em breve. Pastas, “dock” e lista de amigos estão entre as prioridades.
HTC First, popularmente chamado de Facebook Phone, teve preço reduzido de US$ 99 para US$ 0,99 em operadora norte-americana e rumores são de fiasco no mercado.
Confira como alterar as configurações do Facebook Home no seu Android. É possível modificar notificações, o uso de dados 3G e a aparência do launcher.
Launcher da rede social para Android, mesmo limitado a cinco modelos de smartphones, já alcançou a marca de meio milhão de downloads. Usuários, porém, não aprovam a interface.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Facebook Inc.

Lançamento

20/05/2013

Versão

1.0

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

O Facebook Home é bem menos revolucionário do que parece. Apesar de toda aquela expectativa em torno do launcher, ele muda menos do que muitos outros. Porém, estas são modificações significativas. Afinal, você está colocando o seu perfil do Facebook e suas interações na rede social como o plano de fundo do seu celular.

Opinião dos usuários

Fórum

Facebook Home

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais