GNU/Linux

GNU/Linux

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

GNU/Linux termo criado para nomear distribuições do núcleo

Edivaldo Brito
por Edivaldo Brito em 31/08/2015 11h56

GNU/Linux é um termo criado pela Free Software Foundation (FSF, Fundação para o Software Livre), para ser usado como a nomenclatura correta para as chamadas “distribuições Linux”. O argumento da entidade para justificar o uso do termo está no fato dessas distribuições serem compostas pelo kernel Linux, junto com diversos programas do projeto GNU, criados e mantidos por ela.

Fundada por Richard Stallman, a FSF é a mesma entidade que criou a licença GNU General Public License, o contrato de uso que o kernel Linux e vários outros programas usam e os tornam um software livre.

Durante os primeiros anos do desenvolvimento do Linux, muitos usuários juntaram o kernel com programas do projeto GNU (que usa como símbolo um animal africano de mesmo nome), para poder ter um sistema operacional “usável”, já que o kernel não é o suficiente para isso. Com a combinação do kernel e esses programas, surgiram as primeiras distribuições Linux.

De acordo com Stallman, como o núcleo é a menor parte do pacote e os programas do projeto maioria, tais distribuições devem ser chamadas de GNU/Linux, e não simplesmente de Linux.

Do ponto de vista de Stallman, o kernel Linux em conjunto com os programas do Projeto Gnu formam um sistema GNU baseado em Linux, e portanto, devem ser chamados de sistemas GNU/Linux.

Atualmente o termo é aceito e utilizado por algumas das principais distribuições Linux, como por exemplo, o Debian GNU/Linux (dentre outras). No entanto, o nome não é um consenso em todas as distribuições, e em alguns casos, é praticamente ignorado.

Fotos

Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Free Software Foundation

Lançamento

31/08/2015

Opinião dos usuários

Fórum

Você ficou com alguma dúvida sobre Sistemas Operacionais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Sistemas Operacionais