From Dust

From Dust

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Controle as forças da natureza e proteja seu povo em From Dust

Vitor Adler
por Vitor Adler em 26/09/2013 12h11

From Dust é um jogo de aventura para Windows desenvolvido pela Ubisoft Montpellier (disponível para compra via Steam) onde o jogador vive uma entidade superior, uma espécie de deus "da natureza", que pode controlar diversos elementos naturais. Com tais habilidades divinas, o jogador deve guiar uma tribo de pessoas mascaradas entre diversos mundos (ligados por portais), onde eles devem encontrar totens e montar uma tribo, enquanto o jogador tem que terraformar aquele mundo para que a tribo possa seguir para o próximo portal.

Como o “Sopro” (The Breath, o nome da entidade controlada pelo jogador), o jogador deve superar diversos problemas que variam de tsunamis a erupções vulcânicas, controlando os elementos da natureza – movendo montanhas, tirando areia de desertos, criando ou secando riachos ou até extraindo lava de um vulcão ativo.

Também é de sua responsabilidade o dever de escolher pontos (checkpoints) pelo mapa, pontos estes que trilham o caminho a ser seguido pela tribo. Eles devem ser colocados cuidadosamente para garantir a sua segurança, enquanto o jogador faz as alterações no mundo físico à sua volta, moldando o caminho para o próximo totem.

Os mascarados também possuem alguns poderes que são manifestados na forma de canções coletadas por eles em cada novo mundo. Tais poderes ajudam o jogador a defender os totens, e, por sua vez, ajudar no progresso da tribo para o próximo mundo.

O jogador ganha mais poder a cada novo totem dominado pela tribo (o que permite que suas habilidades sejam expandidas – como transformar água em blocos de gelatina, apagar fogo ou simplesmente evaporá-la) e uma vez que todos os totens são dominados, um novo portal aparece, habilitando a tribo mascarada a seguir para o próximo mundo, onde novos problemas requerem a atenção do Sopro.

Nossa opinião

From Dust não é um jogo que deve ser encarado como “mais um jogo em que se brinca de deus”, já que o jogador age muito mais como uma espécie de “arquiteto” do que como um deus onipotente, propriamente dito.

O jogo possui mapas muito bem desenhados (provavelmente o resultado de uma boa arte conceitual) que compõem cenários verdadeiramente paradisíacos por onde a tribo mascarada trilha seu caminho. Porém, o jogo não possui muito do que se possa chamar de uma interface, sendo bastante primitivo neste quesito.

A maneira com que os elementos interagem entre si é realmente muito bem trabalhada e as habilidades que permitem ao jogador moldar estes mesmos elementos são recursos que tornam o jogo bastante divertido e variado, o que configura, talvez, o ponto mais positivo de From Dust – a sua ferramenta mais básica e mais utilizada é o melhor elemento do jogo.

Em contrapartida, o jogo de câmeras do jogo é bastante limitado, levando o jogador a situações onde o mesmo pode facilmente se incomodar com a proximidade ou distância exageradas e a impossibilidade de ajustes efetivos para este contratempo. Além disso, o sistema de checkpoints que serve para levar os mascarados de um ponto a outro do mapa apresenta falhas, vez por outra, levando a tribo a cometer algumas ações sem sentido e, como consequência, fazem o jogador perder uma parcela do seu progresso.

From Dust acaba por ser mais do que um simples jogo de mover objetos, um real desafio que exige precisão e timing do jogador para completar as tarefas. Apesar de alguns contratempos que podem afetar a precisão e prejudicar certos aspectos do jogo, From Dust passa longe de ser um jogo que fará com que o usuário perca seu tempo e ainda promete um alto grau de diversão.

Prós
  • Jogabilidade suave e intuitiva
  • Visual bem trabalhado
Contras
  • Problemas de ajuste de câmera e precisão
  • A inteligência artificial pode ser falha, de tempos em tempos

Fotos

Promoção Fim de Semana Ubisoft na loja digital Steam traz séries da empresa como Assassin’s Creed, Far Cry, Prince of Persia e outras, com descontos de até 75% para PC. Haverá ainda promoções diárias especiais.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Ubisoft

Lançamento

17/08/2011

Nossa Opinião

NOTA tt
7.8

From Dust não é um jogo que deve ser encarado como “mais um jogo em que se brinca de deus”, já que o jogador age muito mais como uma espécie de “arquiteto” do que como um deus onipotente, propriamente dito.

Opinião dos usuários

Fórum

From Dust

Você ficou com alguma dúvida sobre Jogos de aventura ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Jogos de aventura