Fotor

Fotor

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Baixe este editor de imagem e tenha fotos melhores

Luciana Vieira
por Luciana Vieira em 24/01/2013 10h41

Fotor é uma ferramenta online de fotografia que conta também com uma versão para iOS, Android e Windows 8. Os recursos são comuns aos programas de fotos. Nele você pode inserir edições, aplicar efeitos, colocar texto nas imagens e fazer montagens simples.

A interface do programa deixa clara a sua influência pelo Windows 8. Um bloco colorido com todas as opções do editor fica no meio da tela azul. Clique em uma das opções para chegar no ambiente de edição do Fotor.

Antes de qualquer coisa, você precisa carregar uma foto para o programa. Ao abrir uma das opções da ferramenta, clique em Open, botão marrom, localizado no topo direito da interface. As fotos podem ser importadas do seu computador, da Internet, do Flick ou do Facebook. Você pode carregar mais de uma imagem. Elas ficarão listadas uma abaixo da outra na coluna escura, ao lado direito da tela. É só clicar na foto que você quer trabalhar que ela vai automaticamente para o ambiente de edição do programa.

No lado esquerdo, há diversas opções de edição. Assim que você escolher uma fotografia, pode explorar o primeiro botão “Basic Edition”, que traz as opções de corte, rotação, cores, tamanho, curvas, o efeito tilt shift, que deixa a fotografia parecendo uma miniatura, entre outras.

Efeitos

Além das edições básicas, Fotor também tem efeitos pré-prontos como lomo, vintage e B&W. A lista de categorias continua com a ferramenta de adicionar texto, o efeito específico de HDR, opção para aplicar molduras, alterar a cor da imagem e muito mais. Todos os efeitos podem ganhar ajustes.

Fotor é uma ferramenta de edição aparentemente simples, mas que oferece os recursos suficientes para transformar uma foto do jeito que você quer. Os principais efeitos oferecem resultados surpreendentes para uma ferramenta gratuita e online.

O programa é grátis, roda em navegadores e está em inglês. Há versão também para dispositivos iOS 4.3 em diante, que custa cerca de R$ 6 na App Store. Para quem usa Android a partir do 2.2 o app é grátis. Ambas estão em inglês.

Nossa opinião

O legal do Fotor é que ele é um bom editor de imagens para quem gosta de dar um toque a mais em suas fotografias seja no computador, sem a necessidade de instalação, ou em um dispositivo móvel. Apesar de ter um visual simples, a interface é bem elegante e oferece ferramentas tradicionais com recursos básicos.

Entre as diversas funções, há uma bem interessante que dá a noção ao usuário de todas as modificações que estão sendo feitos, exibindo assim o antes e o depois. Outra que está em alta nos dias de hoje e pode agradar a muitos é a função de aplicar efeitos em fotos, muito encontrado em apps de fotografia como, por exemplo, o Lomo e o Vintage. O diferencial é que você pode ajustar os efeitos até chegar ao tom que lhe agradar mais.

E para quem curte colagens, o serviço oferece templates predefinidos e que podem ser personalizados como a cor da da borda, arredondamento dos cantos entre outros. No entanto, quando este review foi feito, apenas havia templates com temas de Natal quase um mês depois da data. Isto sinaliza uma falha de atualização por parte dos desenvolvedores, além da falta de outros temas. Já para aqueles que gostam de inserir somente bordas nas fotos, apesar da uma quantidade razoável que o Fotor disponibiliza, bem simples por sinal, há a carência de temas nas bordas, comum hoje em dia e que deixam as imagens mais divertidas.

A possibilidade de trabalhar com mais de uma imagem é um ponto forte no Fotor. Basta organizá-las e ir editando uma por uma, sem a necessidade de abrir uma por vez. No programa, é possível ainda pegar fotos do Facebook, do Flickr, da Internet, além do computador, é claro. No entanto, se for necessário combinar imagens em camadas,como tem no Photoshop, o programa fica devendo o recurso.

Prós
  • Boas ferramentas de edição e efeitos
  • Interface bonita
  • Facilidade de trabalhar com mais de uma foto na interface
  • Efeitos ajustáveis
Contras
  • Atualização de temas nos templates
  • Não combina imagens em camadas

Fotos

Serviço online gratuito oferece vários modelos editáveis de lista de atividades para ajudar usuários a organizar seu dia
Como criar uma lista de tarefas com o Fotor
Passo a passo mostra como usar um modelo editável de arte para Instagram no serviço online Fotor
Como criar posts para Instagram com o Fotor
Editor de imagens roda direto do navegador e permite fazer edições avançadas
Como desfocar fundo da foto e fazer o modo retrato com o Fotor
Com o fim do Picasa, veja sete ferramentas de edição de imagens grátis para substituir o software do Google.
Editor online cria mosaicos de imagens de forma bastante fácil.
Está precisando editar suas imagens? Então confira cinco apps que podem ajudar nessa missão, com funções completas para edição pelo celular Android.
Aplicativo Fotor permite fazer edições, aplicar filtro e mais de forma gratuita pelo celular; veja como usar neste tutorial.
Quer personalizar seus vídeos e fotos? Então confira nossa lista com cinco aplicativos tops para aplicar filtros, fazer montagens e mais.
Precisando mudar a capa do seu perfil no Facebook? Então dê  uma olhada nessas 10 opções que o TechTudo separou
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Chengdu Everimaging Science and Technology Co. Ltd

Lançamento

14/11/2012

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

O legal do Fotor é que ele é um bom editor de imagens para quem gosta de dar um toque a mais em suas fotografias seja no computador, sem a necessidade de instalação, ou em um dispositivo móvel. Apesar de ter um visual simples, a interface é bem elegante e oferece ferramentas tradicionais com recursos básicos.

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Editores ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Editores