Fedora

Fedora

8.8
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Com Fedora 22, tenha um sistema operacional completo, variado e sem custo

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 23/08/2016 18h14

Fedora é um sistema operacional Linux baseado na distribuição Red Hat e que utiliza o ambiente GNOME como desktop padrão. Essa distribuição lança novas versões aproximadamente a cada 6 meses, tendo como padrão três versões de teste para validação e correção de defeitos, reportados através do sistema de correção de bugs.

O Fedora está disponível em 3 versões principais: Fedora Workstation (para uso no desktop), Fedora Server (para servidores) e Fedora Cloud (para serviços na nuvem). Existe também as spins do Fedora, que são versões com ferramentas e desktop´s específicos como o KDE, xfce, LXDE, Games, Robotics, Security e outros.

A versão mais recente, o Fedora 22, traz o GNOME 3.16 estável, um novo gerenciador de pacotes padrão, um novo sistema de notificação e uma série de novidades.

Essa versão vem com o Firefox 38.0.1, LibreOffice 4.4.3.2, Shotwell 0.22.0, Rhythmbox 3.2.1, Transmission 2.84, Empathy 3.12.10, juntamente com versões 3.16.x das aplicações de núcleo do GNOME (Nautilus, o Gedit, Terminal e assim por diante), além de GNOME Shell 3.16.2 e GTK+ 3.16.3.

Sob o capô, o Fedora 22 usa o kernel Linux 4.0.4, systemd 209, Mesa 10.5.4 e Xorg Server 1.17.1. Faça o download do Linux Fedora e tenha um ótimo sistema.

Nossa opinião

A frequência de atualizações do Fedora é um dos seus maiores diferenciais e dependendo da necessidade do usuário, um ponto negativo. Com ela é possível estar sempre em dia com as atualizações de sistema e programas. Por outro lado, para sistemas mais conservadores (como servidores e sistemas legados), o uso da distribuição não é muito adequado.

A escolha do Gnome como desktop padrão nem sempre agrada. Para contornar isso, os spins são uma ótima solução, pois eles permitem ter o mesmo sistema Fedora, mas como o ambiente desktop preferido do usuário.

Por ser baseado no Red Hat, o sistema herda uma série de características dessa distribuição corporativa, que o tornam bastante confiável. Isso acrescenta confiabilidade e também diversos recursos em comum, que podem beneficiar muito o usuário.

Por ser uma distribuição comunitária e com atualizações muito frequentes, onde entram alguns softwares muito recentes, as vezes isso pode gerar um sistema com problemas e bugs.

Prós
  • Possui atualizações frequentes
  • Spins permitem ter o mesmo sistema Fedora, mas como o ambiente desktop preferido do usuário
  • Possui uma série de características da distribuição Red Hat
  • Gratuito
Contras
  • As vezes pode vir com alguns bugs e problemas

Fotos

CrossRAT, como está sendo chamado, permite que hackers mal intencionados tirem screenshot e executem programas espiões
Novo vírus sofisticado é capaz de atingir Windows, macOS e Linux
Ubuntu, openSUSE e Mint são alguns nomes da lista. Versões do sistema operacional de código aberto poder ser baixadas gratuitamente.
E17 viria para fazer companhia às versões Gnome, KDE, LXDE e Xfce do sistema operacional desenvolvido pela Red Hat.
O objetivo dos desenvolvedores é que o aplicativo substitua o Rhythmbox como tocador padrão da interface gráfica.
Prévia do Fedora 19 traz recursos inéditos e aposta na nova interface Gnome.
Com a chegada do instalador gráfico dos drivers das placas de vídeo da Intel para Linux, ficou muito mais fácil ter os mais recentes drivers gráficos da empresa nessa plataforma.
Tutorial traz as linhas de comando para consertar erro em ambos os sistemas.
O programa, batizado de Intel Linux Graphics Installer, suporta o Ubuntu nas versões 12.04 e 12.10 e o Fedora 17 e 18. Confira!
O Fedora 18 foi lançado oficialmente. A nova versão da distribuição Linux, Spherical Cow, traz diversos aprimoramentos. Um dos destaques do lançamento é a alternativa pelos desktops Mate e Cinnamon.
Depois de uma série de atrasos, a edição 18 da distribuição Linux Fedora ganhou, enfim, uma data para lançamento oficial: 15 de janeiro. A nova versão do sistema operacional teve todos os problemas resolvidos e está pronta para chegar ao consumidor.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Red Hat Inc

Lançamento

02/07/2013

Versão

22

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

A frequência de atualizações do Fedora é um dos seus maiores diferenciais e dependendo da necessidade do usuário, um ponto negativo. Com ela é possível estar sempre em dia com as atualizações de sistema e programas. Por outro lado, para sistemas mais conservadores (como servidores e sistemas legados), o uso da distribuição não é muito adequado.

Opinião dos usuários

Fórum

Fedora

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais