Firefox

Firefox

8.8
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Firefox é um dos navegadores mais famosos do mercado com novo visual

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 23/05/2016 18h27

Firefox é um navegador web de código aberto e multiplataforma com versões para Windows, OS X (Mac), Linux e Android, em variantes de 32 e 64 bits, dependendo da plataforma. O Mozilla Firefox possui suporte para extensões, navegação por abas, alerta contra sites maliciosos, suporte para sincronização de informações, gerenciador de senhas, bloqueador de janelas pop-up, pesquisa integrada, corretor ortográfico, gerenciador de download, leitor de feeds RSS e outros recursos. 

Além de ser multiplataforma, o Firefox também suporta diferentes linguagens, incluindo o português do Brasil (Pt Br). E em 2015, investiu em vários plugins. Baixe o navegador, confira a versão offlineinstale complementos e escolha seu tema predileto. Se o navegador estiver lento, veja como resolver. Também há soluções se o navegador estiver travando. Firefox ainda possui uma versão Portable e para Android. E você pode ver qual versão é melhor: Firefox Beta ou Developer Edition?

Firefox OS

O sistema é baseado no motor de renderização da Mozilla, o Gecko que roda sobre um kernel do Linux e um userspace de Hardware Abstraction layer (HAL) chamado Gonk. Ele inicia diretamente em sua interface touch que, por baixo do capô, utiliza o motor de renderização Gecko do Firefox para executar aplicativos. O Firefox OS exibe uma tela simples com ícones de programas que são somente web apps. Ou seja, são construídos basicamente em Java Script e HTML5, o que permite que eles sejam rodados também em navegadores web.

Nossa opinião

O maior mérito do Firefox é, obviamente, todo a sua flexibilidade, compatibilidade e alcance. Ele é um navegador que pode ser usado na maioria das plataformas e sua interface possui pouca diferença de uma para outra.

O Firefox é um navegador com muitos recursos, suporte a múltiplas plataformas, plugins e complementos. Isso, no entanto, também tem sido seu "Calcanhar de Aquiles". Ele não chega a ser lento, mas por causa de tantos recursos, cada vez mais ele tem se tornado um devorador de CPU e de memória, chegando a consumir mais de 1 GB de RAM com poucas abas abertas ou com o Flash Player ativado. Em alguns momentos, o browser chega até mesmo a engasgar, sendo necessário fechá-lo a força.

A interface do navegador poder ser muito boa de usar em alguns dispositivos com tela touchscreen. Isso graças a seus ícones grandes. Contudo, em alguns aparelhos isso nem sempre acontece. Infelizmente, ainda falta à interface do Firefox um padrão responsivo que se ajuste a todo tipo de tela.

Devido ao seu desenvolvimento aberto, porco depois do lançamento do Windows 10, O Firefox já tinha lançando uma versão adaptada ao novo sistema. Com isso, o navegador foi um dos pioneiros na nova plataforma.

Prós
  • Pode ser usado na maioria das plataformas
  • Possui suporte a múltiplas tecnologias, padrões, plugins e complementos
  • Interface pode ser muito boa de usar em alguns dispositivos com tela touchscreen
  • Já possui versão adaptada para o Windows 10
Contras
  • Pode se tornar um devorador de CPU e memória
  • Em alguns aparelhos touchscreen a interface fica ruim de usar

Fotos

Firefox deverá ganhar logo completamente reformulado e adotar variações por produto, incluindo uma especificamente para o navegador.
Mozilla quer mudar o logo clássico do Firefox; entenda
Recurso está em fase de testes e já pode ser ativado por qualquer pessoa.
Ferramenta permite alterar cores de ícones e outros detalhes na interface do Firefox
Os usuários podem testar funcionalidades do browser que ainda não foram lançadas oficialmente
Aplicação permite usar adds-on do navegador do Google e do Opera no Firefox
Dica substitui a Google Assistente por navegador da Mozilla.
Plugin também impede acesso a dados do usuário no Instagram e Facebook Messenger
Como impedir que o Facebook rastreie seus dados pelo Firefox
Sites solicitam permissão para enviar alertas sobre novo conteúdo; saiba como bloquear
Procedimento é útil ao migrar para o navegador da Mozilla
Site resgata versão antiga de websites em banco de dados da Internet
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Mozilla

Lançamento

25/09/2014

Versão

Nossa Opinião

NOTA tt
8.8

O maior mérito do Firefox é, obviamente, todo a sua flexibilidade, compatibilidade e alcance. Ele é um navegador que pode ser usado na maioria das plataformas e sua interface possui pouca diferença de uma para outra.

Opinião dos usuários

Fórum

Firefox

Você ficou com alguma dúvida sobre Navegadores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Navegadores