Foobar2000

Foobar2000

9.0
OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Foobar2000: player de áudio grátis para ouvir música com qualidade

TechTudo
por TechTudo em 23/03/2016 13h56

O Foobar2000 é um player de áudio, para Windows, mas com recursos avançados o bastante para já ter sido eleito o player preferido de usuários mais experientes. Apesar de só não ter suporte ao português, a qualidade na reprodução de músicas, o suporte aos formatos de áudio mais populares e ainda personalização da interface são algumas das razões para baixar o programa: ele é destaque no mercado de reprodutores de mídia.

Apesar de não ser tão básico (e, por consequência, tão simples) quanto os players tradicionais, o Foobar faz jus à sua fama e cumpre exatamente o que promete: entregar uma experiência única de som, por meio de recursos e ferramentas pouco exploradas nos programas convencionais.

O principal objetivo do Foobar2000 é proporcionar a maior fidelidade possível durante a reprodução dos arquivos de áudio dos usuários. Para tanto, o programa lança mão de recursos de equalização e correção automática de pequenas falhas (ReplayGain), fazendo com que detalhes que antes passariam despercebidos sejam notados com perfeição.

Toca música de arquivos compactados

 A praticidade é outro ponto que merece destaque. Para ouvir uma música compactada (RAR, ZIP ou GZIP) nos players convencionais, você precisaria, antes, de um programa exclusivo para extrair o conteúdo. Com o Foobar2000 o processo é bem mais simples: basta reproduzir o arquivo normalmente!

Com tantas funcionalidades avançadas, espera-se que o resultado final seja, no mínimo, excelente – e realmente é. Com uma qualidade de áudio bem acima da média dos demais players, o Foobar faz bonito na hora de tocar suas músicas.

No Foobar2000, o design fica em segundo plano. Porém, se por um lado a interface não é das mais bonitas, o programa ganha na leveza e no pouco espaço utilizado, ideal para quem busca funcionalidade e um bom desempenho na execução de arquivos de áudio.

Para tornar a experiência ainda mais completa, o Foobar oferece suporte a vários plugins, tornando-o é capaz de reproduzir até os formatos menos comuns de áudio. Obviamente, os principais formatos (MP3, MP4, WAV, WMA etc.) também estão presentes no currículo do player.

Personaliza interface

É verdade que dissemos que a prioridade do Foobar200 é o desempenho. Porém, em um mercado cada vez mais competitivo, a usabilidade e a personalização são fatores muito valorizados, e deixá-los de lado certamente não seria a escolha mais inteligente.

Justamente para aliar a já conhecida performance à usabilidade, a nova versão do Foobar permite que o usuário personalize o layout do programa de acordo com a sua preferência, e de forma bem prática.

Ao executar o programa pela primeira vez, é possível configurar diversas opções da interface (como a cor, por exemplo) e optar por exibir ou ocultar alguns recursos.

Por ser construído com uma estrutura modular, o Foobar2000 permite ainda que usuários avançados façam alterações nos códigos do programa e adicionem novas funcionalidades, por meio do SDK (Software Development Kit) fornecido no site oficial.

Atalhos customizáveis

E a personalização não fica só na aparência. Por meio do menu do Foobar, é possível editar as preferências do programa e configurar as suas próprias teclas de atalho para as principais ações.

Com o tempo, você pode criar vários atalhos diferentes e tornar a experiência de ouvir música muito mais prática, sem precisar ficar clicando em menus toda hora.

Facilidades on-line

Assim como alguns outros players de áudio, o Foobar2000 é capaz de se conectar á internet para obter informações sobre as faixas e álbuns nele reproduzidos, buscando, por exemplo, capas de discos.

A conexão também é utilizada para atualizar, automaticamente, alguns componentes do programa. Além de estar sempre em dia com os novos recursos, essa funcionalidade também evita eventuais problemas de compatibilidade, visto que as atualizações são realizadas apenas para fornecedores de complementos oficiais.

