Factorio

Factorio

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Construa, desenvolva e automatize suas próprias indústrias em Factorio

Tais Carvalho
por Tais Carvalho em 23/05/2016 19h27

Factorio é um game de estratégia e gerenciamento de recursos, disponível para download no Steam. Ele está em acesso antecipado, mas já conta com suporte para mods. Seu objetivo é administrar uma área industrial, automatizando o processo de coleta e produção. E, ao mesmo tempo, se defender de possíveis inimigos alienígenas que possam destruí-la. Com um visual bidimensional que lembra Sim City 2000, Factorio aposta em um sistema de progressão complexo e viciante para os fãs do gênero.

Nossa opinião

Factorio é uma mistura de estratégia em tempo real e gestão de recursos, com elementos de sobrevivência e uma pitada de sandbox. Essa combinação gera uma gama de possibilidades para o jogador, que além de coletar e desenvolver matérias-primas, também pode encontrar soluções mais práticas para gerir sua rede industrial.

Pode parecer complexo na superfície, mas é um game de resolver problemas. Você constrói uma fábrica que precisa de recursos, coleta-os e usa para construir outras tecnológicas que, consequentemente, precisarão de outros materiais. Cabe a você colocar cada peça desse quebra-cabeça no lugar certo para ter um resultado melhor.

A campanha possui quatro níveis e se passa no futuro, onde o jogador deve colonizar um planeta desconhecido. Cada missão tem objetivos diferentes. Os comandos são feitos com mouse e teclado, sem suporte pra controle. Com as teclas "W", "A", "S", "D" o jogador se movimenta e com o mouse usa a interface para controlar suas indústrias, personagem e mapa.

Para quem gosta de gerenciamento, coleta massiva de recursos e controle de detalhes ao mesmo tempo, Factorio pode se tornar viciante. Você começa com uma base pequena e pode criar uma rede de fábricas conetadas. E a automatização funciona perfeitamente. A partir da matéria-prima, o jogador pode desenvolvê-la e aprimorar seus processos de procuração em diferentes pontos para liberar novas tecnologias.

Há robôs para ajudar na manutenção das suas fábricas e desafios que vão além dos objetivos do mapa, como a possibilidade de cooperar com jogadores online no multiplayer ou se defender de ataques protagonizados por uma base alienígena inimiga. O ponto principal é que Factorio entrega o que propõe, o jogador consegue implementar suas ideias e estratégias de logística da maneira que quiser em um cenário infinito.

É divertido e bem completo para um jogo que ainda está em acesso antecipado. Seus gráficos não são realistas, mas remetem aos games mais clássicos, com bons detalhes. Factorio já possui editor de mapas e é compatível com mods. Outro ponto positivo é que ele possui interface e tutoriais totalmente em português. Porém, ainda há espaço para ajustes. A inteligência artificial dos aliens ainda é um pouco passiva e a campanha tem poucas missões.

Factorio é uma excelente adição ao gênero e cumpre sua proposta em oferecer sistema de automatização funcional e uma infinidade de ações para fazer. Ele tem potencial para conquistar fãs com uma pegada mais clássica e bons desafios.

Prós
  • Tudo pode ser automatizado
  • Gráficos inspirados em jogos clássicos
  • Diversas fábricas e tecnologias
  • Muito para fazer e explorar
Contras
  • Poucos cenários na campanha

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Wube Software LTD

Versão

NOTA tt
9.3

Factorio é uma mistura de estratégia em tempo real e gestão de recursos, com elementos de sobrevivência e uma pitada de sandbox. Essa combinação gera uma gama de possibilidades para o jogador, que além de coletar e desenvolver matérias-primas, também pode encontrar soluções mais práticas para gerir sua rede industrial.

Dados do Jogo
Licença Pago
Idioma Português
Modos de Jogo Um jogador, multijogador
Gênero Estratégia
Produtora Wube Software LTD
Plataforma Windows, Mac, Linux

Opinião dos usuários

Fórum

Factorio

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de estratégia ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de estratégia