Publicidade

Google Chrome Canary

Baixar
  • Downloads

    -

  • Tamanho do download

    -

  • Licença

    -

  • Idioma

    -

  • Desenvolvedor

    Google

  • Lançamento

    -

  • Versão

    -

  • Requisitos mínimos

    -

Nossa opinião

8,8 Nota tt

O Chrome Canary é uma versão alfa do já conhecido navegador de internet do Google. O browser canarinho mantém a qualidade Chrome e avança em novas tecnologias. É indicado principalmente para desenvolvedores e early adopters, já que funciona como um ambiente de testes em que as atualizações chegam primeiro. A interface e usabilidade permanecem as mesmas, exceto pelo ícone amarelo gerado na instalação.

  • Interface 10
  • Usabilidade 9
  • Performance 8
  • Funcionalidade 8

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Google Chrome Canary traz novas funções do navegador tradicional

O Google Chrome Canary é uma versão experimental do navegador do Google para Windows, Mac e Android. A versão Canary recebe as funcionalidades que serão lançadas para o Chrome, e se comporta como um teste para os desenvolvedores do navegador.

Em sua essência, possui as mesmas funcionalidades do Google Chrome atual, porém com novas características. A principal diferença entre o Canary e os canais Beta e Dev de distribuição do Google Chrome é que o Canary é encarado como um aplicativo a parte.

Seja o primeiro a experimentar

Assim, o usuário pode utilizar o Google Canary junto com a versão estável do Google Chrome. Essa simultaneidade não é possível quando se usa as versões Beta e Dev do Chrome, o que obriga o usuário a ter apenas uma versão instável do navegador. O browser foi criado para desenvolvedores e usuários pioneiros, que desejam testar e se familiarizar com novas funcionalidades tão logo elas sejam lançadas.

Atualizações em 24 horas

Por esse imediatismo, perde-se estabilidade. Não há garantias de que o programa vá funcionar corretamente, chegando a travar completamente em alguns casos. O navegador conta com atualizações todas as noites, oferecendo aos usuários as funcionalidades desenvolvidas pelos engenheiros no Google no dia anterior.

Para os usuários, o programa é uma forma de usar funcionalidades previstas para versões futuras do Chrome estável. Enquanto os usuários se divertem com as novas funcionalidades, os desenvolvedores do Chrome podem obter retorno sobre falhas e erros no programas, procurando oferecer soluções mais otimizadas para a versão estável do Chrome.

No entanto, o usuário deve ter cuidado, pois o Google Chrome Canary pode travar a qualquer momento e, por isso, não deve ser usado como único navegador da máquina.

Bloqueio de navegador padrão

Por ser um navegador experimental, o Google optou por bloquear a opção de definir o Google Chrome Canary como o navegador padrão do computador. Como exibido na imagem abaixo, o Google sugere que o Canary seja uma instalação secundária do Google Chrome. Assim, o usuário deve ter outro navegador instalado na máquina.

Sincronização com a conta do Google

Assim como o Google Chrome, a versão Canary permite sincronizar uma conta do Google com o navegador, permitindo compartilhar entre outros computadores suas definições de favoritos, senhas salvas, cookies e até abas abertas.

Além de sincronizar os dados entre as instâncias do Google Chrome que o usuário possui, essa funcionalidade permite que o usuário seja identificado e autenticado automaticamente nos serviços do Google ou nos outros serviços da Internet que usem a autenticação do Google.

Nossa opinião

O Chrome Canary é uma versão alfa do já conhecido navegador de internet do Google. O browser canarinho mantém a qualidade Chrome e avança em novas tecnologias. É indicado principalmente para desenvolvedores e early adopters, já que funciona como um ambiente de testes em que as atualizações chegam primeiro. A interface e usabilidade permanecem as mesmas, exceto pelo ícone amarelo gerado na instalação.

Muitas dessas atualizações servem de base para futuras alterações no Google Chrome e são testadas no Canary antes de chegar ao grande público, para evitar surpresas. Sendo assim, como todo projeto experimental, sofre ajustes diários e apresenta instabilidades.

Um alerta importante: o Canary não pode ser usado como navegador principal, nem deve. Por se tratar de um “software cobaia” ele pode não estar certificado pelos sistemas de banco online e outros serviços de pagamento digital (em razão das falhas de segurança que pode apresentar durante correções) ou limitar o uso de alguns serviços online.

Entretanto, é possível ter o Chrome Canary e o Chrome original instalados na mesma máquina. E, quando for digitar dados sensíveis em um site, prefira o Chrome original.

Prós

  • Interface familiar ao Chrome original
  • Versão em português
  • Agilidade garantida com a qualidade Google

Contras

  • Não pode ser usado como navegador principal
  • Funciona como um laboratório e pode ser instável
Recurso está disponível na versão Canary do navegador.
Novidade foi implementada na versão Canary do navegador.
Função foi implementada na versão Canary do navegador.
Navegador, enfim, permitirá que usuários usem e visualizem emoticons no sistema da Apple.
Versão de avaliação do browser implementa recurso que permite que usuário acesse páginas mesmo sem Internet.
Versão mais rápida do navegador já estava disponível no Windows e agora pode ser utilizada pelos usuários Apple.
Novo recurso estará disponível apenas na próxima versão do Google Chrome.
Navegador também recebeu nova versão com melhorias em velocidade, segurança e estabilidade.
O recurso, antes exclusivo de smartphones Android e iPhone, já está sendo testado na versão alfa do Chrome, chamada Canary.
Assistente, hoje presente em dispositivos com Android a partir do Jelly Bean e no iOS, deverá chegar em pouco tempo ao Chrome no seu computador.

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.