Google Slides

Google Slides

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Com Google Slides, abra, crie e edite apresentações no celular e na web

Paulo Alves
por Paulo Alves em 30/07/2014 12h23

O Google Slides é um aplicativo para Android e Chrome destinado a abrir, criar e editar apresentações, tanto no formato proprietário do Google Drive quanto do Microsoft PowerPoint. Com versão também para web, no Android ele é um dos primeiros apps a ser desenvolvido com o novo visual chamado de Material Design.

Assim como foi prometido pelo Google durante o Google I/O de 2014, a versão atualizada do Google Sheets já tem disponíveis para os seus usuários novidades no layout - e não só.

O programa permite criar novas apresentações a partir de templates com diferentes tipos organização das informações. É possível fazer inclusão de textos e títulos, edição de arquivos PowerPoint para incluir fotos, formas, vídeos e redimensionamento de todos os elementos da página. Tudo isso usando toques na tela de smartphones ou tablets, ou via extensão no Google Chrome.

Em dispositivos móveis, a interface está completamente redesenhada, incluindo o botão de “nova apresentação” flutuando sobre a tela, no estilo Material Design inaugurado com o Android L. Na primeira janela, o usuário vê também as apresentações criadas e editadas organizadas cronologicamente, em grade ou lista.

Na web e no Android, o usuário pode compartilhar apresentações do Google Slides com qualquer pessoa e editar tudo conjuntamente. Além disso, no celular é possível compartilhar os slides de diversas maneiras, enviando links ou mesmo fazendo o download local para transferir via USB.

Como usar no celular e tablet

Para criar um novo arquivo, basta tocar no botão de “mais” no canto inferior direito da tela inicial. É preciso também escolher um título – em qualquer caixa de texto, um toque seleciona o campo para realizar edições de fonte ou parágrafo e dois permitem modificar o conteúdo.

Para adicionar um novo slide à apresentação, toque no botão inferior à direita da tela e escolha um template. Há, atualmente, seis opções de organização de conteúdo, com título e subtítulo, mais de uma coluna de texto, em branco, entre outras. Mova entre os slides arrastando a tela para os lados, e troque tudo de posição de desejado conforme vai criando sua apresentação – basta tocar e segurar sobre um slide e leva-lo para onde quiser.

Ao final, só é necessário tocar em “play” para ver o resultado final da apresentação em tela cheia. Os arquivos são salvos automaticamente no Google Drive e podem também ser armazenados localmente no dispositivo. Em caso de perda da conexão, é possível criar off-line e sincronizar só quando houver Internet ativa.

O menu superior ainda oferece opções de compartilhamento e salvamento – formatos do PowerPoint são suportados. As apresentações ainda permitem inserir anotações do apresentador. Um link no menu lateral leva o usuário diretamente para os arquivos marcados com estrela e a todas as pastas do Drive.

Instale a extensão no navegador ou baixe o app gratuitamente para seu dispositivo móvel, seja smartphone ou tablet, e usufrua de todas as funcionalidades do programa de criação de apresentações do Google completamente otimizado para telas touch. Faça o download de Google Slides e confira!

Nossa opinião

O Google Slides está mais amigável do que nunca para uso em smartphones e tablets e, finalmente, pode editar com facilidade arquivos do PowerPoint. Tudo funciona muito bem e sem travamentos, mas ainda há limitações que o deixam aquém de concorrentes.

A principal delas é na hora de criar uma apresentação no celular ou tablet. Ainda não se pode substituir softwares mais robustos porque só permite a criação de slides simples, sem imagens ou opções diferentes de design. Com isso, ele ainda se torna mais um app para emergências do que um aliado real no dia a dia.

O pacote Office para Android e iOS, por exemplo, é muito mais funcional e permite a colaboração tão destacada pelo Google nos seus serviços – apesar de não estar no nível dos usuários de Gmail, há de se convir que funcionalidade pesa mais que edição colaborativa. Ou seja, a versão web ainda está bem na frente da versão móvel.

O programa, no entanto, está no caminho certo. Caso haja, no futuro, mais opções na hora de criar uma nova apresentação, ele será muito importante para transformar tablets e outros dispositivos Android e iOS em poderosas ferramentas de trabalho e estudo.

Em termos de design, o software agrada bastante. A interface é simples e bonita, já atualizada para a nova linguagem que o Google implementa na nova versão do Android. Ainda não há muitas transições animadas ou qualquer coisa do tipo, mas o visual é atraente.

Em resumo, se você tem um Android ou iOS (em breve), vale baixar o Google Slides e, ao menos, ter a garantia de que pode editar suas apresentações onde você estiver. O download é mais do que recomendado também na web.

Prós
  • Visual agradável
  • Simples de usar
  • Edita apresentações do PowerPoint
  • Abre e edita arquivos do Drive e armazenados no celular
Contras
  • Criação de slides limitada a edições simples no celular ou tablet

Fotos

Dica permite adicionar vídeos do YouTube nos slides e determinar se a mídia será reproduzida de maneira automática.
Serviço ganha ferramentas que facilitam a criação de slides e adicionam recursos extras de edição.  
Aprenda a criar arquivos em formato de Word, Excel e PowerPoint no celular ou tablet.
Google Apresentações é uma alternativa gratuita ao Microsoft PowerPoint, programa que virou sinônimo de slideshows no mundo do PC
Botão "Explorar" sugere conteúdo relacionado ao assunto do documento.
Aplicativos de produtividade do Google receberam função que promete salvar usuários. Veja como recuperar seus arquivos.
Usuários de Android poderão usar o celular para controlar apresentações transmitidas em tempo real para uma audiência conectada via Hangouts.
Google libera atualizações importantes para alguns de seus aplicativos mais importantes para Android; confira!
Há outros pacotes que oferecem soluções semelhantes e podem ser muito úteis; confira a lista abaixo.
Da mesma forma que nos smartphones, ferramentas de escritório da gigante das buscas gaharam também páginas na web em material design. Veja como ficaram.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Google Inc.

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

O Google Slides está mais amigável do que nunca para uso em smartphones e tablets e, finalmente, pode editar com facilidade arquivos do PowerPoint. Tudo funciona muito bem e sem travamentos, mas ainda há limitações que o deixam aquém de concorrentes.

Opinião dos usuários

Fórum

Google Slides

Você ficou com alguma dúvida sobre Produtividade ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Produtividade