Toca via streaming

No campo do streaming também há novidades. Agora, não é mais necessária a utilização de plug-ins ou ferramentas extras para a reprodução dos formatos ASX, MMS e RTSP, normalmente suportados apenas pelo Windows Media Player. Com a novidade, o Foobar2000 aumenta sua competitividade frente ao reprodutor da Microsoft e se apresenta como um dos mais completos em termos de suporte a formatos de arquivos de áudio.

Permite reprodução contínua

Com o recurso “Gapless Playback”, o Foobar2000 permite que os usuários escutem as músicas sem as famosas “pausas” entre as faixas. Com essa ferramenta, é possível ouvir as músicas exatamente da forma que elas foram masterizadas, e executar sequências de músicas com mais fluidez.

Configura atalhos do teclado

Além disso, o programa também já vem pré-configurado para funcionar com a maioria dos teclados multimídia. As eventuais divergências podem ser corrigidas no próprio programa, ou nas configurações do teclado.

Metadados

Além de excelente reprodutor, o Foobar2000 também pode ser utilizado para alterar os metadados das suas músicas e para visualizar informações detalhadas sobro um arquivo de áudio específico, por meio da janela de propriedades.

É possível alterar todas as informações referentes ao arquivo, como o título da faixa, nome do álbum, artistas participantes, compositores etc. Essa é uma excelente opção para usuários que possuem aparelhos MP3 Player e procuram uma forma fácil de manter as faixas organizadas.

Formatos suportados

O Foobar2000 oferece suporte nativo aos seguintes formatos: MP1, MP2, MP3, MP4, MPC, Musepack, AAC, Ogg Vorbis, Speex, FLAC / Ogg FLAC, ALAC, WavPack, WAV, WMA, AIFF,AU, SND, CD e CDDA.

Com a utilização de plug-ins e elementos externos, é possível ampliar a lista de arquivos suportados e reproduzir praticamente qualquer tipo de arquivo de áudio.

Nossa opinião

O Foobar 2000 é um player de áudio que não deixa nada a desejar. Com uma interface simples e prática, você não encontrará problemas em usá-lo. Além disso, a sua qualidade sonora é excelente, o que provavelmente fará com que ele se torne o seu player predileto.

O seu funcionamento se dá de forma rápida e estável, seja para carregar arquivos gravados no seu computador, seja para rodar CDs no drive de leitura. E, fique tranquilo, pois o seu consumo de memória é baixíssimo.

Outros dois quesitos importantes de destacar são: primeiro, sua funcionalidade – que é incrível! E, segundo, mas não menos importante, o fato de ser gratuito.

É difícil achar defeitos no programa. Mas não rodar vídeo é, de fato, um ponto negativo. E ele está disponível apenas em inglês, o que pode ser um complicador para quem não domina a língua. Fora isso, o Foobar 2000 é ótimo!
 

Prós
  • Gratuito
  • Ótima qualidade de som
  • Fácil de mexer
Contras
  • Disponível apenas em inglês
  • Não roda vídeo

Fotos

Confira cinco aplicativos para reproduzir músicas no seu PC sem pagar nada
Cinco programas para ouvir música grátis no computador
Relembre serviços famosos como Winamp, Napster, Ares, eMule e outros
Oito programas para baixar e ouvir música que eram sucesso nos anos 2000 
Todos os aplicativos eram gratuitos à época; a maioria deles não existe mais
Sete programas de música famosos nos anos 2000
Há versões em português, recursos avançados, personalização com temas e suporte a plug-ins.
Depois de 15 anos no ar e muito adeptos, o Winamp se despede. Mas existem vários programas que oferecem serviços similares. Confira a lista!
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

FooBar2000

Lançamento

13/10/2014

Versão

1.3.4

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

O Foobar 2000 é um player de áudio que não deixa nada a desejar. Com uma interface simples e prática, você não encontrará problemas em usá-lo. Além disso, a sua qualidade sonora é excelente, o que provavelmente fará com que ele se torne o seu player predileto.

Opinião dos usuários

Fórum

Foobar2000

Você ficou com alguma dúvida sobre Players ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Players