Google Camera

Google Camera

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Google Camera: escolha o foco e a profundidade de suas fotografias

Paulo Alves
por Paulo Alves em 29/05/2014 11h22

Google Camera é o app de fotografia criado pelo Google para smartphones Android. A proposta é simples: oferecer uma interface fácil de usar com design minimalista, ao mesmo tempo em que inaugura um recurso novo: a interface traz um botão de disparo da câmera à direita da tela, que permite ao usuário tocar na imagem para focar sem capturá-la.

Em um botão discreto, também à direita, localizam-se funções como flash, HDR, grade e troca de câmera. Exposição pode ser inclusa na lista por meio das configurações. Já o modo de captura é escolhido em uma lista acessada por meio de um movimento de arrastar-  da esquerda para a direita. Lá, encontram-se os botões para acessar a função de Gravação de vídeos, além de Fotos em panorama, Foto Esfera e a nova função: Efeito Foco

Com Efeito foco o usuário pode criar fotos com profundidade mais acentuada usando borrões em certas partes da imagem. O recurso é fácil de ser usado, pois, basta movimentar a câmera acima do objeto, na vertical, para que o app capte o que está por trás.

Google Camera também traz, no modo de gravação de vídeo, um alerta para o usuário que costuma filmar sem querer - com o telefone na vertical. Ao ativar o modo filmadora nessa posição, um ícone avisa para mudar a orientação para a horizontal.

Seguindo a mesma tendência lançada há tempos no Android, o app também permite que o usuário visualize as fotos tiradas com um movimento da direita para a esquerda. De lá, é possível excluir fotos indesejadas com um movimento para baixo ou para cima, bem como acessar controles básicos de edição e compartilhamento.

Atualização

Na nova versão, foi adicionada a função Timer no software. Após apertar a função do menu e o ícone do relógio, a foto é tirada em 10 segundos. Isso permite que o usuário posicione o aparelho em algum lugar e saia na fotografia com seus amigos.

Agora, existem dois elementos ao estilo “panorama”. Eles simulam as câmeras SLR, fotografam nos modos olho de peixe e de ângulo aberto. Google Camera está disponível, ao menos até a data, somente para dispositivos Android que rodam a versão 4.4 do sistema. Se você é dono de um desses dispositivos, baixe o Google Camera agora e experimente uma câmera fácil de usar. É gratuito!

Nossa opinião

É sempre vantajoso quando o Google, ou qualquer fabricante, disponibiliza um app nativo diretamente para download na Play Store, por exemplo; pois garante que melhorias poderão ser feitas de forma mais regular. Com Google Camera, porém, as vantagens são maiores, porque o app traz uma interface simples e definitiva, algo que o Android estava precisando.

O recurso mais interessante, à primeira, vista é o botão de disparo. Por mais que seja algo simples, usuários de smarts Motorola tinham, até então, que se contentar com a captura na tela toda, o que impedia um controle eficiente do foco manual. Com Google Camera, basta tocar em qualquer parte da tela para focar.

Os acessos aos controles também estão melhorados. Eles continuam discretos, mas com usabilidade superior. Isso porque basta tocar em um botão para fazer os ícones de flash, grade e troca de câmera aparecerem, e mais um toque para ativar um deles – simples e pouco intrusivo.

O mesmo vale para a função da câmera. Agora tudo está agrupado do lado esquerdo da tela, em uma lista acessada por um movimento de arrastar. A impressão é que ficou mais rápido ativar qualquer função, pois são necessários menos toques na tela.

Há também um menu de configurações do aplicativo, o que é interessante. De lá, pode-se ativar o geotagging das fotos, mudar a resolução de captura de imagens e inserir a epção de exposição no menu rápido da interface principal, no entanto, achamos que a exposição poderia estar lá por padrão.

Tirando a certa dificuldade em achar o botão para as configurações, elas são bem úteis. Afinal, há que abrir a lista de modo de captura à esquerda para que o ícone de engrenagem apareça à direita - o que não parece tão intuitivo.

Além disso, a barra preta onde está o botão de captura parece grande demais. Mas, o motivo pode estar na facilitação do ‘swipe’ para visualização das fotos, de modo que os botões nativos do Android não sejam ativados por acidente. Notamos, também, que em aparelhos com telas de alta resolução, como o Galaxy S5, a barra preta é translúcida, tornando a área de exibição da imagem consideravelmente maior.

De modo geral, Google Camera é um aplicativo bem-vindo para usuários do sistema móvel da companhia. Seja porque ele melhora o ‘toque para focar’ ou traz uma interface fácil de usar. A verdade é que ele é suficiente para agradar a quem só deseja controles básicos e sente-se atribulado demais com opções dadas por fabricantes como a Samsung, que sempre coloca funções demais em seus apps.

Dito isso, Google Camera vale, com certeza, o teste. Além de ser gratuito, ele é útil e traz consigo a garantia de que receberá updates constantes. Uma pena que somente usuários de aparelhos com Android 4.4 possam usá-lo.

Prós
  • Interface limpa e fácil de usar
  • Design agradável
  • Controles discretos e organizados
Contras
  • Acesso às configurações do app não é intuitivo
  • Barra do botão de captura é muito grande e em alguns aparelhos é opaca

Fotos

Google confirma que pane afetou “centenas de milhões de celulares Android pelo mundo". Empresa recomenda atualização do sistema e aplicativo de câmera.
Sistema operacional também terá uma opção de disparos rápidos.
Localização geográfica do usuário é registrada e incorporada à foto; veja como desativar.
Conheça algumas dicas simples para tirar ótimas fotos usando seu celular Android. Não perca o registro de momentos especiais.
O TechTudo selecionou app do álbum da Copa, câmera nativa do Google e mais três apps bem interessantes para quem usa o sistema Android
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Google Inc.

Nossa Opinião

NOTA tt
9.0

É sempre vantajoso quando o Google, ou qualquer fabricante, disponibiliza um app nativo diretamente para download na Play Store, por exemplo; pois garante que melhorias poderão ser feitas de forma mais regular. Com Google Camera, porém, as vantagens são maiores, porque o app traz uma interface simples e definitiva, algo que o Android estava precisando.

Opinião dos usuários

Fórum

Google Camera

Você ficou com alguma dúvida sobre Imagens ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Imagens