GoPro Studio

GoPro Studio

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Edite vídeos com GoPro Studio e torne sua experiência mais completa

Aline Jesus
por Aline Jesus em 07/10/2013 12h30

O GoPro Studio é um editor de vídeos para usuários das câmeras GoPro. Ele é gratuito e roda tanto no Windows como no Mac. Entre os seus principais recursos estão a adição de conteúdo multimídia e efeitos aos vídeos, conversão para novos formatos e recorte de gravações. Com este software, sua utilização da GoPro ficará muito mais completa.

O processo no GoPro Studio é dividido em três páginas: importar e converter, editar e exportar. O primeiro passo é clicar em “import new files” para abrir um vídeo. Depois, o usuário pode selecionar a marca de corte de início e de final e dividi-lo em clipes. Para tal, é só clicar nos ícones “in” e “out”, na parte lateral esquerda da janela central do programa.

Quando definir a duração do clipe, clique em “Add selected to conversion list”. Assim, eles serão posicionados no menu do lado direito para que você realize a conversão, clicando em “Convert All”. O processo demora um pouco e o vídeo será convertido para o formato AVI. Quando todos os clipes forem convertidos, é só ir para o passo 2, da edição.

Uma janela com os templates de edição será exibida. Eles são modelos de vídeos que podem lhe ajudar a ter uma noção melhor de edição, com instruções básicas e um formato pronto. Caso queira personalizar tudo por si só, o GoPro Studio também dá esta opção. É só não selecionar nenhum template e ir para a tela onde é realizada a edição.

Do lado esquerdo, é possível adicionar mídia e elementos de texto ao vídeo. Na central, na parte superior, ele é reproduzido, enquanto na inferior fica seu storyboard, com os clipes, os textos e o áudio. Do lado direito, ficam os efeitos, como opções de correção de cores e aplicação de filtros.

Ao terminar a edição, vá para o passo 3, para exportar o software. É possível salvá-lo em diversos formatos, desde o Full HD até o ideal para o YouTube. Selecione o que quiser e grave o vídeo no seu computador para depois compartilhar com os amigos. Utilizando o GoPro Studio, você melhora ainda mais a qualidade de seus vídeos da GoPro.

Nossa opinião

Com a GoPro, em muitos casos, nem sempre o usuário sabe como o seu vídeo está ficando e só vai ver o resultado final mesmo no computador. E eles podem tanto ser o melhor possível como também se tornarem uma edição. É aí que entra o GoPro Studio, software gratuito de edição disponibilizado pela empresa responsável pelas câmeras.

Com ele, um vídeo “mais ou menos” pode ficar muito bom. Obviamente, não há como alterar a qualidade das imagens, mas é possível mexer em quase tudo além disso: no zoom, no balanço de branco, no contraste, na saturação, no esquema de cores, e até mesmo no ângulo da filmagem.

A aba “edit” do GoPro Studio é bastante completa. Além disso, ele tem um sistema de templates que facilita a montagem de um storyboard para quem não tem muita noção disso. Mas isso não é obrigatório, deixando quem sabe mexer com isso ter um acesso total à personalização do vídeo.

Entre os pontos positivos nesta área estão a possibilidade de adicionar texto, vídeos e fotos, além de músicas, ao projeto em edição. Há também muitas opções de filtros. A lista de funcionalidades é enorme e o desempenho é perfeito. Obviamente, processos envolvendo vídeos são demorados, mas isso é compreensível.

O TechTudo testou este software em um notebook com Windows 8, 6 GB de RAM e processador Core i5. Ele rodou liso, sem travar, e a resposta aos comandos foi muito positiva, com a conversão, a edição e a exportação dos vídeos funcionando de maneira bastante eficiente.

Seus únicos pontos negativos são o fato de ele não estar disponível em português, o que pode atrapalhar um pouco o usuário brasileiro, e também o visual, que não é muito bonito. Ele é todo preto, com botões “ultrapassados” e não causa uma boa impressão, apesar de ser bastante intuitivo e funcional.

Para quem busca uma opção de edição de vídeos feitos com a câmera GoPro, vale fazer o download do GoPro Studio. Ele é um software completo, simples de usar e com grande capacidade de desempenho.

Prós
  • Muitas opções de edição
  • Recorte de vídeos
  • Aplicação de filtros
  • Adição de elementos aos vídeos
Contras
  • Visual muito bruto
  • Disponível só em inglês

Fotos

Gratuito, o programa tem recursos de software avançados e intuitivos.
Preparamos uma lista com dez acessórios para GoPro que se destacam pela funcionalidade divertida ou utilidade.
Recurso no GoPro Studio, aplicativo de edição de vídeos da GoPro, permite que usuários adicionem efeitos às filmagens; veja como funciona.
Aprenda a capturar stills de filmagens usando o software oficial da GoPro ou até mesmo tirando printscreens no celular.
Interligando duas câmeras GoPro Hero 3+ Black por meio de um cabo, case permite fazer vídeos em 3D. O acessório já está disponível para venda no Brasil.
Aprenda a montar incríveis vídeos com as sequências de fotos tiradas com a popular câmera voltada para aventureiros.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

GoPro

Lançamento

02/10/2013

Nossa Opinião

NOTA tt
9.3

Com a GoPro, em muitos casos, nem sempre o usuário sabe como o seu vídeo está ficando e só vai ver o resultado final mesmo no computador. E eles podem tanto ser o melhor possível como também se tornarem uma edição. É aí que entra o GoPro Studio, software gratuito de edição disponibilizado pela empresa responsável pelas câmeras.

Opinião dos usuários

Fórum

GoPro Studio

Você ficou com alguma dúvida sobre Edição e criação ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Edição e criação