Firefox Focus

Firefox Focus

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Navegue com privacidade e rapidez no iPhone com o Firefox Focus

Pedro Cardoso
por Pedro Cardoso em 25/11/2016 17h52

O aplicativo Firefox Focus é um navegador de internet para iPhone, iPad e iPod touch (iOS) que prioriza a privacidade do usuário. Para chegar neste objetivo, o app promete não exibir as propagandas dos sites e bloquear todo tipo de rastreador, o que naturalmente deixa a navegação mais rápida também.

Antes desta versão mais recente, este software era conhecido como Focus by Firefox. Na ocasião, ele precisava da integração com o Safari do iOS para funcionar. Agora, ele é um browser completo e independente. Para representar esta nova fase, o app recebeu um novo ícone e teve a aparência remodelada.

Nossa opinião

O aspecto que mais chama a atenção no Firefox Focus é o seu tamanho. Na contramão de outros exemplos da plataforma iOS, este app possui apenas 11 MB. Sua interface é simples, leve e objetiva. Apesar de pouco recursos, cumpre com louvor o seu papel, ao proporcionar uma navegação mais segura e rápida.

O Firefox Focus possui apenas uma única tela, bem rudimentar, onde o usuário é capaz apenas de digitar o endereço da página, ou fazer uma busca, e navegar por ela. No menu de configurações, é possível definir quais os rastreadores podem ficar ligados e quais serão bloqueados. Infelizmente, todos esses comandos estão em inglês, o que pode atrapalhar quem não domina o idioma.

Mesmo conseguindo exibir todos os recursos necessários para uma navegação, o Firefox Focus ainda carece de vários recursos, como já relatado acima. Uma das ausências mais sentidas é o botão de compartilhamento. Nem mesmo é possível salvar a página para continuar lendo depois. Nestes casos, basta apertar um botão que o site que está sendo exibido no momento é aberto no Safari.

Vale destacar que o Firefox Focus não garante uma navegação anônima. Ele apenas impede que rastreadores comuns de sites e portais coletem os dados do usuário e seus hábitos na internet. Porém, todos os seus passos ainda podem ser registrados pelos provedores de acesso, através do seu IP.

Os testes foram feitos em um iPhone SE com iOS 10.1.1. O app se comportou muito bem, sem travamentos.

Apenas um aspecto dele pode ser incômodo: quando ele está em segundo plano, e o usuário passa para o primeiro, o Firefox Focus ativa o loading novamente, exibindo a sua logo.

Prós
  • Pequeno e leve
  • Bloqueia todo tipo de trackers
  • Interface simples e objetiva
Contras
  • Somente em inglês

Fotos

Browsers com foco em privacidade bloqueiam rastreadores e não exibem anúncios; veja opções
Serviços de VPN e buscadores alternativos permitem que usuário proteja a identidade online
Lista traz navegadores mais leves que o Chrome para celulares Android e iPhone
Navegadores trazem suporte a extensões, recursos de proteção à privacidade ou maior integração com o computador.
Dica funciona em celular com Android. O Firefox Focus também oferece limpeza rápida de histórico e bloqueio de rastreadores.
Navegador para celulares traz novidades e comemora um milhão de downloads na plataforma do Google
Novo navegador da Mozilla para Android não deixa rastro das suas atividades na web
Procedimento deixa celular mais leve e com menos distrações.
Browsers para Android têm foco em rapidez e apostam em diferenciais criativos.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Mozilla

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

O aspecto que mais chama a atenção no Firefox Focus é o seu tamanho. Na contramão de outros exemplos da plataforma iOS, este app possui apenas 11 MB. Sua interface é simples, leve e objetiva. Apesar de pouco recursos, cumpre com louvor o seu papel, ao proporcionar uma navegação mais segura e rápida.

Opinião dos usuários

Fórum

Firefox Focus

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade