Grupia

Grupia

OPINIÃO DOS USUÁRIOS

Grupia: participe de comunidades no melhor estilo Orkut

Aline Jesus
por Aline Jesus em 01/10/2014 10h59

Grupia é um serviço online de discussão de assuntos populares em comunidades. Utilizando uma brecha que se abriu para preencher uma lacuna para este tipo de interação em grupo com o fim do Orkut, ele tem como objetivo estimular a criação de grupos de discussão sobre os mais diversos temas.

A sua utilização é bastante simples, o usuário não precisa sequer fazer um cadastro para acessá-lo. Basta logar com uma conta do Facebook ou do Google, aceitar os termos de serviço e pronto. Em seguida, é só começar a procurar alguns grupos de seu interesse.

Há uma barra na parte superior da tela com as palavras “Pesquisar comunidades”. Insira o tema sobre o qual você deseja buscar, e aguarde a exibição dos resultados. Caso haja uma comunidade, clique sobre ela para acessar o seu painel de interação. Se não existir, ela poderá ser criada.

Para criar, é só clicar no ícone “Criar uma comunidade” no menu do lado esquerdo. Além disso, do lado direito serão exibidas todas as categorias de comunidades que existem no Grupia. Navegue por ali e pelo “Explorar comunidades” para ver quais já estão disponíveis e podem lhe interessar.

Dentro de cada comunidade, o usuário deve “solicitar participação” para integrá-la. As páginas têm um visual semelhante ao do Orkut, com foto de perfil na esquerda, a descrição no meio, com tópicos recentes mais abaixo, e os membros na direita. A utilização também é igual à da antiga rede social.

Para quem tem saudades das comunidades do Orkut, o Grupia é o lugar ideal. Faça agora seu registro com uma conta do Google ou do Facebook e volte a papear com usuários de todo o mundo sobre seus assuntos favoritos!

Nossa opinião

Grupia é uma solução bem legal para quem está com saudades das comunidades do Orkut. Como o Facebook e o Google+ não tem algo tão democrático e que permita tanta interação com desconhecidos sobre um determinado assunto, esta é uma opção que pode acabar fazendo bastante sucesso no Brasil e no mundo.

Mas, por enquanto, quem quiser já se registrar no serviço, ainda vai ter que conviver com algo parecido com o que vinha ocorrendo na maioria dos grupos criados no Orkut: pouca interação. Ainda há muito pouca gente registrada, e de acordo com a busca, somente cerca de 600 comunidades criadas no Grupia.

Porém, ele não deixa em nada a desejar à antiga rede social do Google no assunto comunidades. Inclusive, visualmente e em funcionamento, ele até lembra o “finado” Orkut. É muito fácil de usar, tem um layout bem intuitivo e bonito, e uma funcionalidade interessante é a exigência de moderadores nas páginas.

A busca funciona muito bem, há diversas categorias para se encaixar uma comunidade, e criar um grupo ou se juntar a um são ações bastante simples. Até porque, além de tudo estar organizado direitinho, o conteúdo é disponibilizado totalmente em português no Grupia. Por isso, vale a pena testar.

Prós
  • Em português
  • Fácil utilização
  • Semelhante às comunidades do Orkut
  • Moderação de comunidades
Contras
  • Demora no carregamento de algumas páginas
  • Poucos usuários

Fotos

Plataforma com design semelhante ao do Orkut está em fase beta, mas já conta com diversas comunidades.
Baixar para baixar
mais infos +

downloads

tamanho do download

Licença

Idioma

Desenvolvedor

Grupia.com

Nossa Opinião

NOTA tt
9.5

Grupia é uma solução bem legal para quem está com saudades das comunidades do Orkut. Como o Facebook e o Google+ não tem algo tão democrático e que permita tanta interação com desconhecidos sobre um determinado assunto, esta é uma opção que pode acabar fazendo bastante sucesso no Brasil e no mundo.

Opinião dos usuários

Fórum

Grupia

Você ficou com alguma dúvida sobre Redes sociais ? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Você vai gostar

Veja tudo sobre Redes sociais