Facebook Home

Facebook Home

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Facebook Home: customize seu Android com o launcher da rede social!

Thiago Barros
por Thiago Barros em 20/05/2013 14h34

O objetivo do Facebook Home é transformar o seu celular em um smartphone mais social. O aplicativo nada mais é do que um launcher para o Android. Ou seja, ele customiza a interface visual do sistema operacional dos gadgets compatíveis, deixando-os com a cara da rede social.

A ideia principal por trás do Home é a de transformar as pessoas e interações com elas no que há de mais importante dentro da interface de um smartphone. Ao invés de apps no menu principal, o launcher torna as suas informações do Facebook os destaques do gadget, com fotos e atualizações sendo exibidas e atualizadas com o passar do tempo.

Entre as novidades possibilitadas pelo Facebook Home estão um novo visual para sua interface de bate-papo, o Messenger, uma tela de bloqueio com as interações que você recebe na rede social, e, claro, um menu com seus aplicativos, acessível com toque na tela principal.

Vale destacar, entretanto, que o recurso ainda não está disponível para todos. Existem apenas alguns aparelhos compatíveis com o launcher. Somente Galaxy S3, Galaxy S4, Galaxy Note II, HTC First e HTC One podem rodar o software. Faça o download do Facebook Home e confira!

Nossa opinião

O Facebook Home é bem menos revolucionário do que parece. Apesar de toda aquela expectativa em torno do launcher, ele muda menos do que muitos outros. Porém, estas são modificações significativas. Afinal, você está colocando o seu perfil do Facebook e suas interações na rede social como o plano de fundo do seu celular.

Visualmente, a tela inicial é bastante agradável, com fotos grandes, textos ajustados de acordo com seus tamanhos e facilidade para navegar (simples movimentos de um lado para o outro mudam as histórias e, para curtir, basta dar dois toques na tela). Acessar seus aplicativos também é simples, basta tocar na sua “cabeça flutuante” que fica na home.

Porém, há problemas. Um deles é o fato de a tela do Facebook Home ser sobreposta à tela de bloqueio do celular. Dessa forma, quando você desliza o dedo para acessar o menu de aplicativos (swipe para cima, segurando a foto do seu perfil), ainda é redirecionado para a tela de bloqueio onde você insere sua senha ou faz o movimento codificado.

Outro ponto bastante negativo é o fato de ele não estar disponível para download pelo Google Play para usuários do Brasil. Só é possível instalá-lo baixando a APK direto de um link diferente. Além disso, é um pouco complicado se acostumar ao novo layout logo de início.

No geral, a experiência é válida – especialmente para quem usa mais o Facebook do que qualquer outro aplicativo do seu celular. Como disse Mark Zuckerberg, a ideia da companhia não era lançar um smartphone da rede social, mas sim transformar todos os aparelhos móveis em telefones sociais. E eles conseguiram.

Prós
  • Muito leve
  • Não prejudica o desempenho do celular
  • Visual bonito na homescreen
  • Fácil de usar
  • Conteúdo atualizado com frequência
Contras
  • Instalação somente com APK direto
  • Difícil de se acostumar
  • Atua por cima da tela de bloqueio

Fotos

Launcher que modifica a cara do sistema Android chega oficialmente para Galaxy S3 e Note 2 de usuários brasileiros. Ainda não há previsão para outros modelos.
Rumores apontam que Facebook estaria expandindo seu novo serviço e negociando a chegada do Home ao iPhone com a Apple.
Desenvolvedores independentes criaram versão do launcher para dispositivos não suportados pelo aplicativo do Facebook. Confira a lista.
Novo aplicativo traz as atualizações para a tela inicial do Android, porém altera bastante a interface do sistema. Descubra como usar.
O TechTudo testou o novo launcher do Facebook, avaliando sua aparência, desempenho e utilidade. Será que a nova interface do Android é ideal para o uso que você faz do seu smartphone? Confira.
Se você esta tendo dificuldades para instalar o Facebook Home, não se preocupe. Siga o tutorial do TechTudo e descubra como.
A expectativa em torno do lançamento do Facebook Home no Google Play foi grande nesta sexta-feira (12), mas os usuários brasileiros terão que esperar.
Novo estilo de notificação de mensagens, adotada no launcher Facebook Home, é liberada para todos os aparelhos com sistema Android em atualização.
O CEO do Facebook disse que o Facebook Home não tem previsão de chegar no iPhone, e que é bem capaz do Windows Phone receber o app antes mesmo da Apple. Entenda
Rede social desativou os arquivos que vazaram do Facebook Home a cinco dias do lançamento oficial. O programa transforma o sistema operacional Android para facilitar o acesso ao conteúdo das redes sociais.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Facebook Inc.

Lançamento

20/05/2013

Versão

1.0

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

O Facebook Home é bem menos revolucionário do que parece. Apesar de toda aquela expectativa em torno do launcher, ele muda menos do que muitos outros. Porém, estas são modificações significativas. Afinal, você está colocando o seu perfil do Facebook e suas interações na rede social como o plano de fundo do seu celular.

Opinião dos usuários

Fórum

Facebook Home

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais