Publicidade
Briga de gigantes: Firefox x Chrome (Foto: Divulgação) (Foto: Briga de gigantes: Firefox x Chrome (Foto: Divulgação))

Firefox

Baixar
  • Downloads

    -

  • Tamanho do download

    -

  • Licença

    -

  • Idioma

    -

  • Desenvolvedor

    Mozilla

  • Lançamento

    -

  • Versão

    -

  • Requisitos mínimos

    -

Nossa opinião

8,8 Nota tt

O maior mérito do Firefox é, obviamente, todo a sua flexibilidade, compatibilidade e alcance. Ele é um navegador que pode ser usado na maioria das plataformas e sua interface possui pouca diferença de uma para outra.

  • Interface 9
  • Usabilidade 9
  • Performance 8
  • Funcionalidade 9

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Firefox é um dos navegadores mais famosos do mercado com novo visual

Firefox é um navegador web de código aberto e multiplataforma com versões para Windows, OS X (Mac), Linux e Android, em variantes de 32 e 64 bits, dependendo da plataforma. O Mozilla Firefox possui suporte para extensões, navegação por abas, alerta contra sites maliciosos, suporte para sincronização de informações, gerenciador de senhas, bloqueador de janelas pop-up, pesquisa integrada, corretor ortográfico, gerenciador de download, leitor de feeds RSS e outros recursos. 

Além de ser multiplataforma, o Firefox também suporta diferentes linguagens, incluindo o português do Brasil (Pt Br). E em 2015, investiu em vários plugins. Baixe o navegador, confira a versão offline, instale complementos e escolha seu tema predileto. Se o navegador estiver lento, veja como resolver. Também há soluções se o navegador estiver travando. Firefox ainda possui uma versão Portable e para Android. E você pode ver qual versão é melhor: Firefox Beta ou Developer Edition?

Firefox OS

O sistema é baseado no motor de renderização da Mozilla, o Gecko que roda sobre um kernel do Linux e um userspace de Hardware Abstraction layer (HAL) chamado Gonk. Ele inicia diretamente em sua interface touch que, por baixo do capô, utiliza o motor de renderização Gecko do Firefox para executar aplicativos. O Firefox OS exibe uma tela simples com ícones de programas que são somente web apps. Ou seja, são construídos basicamente em Java Script e HTML5, o que permite que eles sejam rodados também em navegadores web.

Nossa opinião

O maior mérito do Firefox é, obviamente, todo a sua flexibilidade, compatibilidade e alcance. Ele é um navegador que pode ser usado na maioria das plataformas e sua interface possui pouca diferença de uma para outra.

O Firefox é um navegador com muitos recursos, suporte a múltiplas plataformas, plugins e complementos. Isso, no entanto, também tem sido seu "Calcanhar de Aquiles". Ele não chega a ser lento, mas por causa de tantos recursos, cada vez mais ele tem se tornado um devorador de CPU e de memória, chegando a consumir mais de 1 GB de RAM com poucas abas abertas ou com o Flash Player ativado. Em alguns momentos, o browser chega até mesmo a engasgar, sendo necessário fechá-lo a força.

A interface do navegador poder ser muito boa de usar em alguns dispositivos com tela touchscreen. Isso graças a seus ícones grandes. Contudo, em alguns aparelhos isso nem sempre acontece. Infelizmente, ainda falta à interface do Firefox um padrão responsivo que se ajuste a todo tipo de tela.

Devido ao seu desenvolvimento aberto, porco depois do lançamento do Windows 10, O Firefox já tinha lançando uma versão adaptada ao novo sistema. Com isso, o navegador foi um dos pioneiros na nova plataforma.

Prós

  • Pode ser usado na maioria das plataformas
  • Possui suporte a múltiplas tecnologias, padrões, plugins e complementos
  • Interface pode ser muito boa de usar em alguns dispositivos com tela touchscreen
  • Já possui versão adaptada para o Windows 10

Contras

  • Pode se tornar um devorador de CPU e memória
  • Em alguns aparelhos touchscreen a interface fica ruim de usar
Sites solicitam permissão para enviar alertas sobre novo conteúdo; saiba como bloquear
Procedimento é útil ao migrar para o navegador da Mozilla
Site resgata versão antiga de websites em banco de dados da Internet
Vulnerabilidade permite que invasores acessem dados remotamente por meio do navegador
Usuário pode escolher apagar somente a última hora de navegação ou todo o seu histórico
Nova edição do navegador da Mozilla está mais rápida e segura.
Função é útil para quem quer personalizar a nova versão do navegador da Mozilla
Relembre grandes ataques que atingiram o mundo e veja dicas para evitar futuras ameaças.
Aprenda a recuperar o funcionamento do programa no PC em caso de falhas.
Nova versão do navegador traz melhorias de segurança contra as vulnerabilidades Meltdown e Spectre

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.