FURIA (CS:GO)

FURIA (CS:GO)

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

FURIA Esports: conheça o elenco e a história do time brasileiro que é destaque no cenário mundial de CS:GO

A FURIA Esports é uma organização brasileira de esports formada em fevereiro de 2017, que possui um time de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e disputa os maiores campeonatos do mundo. A line up atual conta com Yuri "yuurih" Gomes, Andrei "arT" Piovezan, Vinicius "VINI" Figueiredo, Kaike "Kscerato" Cerato, Paytyn "junior" Johnson, Lucas "Honda" e Nicholas "guerri" Nogueira como técnico.

O time brasileiro, que tem grandes apoiadores nas redes sociais como Neymar Jr e André Akkari, disputou pela primeira vez o IEM Katowice 2019, um dos maiores campeonatos do mundo, e a ESL Pro League. A organização apresenta jovens jogadores, que antes de participar da equipe, eram desconhecidos do cenário nacional, e podem surpreender nas próximas temporadas do competitivo.

A história

Fundada em fevereiro de 2017, a FURIA Esports foi uma das grandes revelações do Counter-Strike na América do Sul, mesmo com jogadores, até então, pouco conhecidos do grande público. No ano do lançamento, o time brasileiro conseguiu bons resultados como, por exemplo, os vice-campeonatos da Liga Profissional e da Experience League 2017.

A primeira escalação da equipe tinha: Caike "caike" Costa, Vinicius “VINI” Figueiredo, Guilherme "spacca" Spacca, Arthur "prd" Resende, Bruno "Sllayer" Silva e Nicholas “guerri” Nogueira. Após os vice-campeonatos, a FURIA seguiu na conquista do elenco ideal. Ricardo "s1" Shinji também passou pela organização.

Os destaques da FURIA Academy e a ascenção da FURIA Esports

Enquanto buscava estabilidade na equipe principal, em janeiro de 2018, a FURIA liderava um elenco “alternativo” junto ao principal. No início, a FURIA Academy era uma espécie de segundo time que contava com jogadores, ainda desconhecidos no Brasil. Neste elenco, apareceu o principal destaque atual da organização: o player kscerato, até aquele momento, era o melhor jogador da equipe Academy e chamava a atenção de todos.

Em fevereiro do mesmo ano, o time resolveu realizar mudanças radicais na line up. O in-game leader guerri foi convidado para ser o coach, arT foi contratado, VINI, que estava jogando com a equipe de base, foi recontratado e kscerato promovido para a equipe principal.

Com essa formação, a organização conseguiu títulos no cenário nacional como a Aorus League – Brazil: Finals, a Liga Profissional Alienware Gamers Club, a GG.BET Ascensão, a Aorus League – Invitational e a ESL Brasil Premier League Season 5. Em junho de 2018, a equipe principal embarcou para os Estados Unidos, com o objetivo de melhorar a competitividade do seu jogo para chegar no top do Counter-Strike mundial. Em outubro, a última mudança ocorreu com a saída de spacca e a entrada de AbleJ, outro jovem da FURIA Academy.

Desde então, a FURIA busca evoluir seu jogo e alcançar voos altos. O maior deles em 2019: a participação no Major Counter-Strike, IEM Katowice 2019. A organização ganhou a chance de disputar a competição, após passar pelo Minor das Américas e deixar para trás times conhecidos mundialmente como eUnited, Team One, Team Envy, entre outros.

Já em 2020, a equipe conquistou de vez seu espaço no cenário global de CS:GO. Inicialmente, o time teve boa campanha na DreamHack Open Anaheim 2020, chegando até a final, mas acabou derrotada por 2-0 pela equipe da Gen.G Esports. No mesmo ano, a FURIA ainda conquistou a DreamHack Masters Spring 2020: North America, DreamHack Open Summer 2020: North America, ESL Pro League Season 12: North America e Intel Extreme Masters XV - New York Online: North America. Os títulos levaram a equipe a ocupar o 3º lugar no ranking global da HLTV. 

Tamanho destaque do time brasileiro no cenário internacional em 2020 levou os jogadores Kaike "Kscerato" Cerato e Henrique "HEN1" Teles a conquistarem o 18º e 16º lugar no ranking de melhores jogadores do ano, respectivamente. No dia 8 de janeiro de 2021, o jogador HEN1 anunciou a ida para o banco de reservas da equipe alegando um projeto com Vito "kNgV" Giuseppe e seu irmão Lucas "LUCAS1" Teles. A equipe começou o ano ocupando a 7ª posição no ranking da HLTV.

Elenco atual

Yuri “yuurih” Gomes

Andrei “arT” Piovezan

Vinicius “VINI” Figueiredo

Kaike “kscerato” Cerato

Paytyn "junior" Johnson

Lucas "Honda"

Henrique "HEN1" Teles (inativo)

Nicholas “guerri” Nogueira - Coach

Ex-jogadores

Rinaldo "ableJ" Moda

Guilherme "spacca" Spacca

Victor "bld V" Junqueira

Ricardo "s1" Shinji

Arthur "prd" Resende

Bruno "Sllayer" Silva

Caike "caike" Costa

Títulos

Aorus League - Brazil : 2018

Liga Profissional Alienware Gamers Club: Abril 2018

ESL Brasil Premier League Season 5: 2018

GG.BET Ascensão: 2018

ESEA Season 31: Global Challenge: 2019

EMF CS:GO World Invitational 2019

Arctic Invitational 2019

DreamHack Masters Spring 2020: North America

DreamHack Open Summer 2020: North America

ESL Pro League Season 12: North America 2020

Intel Extreme Masters XV - New York Online: North America 2020

Com grande atuação do jogador rain, FaZe buscou a vitória por 2–0 na grande final e levantou sua primeira taça de Major na história; veja detalhes sobre a partida
Equipe brasileira não conseguiu superar a boa equipe da Team Spirit e se despediu do mundial entre os oito melhores times da competição
FURIA encara revanche contra a Team Spirit em sua estreia no Champions Stage, os playoffs do mundial de CS:GO
Com FURIA Esports representando o Brasil, Champions Stage do Major de CS:GO começa na quinta-feira (19); veja formato, como assistir na Twitch e calendário de partidas
Equipe brasileira chegou perto de se recuperar após começo ruim, mas caiu para os dinamarqueses após prorrogação
Equipe brasileira precisava vencer a partida contra a G2 para seguir para o Champions Stage do Major de CS:GO; veja resumo da partida
Após um duro primeiro mapa, a FURIA não conseguiu se recuperar e vai jogar a vida no mundial nesta terça-feira (17)
Vitória dominante contra a BIG deixou a equipe brasileira a uma vitória da classificação para o Champions Stage
FURIA derrotou a Team Liquid em duelo na Ancient, enquanto a Imperial acabou perdendo para a G2 em jogo muito disputado; veja detalhes e próximos jogos
Brasileiros perderam seus confrontos na Nuke e vão em busca da recuperação nos segundos jogos do dia; veja horários

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.